Sobremesas geladas para o verão

Por Equipe Consul Culinária e Receitas

Sobremesas geladas para o verão

 

Por ser um país tropical, mesmo no inverno as temperaturas não são tão baixas, e praticamente faz calor o ano todo – o que ajuda bastante a consolidar a posição das sobremesas geladas como as preferidas dos brasileiros. A maioria delas não requer muita experiência culinária, sendo bem fáceis de fazer. Um bom exemplo são as mousses, sobremesas de origem francesa com textura leve e aerada, que parece uma nuvem. O sabor mais popular é sem dúvidas de chocolate, mas é possível fazer mousses de praticamente qualquer sabor, pois sua base é sempre a mesma: as claras batidas em neve e o creme de leite batido é que conferem sua textura tão característica.

E além da mousse, há um mundo de doces gelados, começando pelos sorvetes e sorbets, versões do sorvete à base de água, açúcar e suco de frutas, sem adição de leite ou creme. Embora suas bases – creme inglês para os sorvetes e caldas de açúcar para os sorbets -, sejam simples, para conseguir um bom resultado é preciso ter uma batedeira especial, que vem com um assessório específico para fazer sorvetes caseiros, ou uma sorveteira.

Mas há jeitos de fazer versões caseiras bem diferentes dessas delícias geladas sem ter que lançar mão de aparelhos específicos: um dos exemplos é o granité, uma versão simplificada do sorbet. Essa sobremesa é semicongelada e tem textura granulosa, a qual inspira o nome da receita. Geralmente, a base do granité é feita com calda de açúcar aromatizada com café, licores ou suco de frutas. A mistura é levada ao freezer até atingir uma temperatura específica, para então ser quebrada ou raspada com uma espátula. Nas barracas de praia, a versão do granité que mais faz sucesso é a raspadinha de groselha com leite condensado. Fora do Brasil, essa sobremesa é servida em taças, com exceção da ilha italiana da Sicília, que serve o doce gelado dentro de brioches.

Já os semifreddos italianos, conhecidos como parfait na França, são como uma mousse congelada, com textura mais leve e uma quantidade de creme menor que dos outros sorvetes, o que faz com que derretam mais rápido. Tanto os semifreddos quanto os parfaits podem ser preparados de várias maneiras, mas o jeito tradicional de fazê-los é juntando merengue italiano, creme de baunilha, creme chantili e algum outro ingrediente para dar sabor, como chocolate, purê de frutas, caramelo, nozes, amêndoas ou avelãs.

Outro tipo de sobremesa que reina nas geladeiras de todo Brasil é o pavê. Como muitas coisas na culinária, o doce é de origem francesa – o nome remete àquelas pedras usadas para fazer o calçamento das ruas de antigamente, pois o modo de preparo dos pavês é uma construção em camadas, assim como a pavimentação das ruas. Tanto mousses quanto pavês dão margem à possibilidades quase que infinitas de sabores e recheios, e são ótimas receitas para quem está dando os primeiros passos na cozinha: sua montagem simples, intercalando uma camada de biscoito com outra de creme num refratário de vidro, é também um dos motivos para este doce ser tão querido por tantas gerações de brasileiros.

E você, tem um doce gelado predileto? Compartilhe com a gente!

———————————————————————————————————-

Culinária e Receitas é o tema que trazemos para você todas as terças-feiras, apresentando opções variadas de cardápios para todos os gostos e bolsos, e para todas as ocasiões – desde um almoço de domingo com a família a um lanche para as crianças.

Leia mais:

Equipe Consul

A Consul tem soluções bem pensadas para facilitar o seu dia a dia com bom humor e criatividade há mais de 60 anos - e está aqui para compartilhar cada vez mais dessas ideias com vocês.