O site da Consul foi pensado para facilitar a navegação e apresentar informações sobre seus produtos para todos os tipos de usuários, incluindo portadores de deficiências. Aqui você encontra dicas de como aproveitar essas funcionalidades

Voltar para o topo.

Teclas de acesso para navegação do site

Teclas de acesso são um recurso de navegação que permitem a você navegar neste web site com o seu teclado.

Teclas de acesso disponíveis

Este site usa uma configuração que se aproxima da maioria das recomendações internacionais sobre teclas de acesso. São elas:

  • 0 - Ir para o Campo de busca
  • 1 - Ir para Página inicial / Home
  • 2 - Ir para Opções de acessibilidade
  • 3 - Ir para o menu - depois navegável com setas e tabs
  • 4 - Ir para conteúdo - depois navegável com setas e tabs
  • 9 - Ir para o Footer - Primeiro item do Footer - depois navegável com setas e tabs
Voltar para o topo.

Usando teclas de acesso em navegadores diferentes

No Firefox, Opera, Safari e Chrome, ao se teclar suas alternativas de acesso, entra-se diretamente na página proposta, enquanto que no Internet Explorer, o browser apenas posiciona o foco no link para se clicar e, no caso da navegação via teclado, deve-se pressionar ENTER para acessar a página desejada.

Os sistemas operacionais oferecem ferramentas e recursos de acessibilidade que auxiliam a utilização de todos os programas e funções do seu computador, inclunido a utilização da internet. Confira abaixo os recursos disponíveis para configurar seu Windows

Voltar para o topo.

Configurações de acessibilidade para Windows

Configurar os recursos de acessibilidade para Deficientes Visuais ou com Leve Deficiência Visual no Windows.

Como melhorar a visualização da tela

Essa função serve para você ajustar a tela para texto e imagens maiores,aumentar o contraste dos elementos da página e a leitura dos textos em voz alta.

1. Vá em Iniciar, em Painel de Controle, em Acessibilidade, em Central de Facilidade

2. Depois, escolha os itens que deseja alterar:

Escolher um esquema de cores de Alto Contraste

Essa opção permite definir um esquema de cores de alto contraste que aumenta o contraste de cores de alguns textos e imagens na tela do computador, tornando esses itens mais distintos e fáceis de identificar.

Ativar o Narrator

Esta opção define que o Narrator será executado quando você fizer logon no computador. O Narrator lê o texto da tela em voz alta e descreve alguns eventos (como as mensagens de erro que estiverem aparecendo) que ocorrem enquanto você usa o computador.

Ativar a Descrição de Áudio

Esta opção define que as Descrições de Áudio serão executadas quando você fizer logon no computador. As Descrições de Áudio descrevem o que está ocorrendo nos vídeos.

Ativar a Lupa

Esta opção define que a Lupa será executada quando você fizer logon no computador. A Lupa amplia a parte da tela para a qual o mouse está apontando e pode ser especialmente útil para ver objetos difíceis de enxergar.

Ajustar a cor e a transparência das bordas da janela

Esta opção permite que você altere a aparência das bordas da janela para facilitar a visão.

Aumentar a espessura do retângulo de foco

Esta opção torna mais espesso o retângulo em volta do item atualmente selecionado, o que facilita a visão.

Configurar a espessura do cursor intermitente

Esta opção permite que você torne mais espesso o cursor intermitente nas caixas de diálogo e programas, facilitando a visão.

Desativar todas as animações desnecessárias

Esta opção desativa todos os efeitos de animação, como efeitos de esmaecimento, quando janelas e outros elementos estão fechados.

Remover as imagens de plano de fundo

Esta opção desativa todo o conteúdo e as imagens de plano de fundo sobrepostos, sem importância, para facilitar a visão da tela.

Mais informações no site do Windows Vista e do Windows XP.

Voltar para o topo.

Configurações de acessibilidade para Mac

O OS X vem com ferramentas e recursos que ajudam pessoas com necessidades especiais visuais, entre elas um leitor de tela, ampliação na posição do cursor, ajustes de alto contraste e várias outras.

VoiceOver

Todo Mac novo vem com uma tecnologia de acesso à tela que permite que pessoas com acessidades especiais visuais ou com problemas de visão operem seus computadores. É o VoiceOver, dentro do sistema operacional OS X, já pré-instalado e pronto para ser usado. O VoiceOver é muito mais que uma simples ferramenta para leitura de texto. Usa texto para descrever o que está acontecendo no seu computador e permite controlar o seu computador, sem enxergar a tela.

Ampliação da tela

O Zoom é uma lente de aumento em tela cheia que amplia os itens até 40 vezes. Ative-o usando comandos de teclado, um botão na tela, um movimento no trackpad ou a bolinha de rolagem de um mouse. Graças ao poderoso mecanismo de renderização Quartz do OS X, texto, elementos gráficos e até mesmo vídeo em movimento podem ser ampliados, sem impacto no desempenho do sistema.

Ampliação da tela

Independentemente da ampliação por zoom, o cursor também pode ser ampliado para facilitar a visualização e o acompanhamento do mouse. O cursor permanece no tamanho escolhido, mesmo que a sua forma mude. Ele só mudará de tamanho quando você modificá-lo, mesmo que você feche o programa ou reinicie o Mac. Use o dimensionamento do cursor juntamente com Zoom e outros recursos do OS X e adapte o computador às suas necessidades específicas.

Ampliação do cursor

O zoom da tela no OS X mostra um modo de visualização picture-in-picture que permite ver a área ampliada em uma janela separada e o restante da tela em tamanho normal. Escolha para que a janela acompanhe o cursor ou mantenha a janela estática, mostrando apenas as áreas por onde você passar.

Zoom picture-in-picture

O OS X também inclui ajustes flexíveis para alterar as características da tela. são ajustes que permitem aumentar ou reduzir o contraste, retirar a cor (mudar para tons de cinza) e até mesmo inverter o vídeo de branco sobre preto ou preto sobre branco. Esses ajustes não estão atrelados aos aplicativos e podem ser aplicados a todo o sistema, para que uma aparência consistente em todos os aplicativos.

Alto contraste e vídeo reverso

Mesmo que você não use um leitor de tela poderá se beneficiar, escutando texto na tela do seu computador, com a ajuda de Texto para Voz. Para ativar Texto para Voz, abra o painel Voz em Preferências do Sistema. Por padrão, pressionar as teclas Option e Escape simultaneamente acionará e interromperá o áudio do texto selecionado, mas você pode escolher outra combinação de teclas, se preferir.

Conversão de texto para voz

Mais informações no site da Apple.

Voltar para o topo.