Economize com produtos de limpeza caseiros

Voltar
Economize com produtos de limpeza caseiros

Antigamente não existia esta variedade tão grande de produtos de limpeza – como os desengordurantes com partículas de oxigênio e tantas outras facilidades do mundo moderno que hoje estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados, e a limpeza da casa era feita com o bom e velho vinagre, bicarbonato de sódio, limão e sal, itens baratos, acessíveis e que estão presentes em praticamente todos os lares brasileiros.

Para se ter uma ideia, um frasquinho de detergente no supermercado custa em média R$1,20 – dinheiro que é suficiente para fazer dois litros de detergente caseiro.
Apesar de serem práticos, muitos dos limpadores industrializados são mais caros, além de conterem uma infinidade de solventes, detergentes e outros compostos voláteis que poluem o ar e a água, além de trazer irritação e alergias. Você sabia que depois dos medicamentos, os produtos de limpeza também são a segunda maior causa de intoxicação no Brasil, de acordo com o Sistema Nacional de Informações Toxicofarmacológicas? E as crianças encabeçam a lista de casos de intoxicação por produtos de limpeza – a coisa mais comum é misturarem detergente com água para fazer bolinhas de sabão e acabarem bebendo a mistura por acidente.

Um jeito de prevenir esse problema é lançar mão dos produtos naturais caseiros, que são bem menos tóxicos e ainda têm aprovação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Para guardar os produtos feitos em casa, compre borrifadores plásticos e etiquete, para não se confundir na hora de usar. Também tenha o cuidado de guardar tudo num armário alto e longe do alcance das crianças.

Veja logo abaixo como substituir os produtos de limpeza industrializados por outros feitos em casa, que vão fazer sua família economizar dinheiro e ganhar mais saúde:

Remova manchas e ferrugem com suco de limão
A ferrugem sai fácil com a ajuda de uma esponja de aço embebida em suco de limão. O limão é um desengordurante natural, e também é ótimo para deixar as roupas mais brancas, substituindo o alvejante químico – para isso, coloque as roupas de molho em água quente com ele. Para fazer detergente em casa, basta misturar 2 litros de água fervente, 500 gramas de sabão de coco ralado, suco de 2 limões e 2 colheres (sopa) de bicarbonato, mexendo bem. Usando o limão no lugar do cloro, da água sanitária e do removedor de manchas, é possível economizar 67%.

Substitua limpadores multiuso pelo vinagre branco
O ingrediente não serve só para temperar salada – é imbatível para tirar manchas de mofo e acabar com cheiros fortes, como cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação em casa. Para acabar com o mofo do box do banheiro, passe vinagre com uma escova de dentes velha entre os azulejos, e deixe agir por 2 horas. Depois, é só lavar com água quente e sabão. Vinagre combinado com bicarbonato de sódio também é ótimo para limpar o vaso sanitário. Dá para fazer um limpador multiuso misturando – de uma xícara de água, 6 colheres de sopa de vinagre branco, 6 colheres de sopa de detergente caseiro e folhas de eucalipto. Economize mais ainda fazendo sabão de coco em casa com o óleo da fritura – veja aqui como fazer.

Limpe a cozinha com bicarbonato de sódio
Apenas com água quente e bicarbonato você pode limpar o forno, desentupir ralos, limpar a parte de dentro da geladeira, tirar manchas de recipientes plásticos, além de soltar alimentos incrustados em panelas e assadeiras. Faça uma pastinha com suco de limão para aumentar a potência do limpador caseiro, que pode render uma economia de 63% no orçamento doméstico.

Faça desinfetante com cascas de limão ou laranja
Sabe aquelas cascas de limão ou laranja que iriam para o lixo? Agora você pode aproveitá-las para fazer desinfetante! A receita caseira leva 1 litro de água fervente, cascas de 1 limão ou laranja e 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Mexa tudo num balde e use imediatamente.

——————————————————————————————————-

Economia Doméstica é o tema que trazemos para você todas as quartas-feiras, com dicas de aproveitamento de alimentos, de como economizar nas despesas domésticas e fazer seu dinheiro render mais no fim do mês.

Leia mais: