Dúvidas Frequentes

  • Dicas de uso

    Por que há presença de fiapos?

    Limpe o filtro após o término de cada lavagem, tendo o cuidado de cumprir as recomendações da seção ”cuidado com as roupas” do manual de instrução da sua lavadora.

    Meus assados, bolos e massas assam mais de um lado do que de outro. É defeito no fogão?

    Calma, não é sua culpa e nem o seu fogão está com defeito! Pode ser que o seu eletrodoméstico não esteja totalmente nivelado e com os pés instalados.

    Isso compromete mesmo a qualidade da comida. Se o seu fogão de piso vier sem os pés, siga o passo-a-passo do Manual de Instruções para instalá-los. Peça ajuda a alguém porque o seu eletrodoméstico é pesado e você não vai conseguir fazer isso sozinho.

    Para nivelar o seu fogão, gire os pés até que o eletrodoméstico fique firme no chão, sem balançar de um lado para o outro.

    O que significa BTU/h?

    BTU/h é a unidade usada para definir o quanto um equipamento é capaz de resfriar ou aquecer determinado ambiente. A sigla BTU/h significa Unidade Térmica Britânica por hora e representa a quantidade de troca de calor realizada pelo aparelho no intervalo de uma hora.
    Quanto maior a BTU/h, maior a potência de seu ar condicionado. Para calcular a quantidade de BTU/h que você precisa, é preciso levar em consideração as características do ambiente e de instalação, as condições climáticas e a quantidade de aparelhos eletrônicos que há no mesmo ambiente do condicionador de ar. No site da Consul, há uma calculadora para fazer a medição da potência do seu produto. É bem simples de usar. Clique aqui para acessá-la.

    Como faço para deixar meu micro-ondas sempre limpo?

    A gente explica como limpar seu micro-ondas direitinho aqui. Mas a grande dica para que ele dure mais tempo, é limpar sempre que terminar de esquentar ou preparar algum alimento que respingue no interior. Logo após o uso, a sujeira sai mais fácil e não se acumula.

    Posso guardar a comida ainda quente no meu Refrigerador Consul?

    De jeito nenhum! Isto contribui para o aumento do consumo de energia e pode danificar a sua geladeira. Aguarde até que os alimentos estejam frios, na temperatura ambiente.

    Qual a diferença entre o timer e a função “Dormir”?

    Com o timer é possível escolher em quanto tempo você quer que seu ar condicionado seja desligado ou ligado.Na função “Dormir”, a temperatura é aumentada em 1ºC após a primeira hora e mais 1ºC na segunda hora. Em refrigeração ou aquecimento, funciona da mesma forma. Esta funcionalidade foi criada pois, durante o sono, o metabolismo do corpo humano desacelera e muitas pessoas acabam acordando com o frio ou calor. A função “Dormir” diminui o consumo de energia, modificando a temperatura de modo a exigir menos esforço para resfriar ou aquecer o ambiente.

    Vira e mexe, coloco alguma tranqueira em cima do meu micro-ondas, mas ouvi falar que isso estraga o eletrodoméstico. É verdade? Por que?

    Estraga mesmo. As saídas de ar do seu micro-ondas devem estar sempre desobstruídas para aumentar o rendimento do aparelho e impedir o superaquecimento dos componentes do produto. Caso contrário, o próprio superaquecimento faz com que o forno se desligue sozinho. Certifique-se de que os pés do forno estão no local correto e de que o espaço por baixo do forno está vazio, de modo a assegurar um fluxo de ar adequado.

    Como utilizo sabão líquido na minha Lavadora?

    Para a utilização de sabão líquido na sua Lavadora, siga a recomendação que está na embalagem do fabricante de sabão, porém nunca jogue o sabão líquido diretamente nas roupas, pois isto poderá manchá-las.

    Há uma quantidade máxima de roupa a ser utilizada em cada programa?

    Sim, no Manual de Instruções de sua Lavadora existe uma sugestão da quantidade máxima de roupa a ser utilizada. Além disso, há também duas outras informações que são essenciais para que as suas roupas sejam lavadas como manda o figurino:

    • Sempre verifique se as peças estão totalmente cobertas pela água e se estão se movimentando durante a lavagem.

    • Nunca ultrapasse o anel superior do cesto conforme a sugestão do Manual de Instruções. Vale ressaltar que a capacidade nominal da sua Lavadora é declarada com base em uma carga de roupas específicas para testes. Esta carga é composta por diferentes artigos, cujas características são especificadas pela Portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, nº 185. Para um bom desempenho da sua Lavadora, o volume das roupas também deve ser considerado, pois existem certos tipos de peças que, apesar de leves, são volumosos e podem ficar abaixo da capacidade nominal declarada (por exemplo: tecidos sintéticos de modo geral e artigos com enchimento de espuma).

    Assim que eu instalar o meu Refrigerador Consul, já posso usá-lo?

    A Consul recomenda manter o refrigerador operando por pelo menos 2 horas antes de abastecê-lo com bebidas e alimentos. Esse é o tempo necessário para a estabilização da temperatura no seu interior.

    Posso usar o micro-ondas com outro prato, sem ser o que vem com ele?

    Não. O prato giratório é próprio para o seu micro-ondas e só ele deve ser utilizado. Não recomendamos nem que o aparelho seja ligado sem o prato – isso pode danificar o seu eletrodoméstico.

    Posso utilizar qualquer tipo de recipiente no meu micro-ondas?

    De jeito nenhum! Nunca coloque dentro de seu micro-ondas peças de alumínio e Inox. Utilize preferencialmente recipientes refratários de vidro ou cerâmica. Não utilize recipientes plásticos, pois eles podem derreter. Recipientes de papel também podem pegar fogo.

    Quando minha Lavadora começa a encher, o cesto dela abaixa, isto é normal?

    Sim, o cesto de roupas abaixa durante o enchimento devido ao seu sistema de amortecimento que absorve o peso da água e das roupas. Quando a água sai do produto ele volta a subir, e quando as roupas são retiradas, ele volta ao normal. Este comportamento do cesto é uma característica do produto e não reduz a vida útil do eletrodoméstico.

    Posso esquentar a mamadeira do meu filho no micro-ondas?

    Claro que sim. Mas sem bico. Colocar a mamadeira com bico pode fazer com que ela exploda durante o aquecimento. E lembre-se: alimentos infantis e mamadeiras devem ser agitados e ter as temperaturas verificadas antes de serem servidos às crianças. Se o calor não estiver bem distribuído no alimento, pode provocar queimaduras.

    Posso aproveitar o calor produzido pelo motor do meu refrigerador Consul e colocar tênis e roupas atrás do eletrodoméstico para secar?

    Não! Seu refrigerador possui uma grade na parte traseira que tem a função de trocar calor com o ambiente, por isso é importante que não tenha nada obstruindo o condensador. Se você colocar roupas ou tênis para secar atrás do seu eletrodoméstico, prejudicará a troca de calor e causará aumento no consumo de energia. Em casos extremos, essa prática pode ocasionar danos irreversíveis ao compressor e inutilizar a sua geladeira.

    Por que devemos furar alguns alimentos antes de cozinhá-los no micro-ondas?

    Se não houver um canal por onde saia a água desses alimentos, eles podem explodir. Alimentos com pele, casca ou membrana, como tomates, batatas, linguiças e salsichas devem ser sempre perfurados com um garfo antes de irem ao forno.

    As lavadoras são eletrodomésticos perigosos?

    Não, mas você deve tomar alguns cuidados. Siga sempre as instruções de instalação para garantir a segurança de toda a família. Sua lavadora Consul foi desenvolvida exclusivamente para uso doméstico. Crianças e pessoas não-capacitadas não podem operar o eletrodoméstico. Não instale ou guarde a sua lavadora em local sujeito a chuvas. Se tiver algum problema técnico, fale com a gente por meio da nossa Rede de Serviços Consul. Nunca conecte ou desconecte o plugue com as mãos molhadas, para evitar uma descarga elétrica.

    Preciso ajustar o meu relógio. Como eu faço?

    Sempre que no painel aparecer “:” significa que o relógio não foi ajustado ou que houve falta de energia elétrica. Para ajustá-lo, aperte a tecla “Relógio”. Use o teclado numérico para a hora certa. Aperte a tecla “Relógio” novamente para finalizar o procedimento.

    Durante o cozimento de alimentos, se você quiser saber as horas, aperte a tecla “Relógio” e o display mostra a hora automaticamente por três segundos. Depois disso, volta a mostrar o tempo restante do preparo da sua receita. Bem pensado, né?

    O micro-ondas é um eletrodoméstico perigoso para a saúde?

    Não, mas é preciso cuidar da sua segurança. Este aparelho foi desenvolvido exclusivamente para uso doméstico. Leia atentamente o manual de instruções antes de começar a operar o micro-ondas e instale-o corretamente. Mantenha o cabo de força longe de superfícies quentes e evite deixá-lo pendurado.

    Seu microondas deve ser utilizado somente por pessoas que conheçam todos os procedimentos e cuidados descritos no manual de instruções. Ensine corretamente todas as funções e passe as instruções de segurança. Não ligue o micro-ondas se ele estiver vazio. Isto danifica o aparelho. Não utilize o forno sem o prato de vidro giratório. Se a dobradiça, o trinco ou a vedação da porta estiverem danificados, não opere o seu micro-ondas até que o mesmo tenha sido reparado por pessoa treinada pela Consul. Não utilize o micro-ondas se o cabo de força, o plugue ou o próprio aparelho estiverem danificados. Entre em contato com o SAB – Único Autorizado Consul. Não esqueça as luvas térmicas ao retirar os alimentos de dentro do micro-ondas. O seu eletrodoméstico não é armário: não guarde utensílios, pães ou outros alimentos dentro dele.

    Posso ligar o meu fogão em qualquer tomada?

    Escolha uma tomada exclusiva e em perfeito estado para ligar o seu fogão. Também recomendamos a utilização de disjuntores térmicos para a proteção de seu eletrodoméstico. Se o quadro de distribuição de força da sua casa não tiver disjuntores térmicos disponíveis, você vai precisar chamar um eletricista especializado para instalá-los.

    Há algum perigo em esquentar líquidos no meu micro-ondas?

    É perigoso pelo seguinte motivo: a utilização da tecnologia de micro-ondas para aquecimento da água e outros líquidos, pode resultar em um fenômeno conhecido como “erupção de fervura atrasada”. Ao contrário do que ocorre quando aquecemos a água no fogo, no forno micro-ondas ela se aquece por igual, sem a formação de bolhas. Depois de fervida, a água está na temperatura de ebulição (100ºC), mesmo que não apresente as características bolhas. Ao entrar em contato com a temperatura externa do forno, a água pode provocar respingos, causando queimaduras. Para evitar que isso ocorra, não utilize recipientes estreitos com gargalos pequenos (como garrafas) e deixe a água ‘descansar’ por cerca de 30 segundos dentro do micro-ondas para que a temperatura diminua levemente.

    Posso lavar o saco de pó permanente de meu aspirador?

    Se o saco permanente de pó estiver extremamente sujo, lave-o cuidadosamente em água corrente. Deixe-o secar completamente antes de recolocar no produto. Não lave o saco permanente de pó na lavadora, pois isso pode danificá-lo.

    O saco de pó permanente do meu aspirador precisa ser substituído?

    O saco de pó permanente deve ser substituído anualmente. Caso seja danificado durante o uso, também deve ser trocado. Ele deve ser adquirido em uma das autorizadas. Clique aqui e veja a mais próxima de você.

    Posso mudar da função “Resfriar” para “Aquecer” na mesma hora?

    Não é recomendável que essa mudança seja imediata. Para equalizar as pressões, desligue o ar condicionado e aguarde pelo menos 3 minutos antes de ligá-lo novamente.

    Meu forno Consul não fica aceso. Sempre tenho que segurar o acendedor por algum tempo até que a chama fique acesa. Será que ele está com defeito?

    Não, isso é perfeitamente normal. Todo forno Consul é equipado com uma válvula de segurança e por isso a chama só permanece acesa se você mantiver o acendedor pressionado por, pelo menos, 10 segundos. Se o forno não acender em até 15 segundos, pare a operação e abra totalmente a porta do forno. Aguarde pelo menos um minuto antes de uma nova tentativa de acendimento. Se a chama do forno se apagar acidentalmente, retorne imediatamente o botão do forno para a posição fechado, abra a porta do forno e espere pelo menos um minuto para que o gás liberado se espalhe. Só então tente acender novamente o forno.

    Consigo tirar manchas das roupas lavando-as na máquina de lavar?

    Claro! Mas lembre-se de que as manchas podem ser retiradas facilmente se o tecido for tratado o mais rapidamente possível. Não deixe pra amanhã o que você pode fazer agora, ou despeça-se da sua roupa! Quanto maior for o tempo de permanência da mancha na roupa, maior será o ataque às fibras e maior será o esforço para removê-la, podendo desgastar o tecido mais rapidamente. Guardar no armário, ou passar a ferro roupas que não estejam devidamente lavadas pode ocasionar a fixação permanente das manchas. Nem sempre a mancha é eliminada na primeira vez. Às vezes, é necessário repetir o procedimento várias vezes até que a mancha seja totalmente removida. Antes de usar qualquer removedor, recomendamos que você faça um teste em uma parte escondida do tecido para evitar possíveis danos à sua roupa.

    Posso cozinhar ovo no micro-ondas?

    Sim, mas o procedimento não é o mesmo que usamos no fogo. No micro-ondas, ovos devem sempre ser cozidos sem a casca e com a gema furada. Ovos já cozidos, mesmo sem casca, devem ser cortados para serem reaquecidos. Se estas recomendações não forem seguidas, os ovos podem explodir.

    A roupa é desbotável?

    Para descobrir se uma roupa é desbotável, umedeça um pedaço da roupa, de preferência a bainha.Coloque um tecido branco (para teste, que possa ser manchado) sobre o tecido colorido que foi umedecido e passe-o com ferro quente. Se a cor do tecido colorido impregnar o tecido branco, quer dizer que ele não pode ser lavado com outras peças. Para evitar que as suas outras peças fiquem manchadas, lave-o separadamente com água fria e sem deixar de molho e, em seguida, enxágue-o e deixe-o secar à sombra.

    Posso ferver água no meu micro-ondas?

    Claro, mas lembre-se que a utilização de micro-ondas para aquecimento da água e outros líquidos pode resultar em um fenômeno chamado de erupção de fervura atrasada. Ou seja, ao contrário do que ocorre quando aquecemos a água no fogão, no forno microondas, a água se aquece por igual, sem a formação das bolhas características da fervura. A água, apesar da ausência de bolhas, está na temperatura de ebulição (100 °C) e, ao entrar em contato com a temperatura externa do forno, pode provocar respingos. Tome cuidado para não se queimar! Evite utilizar recipientes estreitos com gargalos pequenos (por exemplo, garrafas) e deixe a água descansar por cerca de 30 segundos dentro do microondas para que a temperatura caia levemente.

    Como faço para limpar o meu fogão?

    Em primeiro lugar, você deve desconectar o seu fogão da tomada e fechar o registro de gás. Se você acabou de utilizar o fogão, espere esfriá-lo para evitar queimaduras. Nunca use objetos pontiagudos ou cortantes para a limpeza das peças do seu fogão e caso haja derramamento de qualquer líquido ou alimento dentro do forno, desligue o fogão, espere esfriar e limpe para evitar manchas, entupimento e atração de insetos. No seu fogão branco, você pode utilizar desengordurantes na limpeza, mas se o seu eletrodoméstico for de Inox, recomendamos detergente neutro, água e pano macio. Seque após a limpeza e evite manchas. Não use palha de aço, cloro ou similares para limpar a mesa e as áreas em Inox do seu fogão. A palha de aço deve ser utilizada somente nas grades da mesa (trempes), queimadores (bocas), capas (tampinhas pretas) e o chão móvel do forno. Não mergulhe os queimadores e capas ainda quentes em água fria, pois podem ser danificados pelo choque térmico.

    Posso utilizar papel alumínio ou algum similar na mesa do meu fogão Consul para evitar que ela engordure?

    Não, pois isso pode manchar a mesa ou entupir a saída de gás, prejudicando o desempenho da chama e a sua segurança. Evite choques elétricos.

    Quanto eu posso utilizar de sabão em pó nas minhas lavagens?

    Não ultrapasse o nível máximo indicado no Manual de Instruções de sua Lavadora ou do próprio compartimento de sabão. Caso isso ocorra, o sabão pode dispensar de maneira inadequada e danificar a lavadora e/ou as roupas. Nunca utilize sabão em pedra ou líquido para abastecer o recipiente de sabão. O sabão em pedra não se dissolve e o sabão líquido é dispensado antes do tempo adequado.

    Qual é o nível de temperatura indicado para minha geladeira?

    Quando a temperatura mínima deve ser utilizada:

    • Se a temperatura ambiente estiver abaixo de 20ºC;
    • Quando houver poucos alimentos armazenados;
    • Quando estiver abrindo poucas vezes a porta.

    Já a temperatura máxima é indicada para:

    • Dias quentes, acima de 35ºC;
    • Muitos alimentos armazenados;
    • Abertura constante da porta.

    A temperatura média deve ser utilizada em situações intermediárias das acima. Dessa maneira, você evita consumo desnecessário de energia em seu freezer e garante a qualidade dos alimentos armazenados.

    Preciso utilizar amaciante nas minhas lavagens?

    Não, isso é opcional. Mas, se for usar, utilize no máximo uma tampa de amaciante. Abasteça esse compartimento apenas com amaciante líquido. O nível máximo desses compartimentos é indicado para nível alto de água. Para níveis mais baixos, reduza a quantidade de produto. Alguns amaciantes são muito viscosos e podem deixar resíduo no compartimento. Neste caso, dilua-os com um pouco de água antes de usar.

    Sinto cheiro de gás em casa. Como devo proceder?

    Em primeiro lugar, feche o registro de gás e abra todas as janelas e portas da sua residência para ventilar. Nunca, em hipótese nenhuma, acenda qualquer tipo de chama ou faísca. Não acenda as luzes nem ligue produtos elétricos, como ventiladores e exaustores. Não utilize aparelhos celulares. Caso não identifique o problema, entre em contato conosco.

    Preciso utilizar alvejante em todas as minhas lavagens?

    Não, isso é opcional. Mas, se for usar, abasteça o compartimento indicado com alvejante líquido e siga a quantidade recomendada pelo fabricante. Para alvejante em pó, utilize o compartimento de sabão em pó e siga a quantidade recomendada pelo fabricante. Use água sanitária (alvejante clorado) somente para roupas brancas. Para tecidos coloridos, use alvejante especial sem cloro. Alvejante clorado pode provocar desbotamento ou manchar suas roupas.

    Posso ligar meu micro-ondas em qualquer tomada?

    A instalação elétrica da sua casa é um assunto para especialistas. Consulte sempre um profissional de sua segurança para saber se a sua residência possui condições adequadas para o funcionamento dos seus eletrodomésticos. Além disso, sua casa deve ter uma tomada exclusiva em perfeito estado e com a voltagem correspondente à do micro-ondas para ligar o aparelho; disjuntores térmicos exclusivos para a tomada onde será ligado o microondas; e circuito de alimentação elétrica exclusivo, com queda de tensão de, no máximo, 10%. O aterramento de sua residência deve ser conforme a norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR5410. O aterramento do produto não deve ser feito ligando o fio terra ao neutro da rede elétrica ou a canos de água ou de gás.

    Existe uma maneira correta de abastecer a lavadora?

    Sim. Para um melhor desempenho, coloque as roupas abertas no cesto, distribuindo-as de maneira uniforme ao redor do agitador, começando pelas peças maiores. As peças mais leves devem ficar no meio da carga. Isso dá mais estabilidade à sua lavadora, evitando trepidações durante a lavagem. Nunca coloque as roupas no cesto após encher a lavadora com água. Isso pode fazer com que ela transborde e danifique seu eletrodoméstico.

    Como devo separar as roupas na lavagem?

    Para conservar melhor as roupas é necessário saber como lavá-las. Você deve verificar na etiqueta se a roupa é lavável em água (alguns artigos de lã, por exemplo, não são); se pode ser lavada em máquina e se pode ser lavada com alvejantes. Escolha os produtos e tipos de lavagem adequados para cada tipo de roupa. Roupas brancas não podem ser lavadas com coloridas. Separe as roupas coloridas de cores firmes das coloridas desbotáveis. Não misture roupas muito sujas (que exigem programas de lavagem mais intensos) com roupas pouco sujas. Assim você melhora o desempenho de cada programa, evitando danificar as roupas delicadas. Separe, também, artigos “receptores” de fiapos (meias, maiôs etc.), dos artigos “doadores” de fiapos (fraldas, moletom, toalha de banho etc.). E lembre-se: retire documentos, dinheiro e outros objetos dos bolsos de suas roupas.

    Como consigo testar meu micro-ondas e saber se ele está funcionando?

    É bem fácil: encha um copo com água limpa e fria e coloque-o sobre o prato giratório dentro de seu forno. Feche a porta do micro-ondas e aperte a tecla “Ligar”. Em seguida, a luz se acende e o produto começa a funcionar na potência pré-programada de 700W. Espere o tempo de 30 segundos terminar de contar e verifique se a água esquentou. Para testar o sistema de segurança do seu forno, abra a porta durante o funcionamento. Ele deve parar de funcionar.

  • Instalação

    É preciso ter alguma fiação especial para ligar o Refrigerador Consul ou qualquer tomada serve?

    Eletricidade é um assunto para especialistas, portanto sempre consulte um profissional de sua confiança antes de qualquer decisão. Para sua segurança, ligue corretamente o fio terra do seu refrigerador (fio verde atrás do produto). A conexão incorreta do fio terra pode resultar em acidentes com fogo, choque elétrico ou outros danos pessoais. Certifique-se de que a tensão profissional da rede elétrica no local de instalação é a mesma indicada na etiqueta fixada próxima ao plugue do cabo de alimentação do seu

    refrigerador. O eletrodoméstico deve ser ligado em uma tomada elétrica em bom estado. Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme ABNT (NBR – 5410). Para a proteção do produto e da rede elétrica contra sobrecorrentes, o circuito onde o produto será ligado deve estar conectado a um disjuntor termomagnético. Nunca conecte o seu refrigerador em extensões ou adaptadores com outro eletrodoméstico na mesma tomada. Este tipo de ligação pode provocar

    sobrecarga na rede elétrica, prejudicando o funcionamento do seu refrigerador e resultando em acidentes com fogo. Use uma tomada exclusiva.

    Posso instalar minha lavadora Consul em qualquer torneira?

    Recomenda-se que haja uma torneira exclusiva para a entrada de água da lavadora. É obrigatória a utilização de uma torneira com rosca ¾ de polegada para a instalação da mangueira de entrada de água, a não utilização dela pode gerar vazamentos. A pressão da água para abastecimento deve corresponder a um nível de 2 a 80 m acima do nível da torneira.

    Posso instalar meu produto Consul sozinho?

    Antes de instalar, consulte o “Manual” ou “Guia rápido” que acompanha o seu produto para avaliar a necessidade de apoio técnico para a instalação. Usar ou instalar de forma indevida podem invalidar a garantia do seu produto. Se você não tem o manual, pode baixar e imprimir uma versão em PDF na nossa área de Assistência.

    Posso instalar o Condicionador de Ar Consul em qualquer ambiente da minha casa?

    Antes de comprar e instalar o Condicionar de Ar Consul, você deve verificar se o produto é adequado ao tamanho e condições do ambiente. Caso contrário, o desempenho do equipamento fica comprometido. Consulte um vendedor ou entre em contato conosco pelo chat ou pelo e-mail. Sempre que possível, instale o produto nas paredes com maior distância entre si, conforme o desenho. Instale o produto em locais onde a circulação do ar não seja obstruída ou dificultada por cortinas, móveis ou divisórias. Se você possuir mais de um Condicionador de Ar Consul no ambiente, evite fluxos de ar cruzado, de acordo com a imagem abaixo.

    Posso contratar qualquer técnico para instalar o meu fogão Consul de embutir?

    Não, a instalação dos modelos de embutir deve ser feita pela Rede de Serviços Consul para que ele não perca a garantia. A primeira instalação é gratuita. Antes de chamar o técnico, solicite à companhia de gás de seu Estado que instale o gás na rede de sua residência. Se você for mudar de casa, consulte a Rede de Serviços Consul para saber como proceder, pois a reinstalação não será gratuita.

    Quais são as condições para instalação gratuita do meu produto Consul?

    A instalação gratuita é válida só para alguns produtos Consul. Para saber se o seu eletrodoméstico está incluído neste caso, consulte o manual. Vale lembrar que a instalação gratuita contempla apenas o valor de mão de obra do serviço e deve ser agendada com antecedência com uma de nossas Assistências Técnicas Autorizadas. Todas as peças complementares e serviços de adaptação do local de instalação como, por exemplo, marcenaria, alvenaria e outros itens, não estão inclusos na instalação gratuita. Dependendo dos termos de compra, em algumas revendas podem existir outras condições sobre instalação gratuita. Para saber detalhes sobre isso, você deve consultar as informações disponíveis na revenda em que o seu produto foi adquirido, combinado?

    Caso encontre alguma irregularidade, entre em contato conosco.

    Onde devo instalar o meu micro-ondas Consul?

    O seu micro ondas Consul deve ser instalado em um local bem ventilado; em uma superfície plana e nivelada, que suporte o peso do forno, dos utensílios utilizados e alimentos que serão preparados no microondas; fora do alcance dos raios solares ou fontes de irradiação de calor (fogão, estufa, etc.) e de umidade. A temperatura ambiente no local onde o forno estiver instalado não pode ultrapassar 35 °C. Além disso, o seu micro-ondas Consul deve ficar longe de aparelhos de TV ou rádio, que podem sofrer interferência das micro-ondas.

    As lavadoras são eletrodomésticos perigosos?

    Não, mas você deve tomar alguns cuidados. Siga sempre as instruções de instalação para garantir a segurança de toda a família. Sua lavadora Consul foi desenvolvida exclusivamente para uso doméstico. Crianças e pessoas não-capacitadas não podem operar o eletrodoméstico. Não instale ou guarde a sua lavadora em local sujeito a chuvas. Se tiver algum problema técnico, fale com a gente por meio da nossa Rede de Serviços Consul. Nunca conecte ou desconecte o plugue com as mãos molhadas, para evitar uma descarga elétrica.

    Qual o melhor local para eu colocar minha geladeira?

    Ela não deve ser colocada muito próxima a seu fogão ou aquecedores. Fontes de calor desse tipo, e até mesmo em um local onde bata muito sol, prejudicam o funcionamento do seu produto, além de aumentar o consumo de energia. Se for embutir sua geladeira, mantenha as aberturas de ventilação livres de obstrução. Considere as seguintes distâncias mínimas: – 10 cm nas laterais

    – 10 cm no fundo

    – 15 cm no topo

    Desta forma, você garante o bom desempenho do seu refrigerador e impede que seus componentes encostem em paredes, outros produtos ou móveis, evitando ruídos desagradáveis.

    Posso ligar o meu fogão em qualquer tomada?

    Escolha uma tomada exclusiva e em perfeito estado para ligar o seu fogão. Também recomendamos a utilização de disjuntores térmicos para a proteção de seu eletrodoméstico. Se o quadro de distribuição de força da sua casa não tiver disjuntores térmicos disponíveis, você vai precisar chamar um eletricista especializado para instalá-los.

    A instalação do meu fogão Consul é gratuita?

    Se o seu fogão for do tipo convencional (piso), siga passo-a-passo as instruções do Manual para instalar o produto. Se o seu fogão for de embutir, a primeira instalação pela Rede de Serviços Consul também é gratuita, mas as peças que você deve ter em mãos para instalar o seu fogão não estão incluídas.

    É simples ligar meu micro-ondas? Como faço a instalação?

    É muito simples colocar o seu micro-ondas para funcionar, mas algumas regras devem ser seguidas. Por exemplo: antes de ligar, confira se há alguma fita isolante ou plástica dentro e fora do seu micro-ondas. Retire todas as embalagens e as peças de dentro do seu produto. Limpe a parte interna do forno com um pano macio. Posicione o suporte do prato giratório na parte inferior da cavidade. Encaixe o suporte do prato giratório e coloque o prato sobre ele. Nunca ligue o seu eletrodoméstico sem esse prato giratório, pois isso poderá causar danos irreparáveis. Pronto. Agora já pode partir pra primeira receita!

    Posso instalar a minha lavadora Consul em qualquer local?

    Não! Para um bom desempenho, é importante que a sua lavadora Consul seja instalada em um local com superfície plana e nivelada, para que fique com todos os pés apoiados. Isso evita trepidações, barulhos e vazamentos. Mantenha o seu eletrodoméstico afastado da parede ou de outros móveis ou objetos. E nunca instale sua máquina em locais expostos a chuva e a raios solares, nem sobre carpetes ou degraus construídos acima do nível do piso.

    Posso ligar a minha máquina de lavar Consul em qualquer tomada?

    Consulte sempre um eletricista. Sua lavadora vem de fábrica com um plugue que atende ao novo padrão brasileiro de plugues (NBR 14136) e deve ser conectado a uma tomada do novo padrão. Utilize uma tomada exclusiva e em perfeito estado para ligá-la. É aconselhável a utilização de circuito e disjuntores termomagnéticos exclusivos para a proteção da lavadora e da rede elétrica contra sobrecorrentes. Caso não exista circuito, disjuntores termomagnéticos e uma tomada exclusiva, peça ao eletricista para instalá-los. Não ligue o fio-terra em canos de água, gás ou tubos de PVC, para não perder a proteção contra choque elétrico.

    Devo tomar alguma precaução antes de instalar o meu Refrigerador Consul?

    Retire a base da embalagem, calços e fitas de fixação dos componentes internos. Limpe o interior do seu refrigerador usando um pano ou esponja macia com água morna e sabão neutro. Nunca utilize objetos pontiagudos, álcool, líquidos inflamáveis ou limpadores abrasivos. Eles podem danificar a pintura ou o circuito refrigerante de seu produto. Não coloque e nem utilize aparelhos elétricos dentro do seu refrigerador. Não armazene ou utilize líquidos inflamáveis como gasolina, querosene, varsol, etc., próximo ao seu refrigerador. Evite riscos de explosões e incêndio.

    É simples instalar a minha lavadora?

    Primeiro, atenda todos os pré-requisitos de instalação (tomada exclusiva, torneira com pressão da água correta, local adequado). Depois, instale a mangueira de saída de água no tanque ou em um tubo exclusivo para escoamento, com diâmetro mínimo de 5cm.

    Para instalação em tanque, mantenha a curva plástica que acompanha a extremidade da mangueira. Para instalação em tubo de escoamento, retire a curva plástica, empurrando a mangueira para dentro da curva plástica e, em seguida, para cima. Nunca solte a mangueira de saída de água da abraçadeira fixada no gabinete, pois além de evitar cortes na mangueira, a abraçadeira garante a altura necessária para o funcionamento correto da lavadora. A extremidade curva da mangueira de saída de água deve estar posicionada em uma altura entre 0,85 (ou 0,90 dependendo do modelo de Lavadora) à 1,20m. Se estiver abaixo de 0,85m, a lavadora não completará o nível de água necessário para o seu funcionamento. Se estiver acima de 1,20m, a lavadora não conseguirá escoar a água.

    Rosqueie a mangueira de entrada de água na torneira, aperte o suficiente para não haver vazamento. Abra a torneira. Caso ocorra vazamento, reaperte as conexões.

    Minha geladeira acabou de chegar. Já posso ligá-la?

    O ideal é mantê-la operando por pelo menos 2 horas antes de abastecê-la com bebidas e alimentos, tempo necessário para a estabilização da temperatura em seu interior.

    Qual é o gás que utilizo no meu fogão Consul?

    Existem três tipos de gás para uso doméstico: GLP (gás liquefeito de petróleo), GN (gás natural) e GR (gás nafta). Os fogões Consul saem de fábrica para uso com gás do tipo GLP. Para uso do seu eletrodoméstico com GN (gás natural) ou GR (gás nafta), é necessário chamar a Rede de Serviços Consul para fazer a conversão do fogão antes da instalação. Se você tiver alguma dúvida quanto ao tipo de gás da sua residência, consulte a Rede de Serviços Consul. A primeira conversão é gratuita, desde que seja realizada no período de garantia.

    A lavadora está bamba. Isso é normal?

    Não, mas o problema é simples de ser resolvido. Basta você verificar se a sua lavadora está nivelada corretamente. Faça um teste prático e rápido: fique de frente para o produto, apoie as duas mãos na lateral próxima a tampa e balance. Se o produto balançou, ele ainda não está bem nivelado. Nivele sua Lavadora através do ajuste dos pés reguláveis. Para ajustar os pezinhos, gire para a direita para aumentar a altura. Para diminuir, gire para a esquerda. Sua lavadora foi projetada com pés modernos e seguros. Não os retire, nem substitua-os por outros para que sejam evitadas trepidações e danos ao seu eletrodoméstico.

    Qual é o melhor lugar para instalar o meu fogão Consul?

    Seu fogão Consul deve ser instalado em um local arejado, mas livre de correntes de ar que apaguem as chamas e longe de áreas de circulação de pessoas.Nunca instale seu fogão Consul sobre pisos plásticos e carpetes. O local de instalação do modelo convencional (piso) deve prever uma distância mínima de 10 cm em toda a volta do fogão, para circulação de ar; e um vão superior de 65 cm de altura em relação à mesa, para permitir a abertura da tampa de vidro.

    Existe alguma mangueira própria para instalar no meu Fogão Consul?

    As mangueiras e os reguladores de pressão do seu fogão devem ser certificados pelo INMETRO. Certifique-se que ambos estejam dentro do período de validade e substitua-os se necessário. Fixe e aperte adequadamente todas as conexões de gás durante a instalação. Instale o Fogão de acordo com as especificações descritas no Manual de Instrução enviado junto com o seu eletrodoméstico. Não seguir estas instruções pode causar explosão, incêndio ou possíveis danos à integridade física das pessoas.

    Minha geladeira acabou de chegar. Já posso ligá-la?

    O ideal é mantê-la operando por pelo menos 2 horas antes de abastecê-la com bebidas e alimentos, tempo necessário para a estabilização da temperatura em seu interior.

    O meu Refrigerador Consul está um pouco bambo. O que posso fazer para deixá-lo firme?

    Coloque o refrigerador no local escolhido e certifique-se que a base da embalagem (isopor) foi retirada. Verifique se os pés estabilizadores, localizados na frente do produto, tocam o chão, caso contrário, gire os pés até estabilizar o refrigerador. Os pés estabilizadores possuem tamanhos diferentes para garantir maior

    estabilização do produto. Gire um pouco mais os pés estabilizadores inclinando levemente o produto para trás de quiser uma melhor vedação e facilitar o fechamento das portas do seu refrigerador. Fique de olho também para não instalar seu aparelho em cima de suportes ou bases. Isto pode fazer com que ele caia e cause vários danos.

  • Limpeza e Manutenção

    Por que há presença de fiapos?

    Limpe o filtro após o término de cada lavagem, tendo o cuidado de cumprir as recomendações da seção ”cuidado com as roupas” do manual de instrução da sua lavadora.

    Como faço para deixar meu micro-ondas sempre limpo?

    A gente explica como limpar seu micro-ondas direitinho aqui. Mas a grande dica para que ele dure mais tempo, é limpar sempre que terminar de esquentar ou preparar algum alimento que respingue no interior. Logo após o uso, a sujeira sai mais fácil e não se acumula.

    Como posso fazer o agendamento de assistência técnica?

    Se você já possui cadastro no site Consul, clique aqui
    Se você ainda não é cadastrado:
    1. Cadastre-se
    2. Após o cadastramento acesse a página de Agendamento
    Se preferir, entre em contato conosco pelo telefone 3003-0777 (para consumidores das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 0777
    (para consumidores das demais localidade).

    A lâmpada do meu forno queimou. Como faço para trocá-la?

    Antes de tudo, feche o registro do gás, desligue o fogão da tomada e certifique-se de que o botão Dupla Função esteja desligado. Gire o protetor da lâmpada no sentido horário até soltá-lo completamente. Desrosque e remova a lâmpada queimada. Rosqueie a nova lâmpada com cuidado e certifique-se de que está bem encaixada. Ligue o fogão na tomada e teste o funcionamento da lâmpada apertando o botão Dupla Função. Se funcionou, coloque novamente o botão Dupla Função na posição desligado e tire novamente o fogão da tomada. Recoloque o vidro protetor rosqueando no sentido anti-horário. Ligue o fogão e utilize-o normalmente.

    A porta do meu micro-ondas está um pouco quebrada. Posso utilizá-lo mesmo assim?

    Se a dobradiça, o trinco ou a vedação da porta estiverem danificados, não opere o seu micro-ondas até que o mesmo tenha sido reparado por pessoa treinada pela Consul.

    Minha geladeira é frost free. Não precisa mesmo descongelar, qual é a manutenção?

    Não. Os refrigeradores Consul Frost Free não acumulam gelo, então você nunca precisa descongelar. A única manutenção é manter as prateleiras limpas, usando apenas pano úmido ou esponja leve, sempre com sabão neutro. Nada de produtos abrasivos, inflamáveis, nem objetos pontiagudos, combinado?

    Posso lavar o saco de pó permanente de meu aspirador?

    Se o saco permanente de pó estiver extremamente sujo, lave-o cuidadosamente em água corrente. Deixe-o secar completamente antes de recolocar no produto. Não lave o saco permanente de pó na lavadora, pois isso pode danificá-lo.

    Parece que o vento do meu Climatizador não está mais refrescante. O que faço?

    Antes de acionar uma Assistência Técnica Autorizada, você pode fazer uma verificação prévia, identificando se a função “Umidificar” está ligada e se há água suficiente no reservatório. Se ainda tiver dúvidas, consulte o manual de instruções ou entre em contato conosco.

    Tenho que limpar a lavadora Consul antes de usá-la pela primeira vez?

    É recomendável que antes de utilizar sua Lavadora você faça uma limpeza interna do produto. Programe a sua lavadora para uma lavagem rápida com o nível de água mais alto e abasteça o compartimento de sabão para o nível alto, com sabão em pó. Deixe a lavadora fazer o ciclo completo sem roupa nenhuma dentro.

    Como limpo meu micro-ondas?

    É fácil, vamos lá. Em primeiro lugar, desconecte o plugue da tomada. Internamente, use somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro. Nunca jogue água dentro do forno. Para limpar o gabinete e a porta, use um pano umedecido com água e sabão neutro. Em seguida, use um pano umedecido somente em água e, para finalizar, seque com um pano seco ou papel toalha. O painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco ou papel toalha. Limpe o prato giratório e nunca coloque-o sobre água fria logo após o cozimento. Ele pode trincar e quebrar. Nunca utilize produtos abrasivos, sabão em pasta ou removedores, evitando danos ao produto. Limpe imediatamente qualquer líquido ou alimento derramado dentro do forno para evitar manchas. Para remover os resíduos mais difíceis, aqueça um copo de água por três ou quatro minutos na potência 70%. O vapor da água ajuda a amolecer a sujeira. Acrescente algumas rodelas de limão na água para eliminar odores do interior do forno.Limpe a cavidade após o preparo de alimentos que deixem resíduos para garantir um maior tempo de vida do produto e evitar problemas de manchas ou amarelamento da cavidade do forno de micro-ondas.

    Como devo limpar o meu forno?

    Em primeiro lugar, você deve desconectar seu forno da tomada e fechar o registro de gás. Se você acabou de utilizar o forno, espere até que ele esteja frio para evitar queimaduras. As paredes do forno são autolimpantes e revestidas de um esmalte especial que trabalha constantemente, eliminando manchas de óleo e gordura enquanto o forno estiver em funcionamento. Para remover o excesso de gordura, utilize um pano úmido ou uma esponja macia com detergente neutro ou um produto desengordurante. Não utilize esponjas de aço ou saponáceos, objetos pontiagudos ou cortantes nem produtos de limpeza à base de soda cáustica ou silicone. Isso pode causar riscos e manchas no seu eletrodoméstico. Terminou a limpeza? Deixe o forno ligado por uma hora para eliminar a umidade.

    Acabei de comprar um Refrigerador Consul novinho. O que posso fazer com o meu antigo?

    Refrigeradores fora de uso ou abandonados podem ser perigosos, em especial para as

    crianças, pois correm o risco de ficarem presas em seu interior. Antes de descartar seu refrigerador antigo, corte o cabo de alimentação, retire as portas e deixe as prateleiras no lugar para que as crianças não possam entrar. Procure empresas de reciclagem observando o atendimento à legislação local.

    Os refrigeradores da Consul utilizam gás isolante e gás refrigerante que não atacam a camada de ozônio e têm potencial reduzido de efeito estufa. Estes gases são inflamáveis.

    É normal que o produto de limpeza exale algum cheiro diferente?

    Odores podem aparecer se a água do reservatório estiver acumulada por muito tempo ou a tela de tecido estiver suja. Verifique detalhes sobre o procedimento de troca de água e limpeza da tela no manual de instruções. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco.

    Posso lavar o saco de pó permanente de meu aspirador?

    Se o saco permanente de pó estiver extremamente sujo, lave-o cuidadosamente em água corrente. Deixe-o secar completamente antes de recolocar no produto. Não lave o saco permanente de pó na lavadora, pois isso pode danificá-lo.

    O saco de pó permanente do meu aspirador precisa ser substituído?

    O saco de pó permanente deve ser substituído anualmente. Caso seja danificado durante o uso, também deve ser trocado. Ele deve ser adquirido em uma das autorizadas. Clique aqui e veja a mais próxima de você.

    Como faço para limpar o meu fogão?

    Em primeiro lugar, você deve desconectar o seu fogão da tomada e fechar o registro de gás. Se você acabou de utilizar o fogão, espere esfriá-lo para evitar queimaduras. Nunca use objetos pontiagudos ou cortantes para a limpeza das peças do seu fogão e caso haja derramamento de qualquer líquido ou alimento dentro do forno, desligue o fogão, espere esfriar e limpe para evitar manchas, entupimento e atração de insetos. No seu fogão branco, você pode utilizar desengordurantes na limpeza, mas se o seu eletrodoméstico for de Inox, recomendamos detergente neutro, água e pano macio. Seque após a limpeza e evite manchas. Não use palha de aço, cloro ou similares para limpar a mesa e as áreas em Inox do seu fogão. A palha de aço deve ser utilizada somente nas grades da mesa (trempes), queimadores (bocas), capas (tampinhas pretas) e o chão móvel do forno. Não mergulhe os queimadores e capas ainda quentes em água fria, pois podem ser danificados pelo choque térmico.

    Como faço para limpar a minha lavadora?

    A Consul recomenda que você faça a limpeza da sua lavadora a cada dois meses. O Manual de Instrução de sua Lavadora possui as informações específicas para a limpeza interna do modelo de sua Lavadora no capítulo “Limpeza interna da Lavadora”. Aí vão algumas orientações que você deve saber sobre isso: • Certifique-se de que não exista nenhuma peça de roupa no interior de seu eletrodoméstico.

    • Coloque 1/2 litro (500ml) de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto.

    • Selecione no painel o programa de lavagem indicado no Manual de Instrução de sua lavadora, o nível de água mais alto e caso a sua Lavadora tenha esta opção, deixe dois enxágues ativado.

    • Deixe a lavadora realizar o programa completo. Não interrompa o programa durante a lavagem, para garantir que todo o alvejante seja removido da lavadora.

    • Limpe o vidro da tampa semanalmente, evitando acúmulo de resíduos. Nunca utilize limpa-vidros para não danificar o material utilizado na lavadora. Use um pano macio e umedecido, com sabão neutro. Depois, remova todo o sabão e seque com um pano seco e limpo. Nunca utilize álcool, removedores ou substâncias abrasivas, principalmente na tampa, pois poderá causar reação química, danificando a lavadora.

  • Descarte de produtos

    Como posso fazer o descarte responsável de produtos?

    A Consul tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Por isso mesmo, coloca à sua disposição postos de coleta de produtos que não estão mais sendo utilizados, no Estado de São Paulo.

    O que é feito com esses produtos?

    Ao receber esses eletrodomésticos, nos responsabilizamos pela separação e destinação ambientalmente correta de todos os seus componentes. Materiais como plásticos, metais e poliuretano , por exemplo, são enviados para empresas de reciclagem especializadas e reutilizados na cadeia produtiva de diversos setores.

    Quais sãos os postos de coleta?

    Confira abaixo qual é o posto de coleta mais próximo de você e agende a entrega do seu produto por telefone. Caso haja dificuldade para realizar a entrega no local, algumas Autorizadas realizam a retirada do eletrodoméstico, mas este serviço poderá ser cobrado.Tabela_Contatos__1_

  • Compra

    Posso comprar a prazo na Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    Sim, os produtos podem ser parcelados nos pagamentos via cartões de crédito. Consulte a condição de cada produto para as opções de parcelamento. Se quiser saber mais sobre nossas formas de pagamento acesse nossos Termos e Condições. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Vale a pena ter uma geladeira Frost Free?

    Sim, porque com a tecnologia Frost Free você nunca mais vai precisar descongelar a geladeira e pode dizer adeus para a molhadeira na cozinha. Ela economiza seu tempo, não dá trabalho e você não perde espaço de armazenamento porque não existe acúmulo de gelo.

    Onde consigo informações sobre a minha compra ou meu pedido realizados na Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    Em Minhas Compras, você obtém todas as informações sobre a sua compra, inclusive a respeito do andamento da entrega. No mesmo link, é possível entrar em contato conosco ao clicar no botão “Fale com a Consul sobre esta compra”.Se você ainda tiver alguma dúvida, acesse a Ajuda Online ou nos mande um e-mail.

    Quero alterar uma compra já finalizada na Loja Consul (loja.consul.com.br). O que tenho que fazer?

    Entre em contato conosco através do chat ou por e-mail. Tenha em mãos o número de seu pedido e alteração que deseja realizar. Para mais informações sobre trocas e devoluções e cancelamento de pedidos consulte nossos Termos e Condições. Fique de olho: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Onde compro sacos de pó e filtros?

    Estes itens devem ser adquiridos pelo consumidor em uma das autorizadas. A substituição do filtro e do saco de pó pode ser feita pelo Serviço Autorizado mediante pagamento de taxa a ser informada previamente.

    A Loja da Consul vende todos os produtos da Consul?

    Sim, atualmente a Loja Consul vende online todos os produtos da sua linha. Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    É seguro comprar na Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    Sim, é seguro realizar as suas compras através da Loja Consul (loja.consul.com.br). A segurança de suas informações pessoais é nossa prioridade. Para garantir esta segurança, adotamos algumas medidas: Criptografia de dados:

    Todas as vezes que você acessar alguma seção do site que solicite que você se identifique ou forneça informações à Consul, a transferência desses dados entre seu computador e o site será realizada através de uma conexão segura, que codifica as informações antes de elas serem transferidas pela Internet. Esta conexão segura está homologada pela empresa VERISIGN, a maior autoridade mundial em certificação digital. Senha de usuário para compra:

    Para assegurar que o acesso às suas informações pessoais não seja efetuado por terceiros não autorizados, você deverá escolher uma senha de acesso ao site Consul. Você poderá alterá-la a qualquer momento, clicando no link “esqueci minha senha” e confirmando alguns de seus dados. A sua senha de acesso é pessoal e intransferível, e você deverá mantê-la em sigilo. Outras medidas para proteger sua privacidade:

    Além das medidas de segurança mencionadas acima, o site automaticamente cancelará a identificação em andamento após 30 minutos de inatividade. Esse é mais um cuidado para evitar que terceiros não autorizados tenham acesso a seus dados. Fique de olho: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal.

    Se você ainda tiver alguma dúvida, acesse a nossa página de Privacidade e Segurança.

    Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Como consigo saber o status do meu pedido na Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    A entrega é feita conforme a opção de pagamento selecionada no momento da compra, e depende da confirmação do pagamento pelo banco (para compras feitas pelo débito automático ou boleto bancário) ou da data de aprovação do débito (para compras realizadas pelo cartão de crédito). O prazo de entrega varia conforme a região: você pode verificar essa informação no momento do preenchimento do CEP de destino, antes inclusive da efetivação da compra. O cálculo do prazo de entrega leva ainda em consideração o local de distribuição entre os nossos Centros de Distribuição, situação que pode sofrer manutenção diária conforme disponibilidade de estoque local. Diariamente, nosso sistema de compra efetua automaticamente consultas dos nossos estoques, conforme o CEP de destino em nossos Centros de Distribuição e define o prazo de entrega, conforme disponibilidade do item selecionado.Em Minhas Compras, você obtém todas as informações sobre a sua compra, inclusive a respeito do andamento da entrega. No mesmo link, é possível entrar em contato conosco ao clicar no botão “Fale com a Consul sobre esta compra”. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal.

    Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui. Se restar alguma dúvida, acesse a Ajuda Online ou nos mande um e-mail.

    Ainda não recebi minhas compras da Loja Consul (loja.consul.com.br), o que devo fazer?

    Veja abaixo os motivos que podem alterar a data de entrega de um pedido: • Inconsistência nos dados informados no cadastro.

    • Dificuldades na confirmação do cadastro para liberação do pedido.

    • Ausência de responsável para receber o produto no local de entrega.

    • Recusa no recebimento da mercadoria por terceiros.

    • Fatores naturais como chuvas, acidentes, entre outros.

    • Apontamento pelos nossos transportadores de anomalia com a qualidade da embalagem ou do produto.

    • Necessidade de contratação e pagamento de serviços de empresas para içamentos, mão de obra para transportes de movimentações interna no endereço de entrega e ou contratação de mão de obra de assistência técnica, para remoção da embalagem e partes do produto. Ao constatar qualquer dificuldade, nossos entregadores imediatamente informam à equipe responsável da Loja Consul, que entra em contato com o consumidor, através de e-mail ou contato telefônico, para confirmar e completar os dados e concluir a entrega, ou, se for o caso, providenciar o cancelamento com devolução dos valores pagos. Dica: dados incorretos ou incompletos podem gerar atraso desnecessário. Mantenha seu cadastro atualizado e acesse Minhas Compras para acompanhar o status do seu pedido. Para mais informações sobre entregas, acesse nossos Termos e Condições. Fique de olho: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas, devem ser consultadas as informações específicas do canal.

    Para informações gerais, veja o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Eu posso imprimir outro boleto bancário da minha compra na Loja Consul?

    Ao clicar em Minhas Compras, você é informado sobre o andamento de suas aquisições e pode imprimir o boleto bancário, caso tenha optado por essa forma de pagamento. A vantagem do boleto bancário é que você pode pagar em qualquer agência bancária, por telefone ou até mesmo pela internet, dependendo do seu banco. Quando você optar por essa forma de pagamento, lembre-se de que o prazo de entrega do seu pedido só começa a ser contado a partir do recebimento da confirmação do pagamento, feita pela instituição bancária. Essa confirmação pode demorar de quatro a sete dias úteis, dependendo da forma de pagamento escolhida. O seu boleto tem a data de vencimento de sete dias úteis e, após essa data, o documento perde a validade. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal.

    Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Quais são as formas de pagamento disponíveis na Loja Consul?

    Os produtos adquiridos na Loja Consul (loja.consul.com.br) podem ser pagos por meio de cartão de crédito (Visa, Mastercard, Diners, American Express e Hipercard), boleto bancário (lembre-se que o prazo de entrega do seu pedido só começará a contar a partir do recebimento da confirmação do pagamento, feita pela instituição bancária) e débito automático em conta corrente (disponível somente para os clientes do Banco Santander e Banco Itaú). Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Onde posso comprar peças de reposição originais Consul?

    As peças de reposição de nossos produtos devem ser adquiridas em nossa Rede de Assistência Técnica Autorizada. Quer saber onde fica o balcão mais perto da sua casa? Clique aqui.

    Quero cancelar meu pedido na Loja Consul (loja.consul.com.br) pois me arrependi ou desisti da compra, o que posso fazer?

    Para desistência antes do recebimento do produto, você deve recusar o produto no ato da entrega e comunicar a Loja Consul (loja.consul.com.br) que providenciará o cancelamento em até 10 (dez) dias corridos após o recebimento do produto em seu centro de distribuição. Caso receba o produto e queira desistir da compra, você tem o direito de devolvê-lo e receber a restituição do valor de seu pedido. O prazo para desistência da compra é de 7 (sete) dias corridos, a contar do recebimento do produto. O pedido só é cancelado se o produto estiver sem indícios de uso, acompanhado de nota fiscal, manual e todos os seus acessórios. O cancelamento do pedido é realizado após análise do produto pela Loja Consul (loja.consul.com.br). A análise é realizada em até 7 (sete) dias úteis, contando a partir do recebimento do produto. Caso o produto atenda às exigências acima, a restituição do valor pago ocorre conforme opções de pagamento abaixo. Cartão de crédito:

    É solicitado o cancelamento do débito à administradora do seu cartão. Caso já tenha ocorrido débito, o estorno da(s) parcela(s) paga(s) pode ocorrer em até 2 (duas) faturas subsequentes. Lembramos que esse procedimento é de responsabilidade do banco emissor. Boleto bancário:

    A restituição é realizada através de depósito em conta corrente do titular da compra, mesmo CPF, em até 10 (dez) dias úteis. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

  • Serviços

    Como posso fazer o agendamento de assistência técnica?

    Se você já possui cadastro no site Consul, clique aqui
    Se você ainda não é cadastrado:
    1. Cadastre-se
    2. Após o cadastramento acesse a página de Agendamento
    Se preferir, entre em contato conosco pelo telefone 3003-0777 (para consumidores das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 0777
    (para consumidores das demais localidade).

    O que está incluso na garantia do meu produto Consul?

    O seu produto Consul é garantido contra defeitos de fabricação, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente. As condições de garantia são: • 3 (três) primeiros meses – garantia legal

    • 9 (nove) últimos meses – garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A. A garantia compreende a substituição de peças e mão de obra no reparo de defeitos devidamente constatados pelo fabricante ou pela Rede de Serviços Consul, quando a análise indica que é de fabricação. Durante o período de vigência da garantia, o produto terá assistência técnica da Rede de Serviços Consul. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se:• O uso do produto não for exclusivamente doméstico.

    • Não forem observadas as orientações e recomendações do Manual do Consumidor quanto a utilização do produto.

    • Na instalação do produto não forem observadas as especificações e recomendações do Manual do Consumidor quanto às condições para instalação do produto, tais como, nivelamento do produto, adequação do local para instalação, tensão elétrica compatível com o produto etc.

    • Na instalação, as condições elétricas e/ou hidráulicas e/ou de gás não forem compatíveis com a ideal recomendada no Manual do Consumidor do produto.

    • Tenha ocorrido mau uso, uso inadequado ou se o produto tiver sofrido alterações ou modificações estéticas e/ou funcionais, bem como tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades não credenciadas pela Whirlpool S.A.

    • Houver sinais de violação do produto, remoção e/ou adulteração do número de série ou da etiqueta de identificação do produto. Para mais informações sobre o termo de garantia e sua cobertura consulte o manual do produto na seção Termos de Garantia. Se você não possui o manual do seu produto, você pode baixar gratuitamente a versão em PDF em nossa área de Assistência. Todo e qualquer defeito de fabricação de fácil constatação poderá ser reclamado no prazo de 90 dias da data de entrega do produto, nos termos da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Posso instalar meu produto Consul sozinho?

    Antes de instalar, consulte o “Manual” ou “Guia rápido” que acompanha o seu produto para avaliar a necessidade de apoio técnico para a instalação. Usar ou instalar de forma indevida podem invalidar a garantia do seu produto. Se você não tem o manual, pode baixar e imprimir uma versão em PDF na nossa área de Assistência.

    Quais são as condições para instalação gratuita do meu produto Consul?

    A instalação gratuita é válida só para alguns produtos Consul. Para saber se o seu eletrodoméstico está incluído neste caso, consulte o manual. Vale lembrar que a instalação gratuita contempla apenas o valor de mão de obra do serviço e deve ser agendada com antecedência com uma de nossas Assistências Técnicas Autorizadas. Todas as peças complementares e serviços de adaptação do local de instalação como, por exemplo, marcenaria, alvenaria e outros itens, não estão inclusos na instalação gratuita. Dependendo dos termos de compra, em algumas revendas podem existir outras condições sobre instalação gratuita. Para saber detalhes sobre isso, você deve consultar as informações disponíveis na revenda em que o seu produto foi adquirido, combinado?

    Caso encontre alguma irregularidade, entre em contato conosco.

    Em quais situações a Assistência Técnica Autorizada da Consul cobra por seus serviços?

    O seu produto Consul é garantido contra defeitos de fabricação, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro comprador. As condições de garantia são:

    • 3 (três) primeiros meses – garantia legal

    • 9 (nove) últimos meses – garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A.
    Cada tipo de garantia (legal e/ou especial) tem termos diferentes, que podem fazer com que a sua visita seja cobrada.
    Para saber mais sobre estes termos, confira o seu manual.

    Se você não tem mais o manual que veio com o produto, pode baixar a versão online clicando aqui.

    IMPORTANTE

    Taxas que poderão ser cobradas pela Assistência Técnica

    1) Poderá haver cobrança de uma taxa de deslocamento (locomoção do técnico) para Produtos adquiridos há mais de 90 dias, nos atendimentos fora do município da sede da Assistência Técnica Autorizada. Para maiores informações sobre a taxa de deslocamento, consulte a Assistência Técnica Autorizada da sua região. Para identificá-la clique aqui.

    Se preferir, entre em contato com o SAC.

    2) Quaisquer produtos portáteis dentro do período de garantia (micro-ondas, climatizadores, purificadores, entre outros) devem ser levados pelo consumidor à Assistência Técnica Autorizada.

    Caso o consumidor opte por solicitar o atendimento em sua residência, será cobrada uma taxa de R$ 25,00, podendo, ainda, ser cobrada a taxa de deslocamento, conforme disposto no item 1 acima.

    Caso o produto esteja fora de garantia e o consumidor solicite atendimento em sua residência, a Assistência Técnica Autorizada poderá cobrar ainda a taxa de deslocamento, conforme itens 1 acima.

    Caso não concorde em pagar as taxas acima para o atendimento domiciliar e estiver realizando o agendamento on line, o consumidor deve cancelar o agendamento fechando a janela do seu navegador.

    3) Nos atendimentos em que o técnico constatar que o produto não apresenta defeito, poderá ser cobrada taxa de “Sem Defeito”, no valor de R$ 40,00, conforme termo de garantia do manual que acompanha o produto.

    4) Para Atendimentos de Emergência, ou seja, em dias em que não haja atendimento ou fora do horário comercial da Assistência Técnica (sujeito a disponibilidade da Assistência Técnica Autorizada para o atendimento), o consumidor deve entrar em contato direto com o SAC. Nesse caso será cobrada taxa no valor de R$100,00.

    5) Para produtos fora de garantia (acima de 12 meses), a escolha da assistência técnica fica a critério do consumidor. Caso exista a preferência pela mesma Assistência Técnica Autorizada que atende o produto durante a garantia, informamos que poderá haver uma cobrança de taxa de atendimento domiciliar. Caso o consumidor aceite o orçamento oferecido pela Assistência e o reparo seja concluído, a taxa de atendimento domiciliar poderá, a critério da Assistência Técnica Autorizada ser descontada do valor do orçamento.

    Para saber se a taxa de atendimento domiciliar será cobrada e o valor da taxa, consulte a Assistência Técnica Autorizada da sua região. Para identificá-la clique aqui.

    Cobrança de Peças e Acessórios dentro do Prazo de Garantia

    Conforme escrito no manual de produto, as garantias legal e/ou especial não cobrem despesas decorrentes e conseqüentes de instalação de peças e acessórios que não pertençam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A – Unidade de Eletrodomésticos, salvo os especificados para cada modelo. Nesses casos, as peças e acessórios poderão ser cobrados pela Assistência Técnica Autorizada.

    Outros Serviços Não Cobertos pela Garantia

    Em determinadas situações, a remoção de peças ou partes do produto pode ser necessária para deslocamento do produto na residência do consumidor e esse serviço poderá ser cobrado, exceto nos casos de produtos cuja remoção consta como gratuita no manual.

    Para maiores informações sobre o valor a ser cobrado por esse serviço consulte a Assistência Técnica Autorizada da sua região. Para identificá-la clique aqui.

    A instalação do meu fogão Consul é gratuita?

    Se o seu fogão for do tipo convencional (piso), siga passo-a-passo as instruções do Manual para instalar o produto. Se o seu fogão for de embutir, a primeira instalação pela Rede de Serviços Consul também é gratuita, mas as peças que você deve ter em mãos para instalar o seu fogão não estão incluídas.

    Como posso entrar em contato com a Consul?

    Para falar com a nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor Consul, você pode ligar para 3003-0777 (para consumidores das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970-0777 (para consumidores das demais localidades). O horário para contato nesses números é das 7h30 às 22h, de segunda a sábado.Se preferir, você também pode falar com a gente via chat, ou preencher o nosso formulário de contato online, lá na área de contato.

    Onde posso comprar peças de reposição originais Consul?

    As peças de reposição de nossos produtos devem ser adquiridas em nossa Rede de Assistência Técnica Autorizada. Quer saber onde fica o balcão mais perto da sua casa? Clique aqui.

    Posso consertar meu produto Consul por conta própria ou fora da rede de autorizadas?

    A Consul preza pela qualidade de seus produtos e a satisfação de seus consumidores, por isso recomenda que todos os reparos sejam realizados pela rede de Assistências Técnicas Autorizadas e que sejam utilizadas apenas peças originais. Reparos feitos por terceiros ou pelos proprietários dos produtos podem invalidar a garantia do produto e a Consul não se responsabiliza por possíveis danos decorrentes de reparos feitos fora da rede de autorizadas ou que não utilizem peças originais do fabricante.

    Para mais informações sobre os termos de garantia, consulte o manual do seu produto. Se você não possui o manual do seu produto, acesse nossa área de Assistência e baixe a versão em PDF.

    Tenho um problema com meu produto Consul, o que devo fazer?

    A Consul preza muito pela qualidade dos produtos e pela sua satisfação. Se você tiver algum problema com um produto Consul, aí vão nossas recomendações: 1. Consulte o manual de produto para mais informações sobre a utilização correta do modelo que você adquiriu. Não tem o manual? Baixe a versão em .pdf, aqui.

    2. Consulte a seção de “Problemas comuns” do seu manual. Lá você vai encontrar várias resoluções rápidas de problemas.

    3. Caso a gente não tenha resolvido seu problema, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 3003-0777 (para consumidores das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970-0777 (para consumidores das demais localidades) ou fale conosco através da nossa área de suporte e atendimento.

  • Assistência Técnica

    Como posso fazer o agendamento de assistência técnica?

    Se você já possui cadastro no site Consul, clique aqui
    Se você ainda não é cadastrado:
    1. Cadastre-se
    2. Após o cadastramento acesse a página de Agendamento
    Se preferir, entre em contato conosco pelo telefone 3003-0777 (para consumidores das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 0777
    (para consumidores das demais localidade).

    O que está incluso na garantia do meu produto Consul?

    O seu produto Consul é garantido contra defeitos de fabricação, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente. As condições de garantia são: • 3 (três) primeiros meses – garantia legal

    • 9 (nove) últimos meses – garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A. A garantia compreende a substituição de peças e mão de obra no reparo de defeitos devidamente constatados pelo fabricante ou pela Rede de Serviços Consul, quando a análise indica que é de fabricação. Durante o período de vigência da garantia, o produto terá assistência técnica da Rede de Serviços Consul. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se:• O uso do produto não for exclusivamente doméstico.

    • Não forem observadas as orientações e recomendações do Manual do Consumidor quanto a utilização do produto.

    • Na instalação do produto não forem observadas as especificações e recomendações do Manual do Consumidor quanto às condições para instalação do produto, tais como, nivelamento do produto, adequação do local para instalação, tensão elétrica compatível com o produto etc.

    • Na instalação, as condições elétricas e/ou hidráulicas e/ou de gás não forem compatíveis com a ideal recomendada no Manual do Consumidor do produto.

    • Tenha ocorrido mau uso, uso inadequado ou se o produto tiver sofrido alterações ou modificações estéticas e/ou funcionais, bem como tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades não credenciadas pela Whirlpool S.A.

    • Houver sinais de violação do produto, remoção e/ou adulteração do número de série ou da etiqueta de identificação do produto. Para mais informações sobre o termo de garantia e sua cobertura consulte o manual do produto na seção Termos de Garantia. Se você não possui o manual do seu produto, você pode baixar gratuitamente a versão em PDF em nossa área de Assistência. Todo e qualquer defeito de fabricação de fácil constatação poderá ser reclamado no prazo de 90 dias da data de entrega do produto, nos termos da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Em quais situações a Assistência Técnica Autorizada da Consul cobra por seus serviços?

    O seu produto Consul é garantido contra defeitos de fabricação, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro comprador. As condições de garantia são:

    • 3 (três) primeiros meses – garantia legal

    • 9 (nove) últimos meses – garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A.
    Cada tipo de garantia (legal e/ou especial) tem termos diferentes, que podem fazer com que a sua visita seja cobrada.
    Para saber mais sobre estes termos, confira o seu manual.

    Se você não tem mais o manual que veio com o produto, pode baixar a versão online clicando aqui.

    IMPORTANTE

    Taxas que poderão ser cobradas pela Assistência Técnica

    1) Poderá haver cobrança de uma taxa de deslocamento (locomoção do técnico) para Produtos adquiridos há mais de 90 dias, nos atendimentos fora do município da sede da Assistência Técnica Autorizada. Para maiores informações sobre a taxa de deslocamento, consulte a Assistência Técnica Autorizada da sua região. Para identificá-la clique aqui.

    Se preferir, entre em contato com o SAC.

    2) Quaisquer produtos portáteis dentro do período de garantia (micro-ondas, climatizadores, purificadores, entre outros) devem ser levados pelo consumidor à Assistência Técnica Autorizada.

    Caso o consumidor opte por solicitar o atendimento em sua residência, será cobrada uma taxa de R$ 25,00, podendo, ainda, ser cobrada a taxa de deslocamento, conforme disposto no item 1 acima.

    Caso o produto esteja fora de garantia e o consumidor solicite atendimento em sua residência, a Assistência Técnica Autorizada poderá cobrar ainda a taxa de deslocamento, conforme itens 1 acima.

    Caso não concorde em pagar as taxas acima para o atendimento domiciliar e estiver realizando o agendamento on line, o consumidor deve cancelar o agendamento fechando a janela do seu navegador.

    3) Nos atendimentos em que o técnico constatar que o produto não apresenta defeito, poderá ser cobrada taxa de “Sem Defeito”, no valor de R$ 40,00, conforme termo de garantia do manual que acompanha o produto.

    4) Para Atendimentos de Emergência, ou seja, em dias em que não haja atendimento ou fora do horário comercial da Assistência Técnica (sujeito a disponibilidade da Assistência Técnica Autorizada para o atendimento), o consumidor deve entrar em contato direto com o SAC. Nesse caso será cobrada taxa no valor de R$100,00.

    5) Para produtos fora de garantia (acima de 12 meses), a escolha da assistência técnica fica a critério do consumidor. Caso exista a preferência pela mesma Assistência Técnica Autorizada que atende o produto durante a garantia, informamos que poderá haver uma cobrança de taxa de atendimento domiciliar. Caso o consumidor aceite o orçamento oferecido pela Assistência e o reparo seja concluído, a taxa de atendimento domiciliar poderá, a critério da Assistência Técnica Autorizada ser descontada do valor do orçamento.

    Para saber se a taxa de atendimento domiciliar será cobrada e o valor da taxa, consulte a Assistência Técnica Autorizada da sua região. Para identificá-la clique aqui.

    Cobrança de Peças e Acessórios dentro do Prazo de Garantia

    Conforme escrito no manual de produto, as garantias legal e/ou especial não cobrem despesas decorrentes e conseqüentes de instalação de peças e acessórios que não pertençam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A – Unidade de Eletrodomésticos, salvo os especificados para cada modelo. Nesses casos, as peças e acessórios poderão ser cobrados pela Assistência Técnica Autorizada.

    Outros Serviços Não Cobertos pela Garantia

    Em determinadas situações, a remoção de peças ou partes do produto pode ser necessária para deslocamento do produto na residência do consumidor e esse serviço poderá ser cobrado, exceto nos casos de produtos cuja remoção consta como gratuita no manual.

    Para maiores informações sobre o valor a ser cobrado por esse serviço consulte a Assistência Técnica Autorizada da sua região. Para identificá-la clique aqui.

    Como posso entrar em contato com a Consul?

    Para falar com a nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor Consul, você pode ligar para 3003-0777 (para consumidores das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970-0777 (para consumidores das demais localidades). O horário para contato nesses números é das 7h30 às 22h, de segunda a sábado.Se preferir, você também pode falar com a gente via chat, ou preencher o nosso formulário de contato online, lá na área de contato.

    Onde posso comprar peças de reposição originais Consul?

    As peças de reposição de nossos produtos devem ser adquiridas em nossa Rede de Assistência Técnica Autorizada. Quer saber onde fica o balcão mais perto da sua casa? Clique aqui.

    Posso consertar meu produto Consul por conta própria ou fora da rede de autorizadas?

    A Consul preza pela qualidade de seus produtos e a satisfação de seus consumidores, por isso recomenda que todos os reparos sejam realizados pela rede de Assistências Técnicas Autorizadas e que sejam utilizadas apenas peças originais. Reparos feitos por terceiros ou pelos proprietários dos produtos podem invalidar a garantia do produto e a Consul não se responsabiliza por possíveis danos decorrentes de reparos feitos fora da rede de autorizadas ou que não utilizem peças originais do fabricante.

    Para mais informações sobre os termos de garantia, consulte o manual do seu produto. Se você não possui o manual do seu produto, acesse nossa área de Assistência e baixe a versão em PDF.

    Tenho um problema com meu produto Consul, o que devo fazer?

    A Consul preza muito pela qualidade dos produtos e pela sua satisfação. Se você tiver algum problema com um produto Consul, aí vão nossas recomendações: 1. Consulte o manual de produto para mais informações sobre a utilização correta do modelo que você adquiriu. Não tem o manual? Baixe a versão em .pdf, aqui.

    2. Consulte a seção de “Problemas comuns” do seu manual. Lá você vai encontrar várias resoluções rápidas de problemas.

    3. Caso a gente não tenha resolvido seu problema, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 3003-0777 (para consumidores das capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970-0777 (para consumidores das demais localidades) ou fale conosco através da nossa área de suporte e atendimento.

  • Garantia

    O que está incluso na garantia do meu produto Consul?

    O seu produto Consul é garantido contra defeitos de fabricação, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente. As condições de garantia são: • 3 (três) primeiros meses – garantia legal

    • 9 (nove) últimos meses – garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A. A garantia compreende a substituição de peças e mão de obra no reparo de defeitos devidamente constatados pelo fabricante ou pela Rede de Serviços Consul, quando a análise indica que é de fabricação. Durante o período de vigência da garantia, o produto terá assistência técnica da Rede de Serviços Consul. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se:• O uso do produto não for exclusivamente doméstico.

    • Não forem observadas as orientações e recomendações do Manual do Consumidor quanto a utilização do produto.

    • Na instalação do produto não forem observadas as especificações e recomendações do Manual do Consumidor quanto às condições para instalação do produto, tais como, nivelamento do produto, adequação do local para instalação, tensão elétrica compatível com o produto etc.

    • Na instalação, as condições elétricas e/ou hidráulicas e/ou de gás não forem compatíveis com a ideal recomendada no Manual do Consumidor do produto.

    • Tenha ocorrido mau uso, uso inadequado ou se o produto tiver sofrido alterações ou modificações estéticas e/ou funcionais, bem como tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades não credenciadas pela Whirlpool S.A.

    • Houver sinais de violação do produto, remoção e/ou adulteração do número de série ou da etiqueta de identificação do produto. Para mais informações sobre o termo de garantia e sua cobertura consulte o manual do produto na seção Termos de Garantia. Se você não possui o manual do seu produto, você pode baixar gratuitamente a versão em PDF em nossa área de Assistência. Todo e qualquer defeito de fabricação de fácil constatação poderá ser reclamado no prazo de 90 dias da data de entrega do produto, nos termos da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    A garantia do meu produto Consul cobre defeitos estéticos, tais como riscos, amassados, desnivelado, furado ou abaulado?

    O seu produto Consul é garantido contra defeitos de fabricação, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente. As condições de garantia são: • 3 (três) primeiros meses – garantia legal

    • 9 (nove) últimos meses – garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A. As garantias legal e/ou especial não cobrem: – Defeitos estéticos (produtos riscados ou amassados) ou com falta de peças internas ou externas de produtos vendidos no estado, saldo ou produtos de mostruário. Esses produtos têm garantia de 12 meses apenas para defeitos funcionais não discriminados na nota fiscal de compra do produto. Para saber mais sobre o termo de garantia e sua cobertura, consulte o manual do produto na seção Termos e Condições. Se você não possui o manual do seu produto, acesse nossa área de Assistência e baixe a versão em PDF. Para mais informações, vejao Código de Defesa do Consumidor clicando aqui.

    O que é a “Garantia Estendida” da Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    Para garantir ainda mais a sua tranquilidade, na Loja Consul (loja.consul.com.br) você tem a possibilidade de expandir ou complementar a garantia original de fábrica do seu produto, garantindo, dessa forma, a cobertura de gastos com reparos ou a substituição de componentes e peças defeituosas. O Seguro da Extensão de Garantia Diferenciada terá seu período de cobertura descrito no Certificado de Apólice e seu início será a partir das 24 horas do dia do término da Garantia do Fabricante. Garantias (o que está coberto)

    A Cobertura Básica do Seguro Extensão de Garantia Diferenciada cobre a indenização dos custos totais de mão-de-obra e de reposição de peças ou componentes para o conserto do produto afetado pela ocorrência de um defeito. Para a cobertura Troca Garantida, válida para produto(s) Eletro portátil(teis) de até R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), para benefício do Segurado, é garantido a troca do bem, uma única vez, através da Loja Consul (loja.consul.com.br), durante o período de vigência. Este serviço é administrado pela GARANTECH – Itaú Seguros S/A – CNPJ: 61.557.039/0001-07 sucessora de Unibanco Seguros S/A (CNPJ 33.166.158/0001-95), cuja incorporação está em processo de homologação pela Susep; SEGURO DE GARANTIA ESTENDIDA – Extensão Garantia – Diferenciada: Processo SUSEP 15414.001284/2005-80 – O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. A íntegra das Condições Gerais encontra-se disponível com a Garantech no site www.garantech.com.br – CNPJ: 61.557.039/0001-07 sucessora de Unibanco Seguros S/A (CNPJ 33.166.158/0001-95), Processo SUSEP 15414.001284/2005-80, administrado pelo Itaú Seguros S/A. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Qual é o tempo de garantia do meu produto Consul?

    Os produtos Consul têm garantia de 12 meses (três primeiros meses de garantia legal e nove últimos meses de garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A.). A garantia vale a partir da data de entrega do produto e compreende a substituição de peças e mão-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados pelo fabricante ou Rede de Serviços Consul como sendo de fabricação. Procure seguir as condições de uso descritas no Manual do Consumidor, enviado junto com o seu produto Consul. Isso garante a manutenção e um ótimo funcionamento do produto. Mas fique de olho, a garantia de 12 meses perde a validade nos seguintes casos: se o uso do produto não for exclusivamente doméstico; se o dano tiver sido causado por uso impróprio, negligência ou sinistros e catástrofes naturais; com transporte, embalagem e seguro, em caso de necessidade de reparos fora do perímetro urbano das cidades e/ou localidades onde existam a Rede de Serviços Consul; com a instalação do produto e preparação do local para a mesma (rede elétrica, gás); se comprovado que na instalação ou utilização não foram observadas as especificações e recomendações do Manual de Instrução; e se houver sinais de violação do produto ou adulteração de sua identificação.

    O que não está coberto na garantia do meu produto Consul?

    O seu produto Consul é garantido contra defeitos de fabricação, pelo prazo de 12 meses, contados a partir da data da emissão da Nota Fiscal ou da entrega do produto, ao primeiro adquirente. As condições de garantia são: • 3 (três) primeiros meses – garantia legal

    • 9 (nove) últimos meses – garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A.

    As garantias legal e/ou especial não cobrem: • Despesas com a instalação do produto realizada pela Rede de Serviços Consul ou por pessoas ou entidades não credenciadas pela Whirlpool S.A., salvo os produtos mencionados no Manual do Consumidor;

    • Despesas decorrentes e consequentes de instalação de peças e acessórios que não pertençam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A., salvo os especificados para cada modelo no Manual do Consumidor;

    • Despesas com mão-de-obra, materiais, peças e adaptações necessárias à preparação do local para instalação do produto, ou seja: rede elétrica, de gás ou hidráulica, alvenaria, aterramento, esgoto, etc.;

    • Falhas no funcionamento do produto decorrentes da falta de fornecimento ou problemas e/ou insuficiência no fornecimento de energia elétrica, água ou gás na residência, tais como: oscilações de energia elétrica superiores ao estabelecido no Manual do Consumidor, pressão de água insuficiente para o ideal funcionamento do produto;

    • Serviços e/ou despesas de manutenção e/ou limpeza do produto;

    • Falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resíduos, ou ainda, decorrentes da existência de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilização;

    • Transporte do produto até o local definitivo da instalação;

    • Produtos ou peças que tenham sido danificados em consequência de remoção, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais como relâmpago, chuva, inundação, etc.;

    • Despesas por processos de inspeção e diagnóstico, incluindo a taxa de visita do técnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo não coberto por esta garantia.

    • Chamados relacionados a orientação de uso de eletrodoméstico, cuja explicação esteja presente no Manual do Consumidor ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, serão cobrados dos consumidores.

    • Defeitos estéticos (produtos riscados ou amassados) ou com falta de peças internas ou externas de produtos vendidos no estado, saldo ou produtos de mostruário. Esses produtos têm garantia de 12 meses apenas para defeitos funcionais não discriminados na nota fiscal de compra do produto. A garantia especial não cobre: • Deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do município sede da Rede de Serviços Consul, o qual poderá cobrar taxa de locomoção do técnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem emitida pela Whirlpool S.A. divulgada através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC);

    • Peças sujeitas ao desgaste natural, descartáveis ou consumíveis, peças móveis ou removíveis em uso normal, tais como, lâmpadas, filtros, botões de comando, puxadores, produtos riscados e amassados, bem como, a mão-de-obra utilizada na aplicação das peças e as consequências advindas dessas ocorrências.

    Para mais informações sobre o termo de garantia e sua cobertura consulte o manual do produto na seção Termos de Garantia. Se você não possui o manual do seu produto acesse nossa área de Assistência e baixe a versão em PDF.Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

  • Loja Virtual

    Posso comprar a prazo na Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    Sim, os produtos podem ser parcelados nos pagamentos via cartões de crédito. Consulte a condição de cada produto para as opções de parcelamento. Se quiser saber mais sobre nossas formas de pagamento acesse nossos Termos e Condições. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Onde consigo informações sobre a minha compra ou meu pedido realizados na Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    Em Minhas Compras, você obtém todas as informações sobre a sua compra, inclusive a respeito do andamento da entrega. No mesmo link, é possível entrar em contato conosco ao clicar no botão “Fale com a Consul sobre esta compra”.Se você ainda tiver alguma dúvida, acesse a Ajuda Online ou nos mande um e-mail.

    Quero alterar uma compra já finalizada na Loja Consul (loja.consul.com.br). O que tenho que fazer?

    Entre em contato conosco através do chat ou por e-mail. Tenha em mãos o número de seu pedido e alteração que deseja realizar. Para mais informações sobre trocas e devoluções e cancelamento de pedidos consulte nossos Termos e Condições. Fique de olho: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    A Loja da Consul vende todos os produtos da Consul?

    Sim, atualmente a Loja Consul vende online todos os produtos da sua linha. Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    É seguro comprar na Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    Sim, é seguro realizar as suas compras através da Loja Consul (loja.consul.com.br). A segurança de suas informações pessoais é nossa prioridade. Para garantir esta segurança, adotamos algumas medidas: Criptografia de dados:

    Todas as vezes que você acessar alguma seção do site que solicite que você se identifique ou forneça informações à Consul, a transferência desses dados entre seu computador e o site será realizada através de uma conexão segura, que codifica as informações antes de elas serem transferidas pela Internet. Esta conexão segura está homologada pela empresa VERISIGN, a maior autoridade mundial em certificação digital. Senha de usuário para compra:

    Para assegurar que o acesso às suas informações pessoais não seja efetuado por terceiros não autorizados, você deverá escolher uma senha de acesso ao site Consul. Você poderá alterá-la a qualquer momento, clicando no link “esqueci minha senha” e confirmando alguns de seus dados. A sua senha de acesso é pessoal e intransferível, e você deverá mantê-la em sigilo. Outras medidas para proteger sua privacidade:

    Além das medidas de segurança mencionadas acima, o site automaticamente cancelará a identificação em andamento após 30 minutos de inatividade. Esse é mais um cuidado para evitar que terceiros não autorizados tenham acesso a seus dados. Fique de olho: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal.

    Se você ainda tiver alguma dúvida, acesse a nossa página de Privacidade e Segurança.

    Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Como consigo saber o status do meu pedido na Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    A entrega é feita conforme a opção de pagamento selecionada no momento da compra, e depende da confirmação do pagamento pelo banco (para compras feitas pelo débito automático ou boleto bancário) ou da data de aprovação do débito (para compras realizadas pelo cartão de crédito). O prazo de entrega varia conforme a região: você pode verificar essa informação no momento do preenchimento do CEP de destino, antes inclusive da efetivação da compra. O cálculo do prazo de entrega leva ainda em consideração o local de distribuição entre os nossos Centros de Distribuição, situação que pode sofrer manutenção diária conforme disponibilidade de estoque local. Diariamente, nosso sistema de compra efetua automaticamente consultas dos nossos estoques, conforme o CEP de destino em nossos Centros de Distribuição e define o prazo de entrega, conforme disponibilidade do item selecionado.Em Minhas Compras, você obtém todas as informações sobre a sua compra, inclusive a respeito do andamento da entrega. No mesmo link, é possível entrar em contato conosco ao clicar no botão “Fale com a Consul sobre esta compra”. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal.

    Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui. Se restar alguma dúvida, acesse a Ajuda Online ou nos mande um e-mail.

    O que é a “Garantia Estendida” da Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    Para garantir ainda mais a sua tranquilidade, na Loja Consul (loja.consul.com.br) você tem a possibilidade de expandir ou complementar a garantia original de fábrica do seu produto, garantindo, dessa forma, a cobertura de gastos com reparos ou a substituição de componentes e peças defeituosas. O Seguro da Extensão de Garantia Diferenciada terá seu período de cobertura descrito no Certificado de Apólice e seu início será a partir das 24 horas do dia do término da Garantia do Fabricante. Garantias (o que está coberto)

    A Cobertura Básica do Seguro Extensão de Garantia Diferenciada cobre a indenização dos custos totais de mão-de-obra e de reposição de peças ou componentes para o conserto do produto afetado pela ocorrência de um defeito. Para a cobertura Troca Garantida, válida para produto(s) Eletro portátil(teis) de até R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), para benefício do Segurado, é garantido a troca do bem, uma única vez, através da Loja Consul (loja.consul.com.br), durante o período de vigência. Este serviço é administrado pela GARANTECH – Itaú Seguros S/A – CNPJ: 61.557.039/0001-07 sucessora de Unibanco Seguros S/A (CNPJ 33.166.158/0001-95), cuja incorporação está em processo de homologação pela Susep; SEGURO DE GARANTIA ESTENDIDA – Extensão Garantia – Diferenciada: Processo SUSEP 15414.001284/2005-80 – O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. A íntegra das Condições Gerais encontra-se disponível com a Garantech no site www.garantech.com.br – CNPJ: 61.557.039/0001-07 sucessora de Unibanco Seguros S/A (CNPJ 33.166.158/0001-95), Processo SUSEP 15414.001284/2005-80, administrado pelo Itaú Seguros S/A. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Ainda não recebi minhas compras da Loja Consul (loja.consul.com.br), o que devo fazer?

    Veja abaixo os motivos que podem alterar a data de entrega de um pedido: • Inconsistência nos dados informados no cadastro.

    • Dificuldades na confirmação do cadastro para liberação do pedido.

    • Ausência de responsável para receber o produto no local de entrega.

    • Recusa no recebimento da mercadoria por terceiros.

    • Fatores naturais como chuvas, acidentes, entre outros.

    • Apontamento pelos nossos transportadores de anomalia com a qualidade da embalagem ou do produto.

    • Necessidade de contratação e pagamento de serviços de empresas para içamentos, mão de obra para transportes de movimentações interna no endereço de entrega e ou contratação de mão de obra de assistência técnica, para remoção da embalagem e partes do produto. Ao constatar qualquer dificuldade, nossos entregadores imediatamente informam à equipe responsável da Loja Consul, que entra em contato com o consumidor, através de e-mail ou contato telefônico, para confirmar e completar os dados e concluir a entrega, ou, se for o caso, providenciar o cancelamento com devolução dos valores pagos. Dica: dados incorretos ou incompletos podem gerar atraso desnecessário. Mantenha seu cadastro atualizado e acesse Minhas Compras para acompanhar o status do seu pedido. Para mais informações sobre entregas, acesse nossos Termos e Condições. Fique de olho: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas, devem ser consultadas as informações específicas do canal.

    Para informações gerais, veja o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Eu posso imprimir outro boleto bancário da minha compra na Loja Consul?

    Ao clicar em Minhas Compras, você é informado sobre o andamento de suas aquisições e pode imprimir o boleto bancário, caso tenha optado por essa forma de pagamento. A vantagem do boleto bancário é que você pode pagar em qualquer agência bancária, por telefone ou até mesmo pela internet, dependendo do seu banco. Quando você optar por essa forma de pagamento, lembre-se de que o prazo de entrega do seu pedido só começa a ser contado a partir do recebimento da confirmação do pagamento, feita pela instituição bancária. Essa confirmação pode demorar de quatro a sete dias úteis, dependendo da forma de pagamento escolhida. O seu boleto tem a data de vencimento de sete dias úteis e, após essa data, o documento perde a validade. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal.

    Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Quais são as formas de pagamento disponíveis na Loja Consul?

    Os produtos adquiridos na Loja Consul (loja.consul.com.br) podem ser pagos por meio de cartão de crédito (Visa, Mastercard, Diners, American Express e Hipercard), boleto bancário (lembre-se que o prazo de entrega do seu pedido só começará a contar a partir do recebimento da confirmação do pagamento, feita pela instituição bancária) e débito automático em conta corrente (disponível somente para os clientes do Banco Santander e Banco Itaú). Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

    Quero cancelar meu pedido na Loja Consul (loja.consul.com.br) pois me arrependi ou desisti da compra, o que posso fazer?

    Para desistência antes do recebimento do produto, você deve recusar o produto no ato da entrega e comunicar a Loja Consul (loja.consul.com.br) que providenciará o cancelamento em até 10 (dez) dias corridos após o recebimento do produto em seu centro de distribuição. Caso receba o produto e queira desistir da compra, você tem o direito de devolvê-lo e receber a restituição do valor de seu pedido. O prazo para desistência da compra é de 7 (sete) dias corridos, a contar do recebimento do produto. O pedido só é cancelado se o produto estiver sem indícios de uso, acompanhado de nota fiscal, manual e todos os seus acessórios. O cancelamento do pedido é realizado após análise do produto pela Loja Consul (loja.consul.com.br). A análise é realizada em até 7 (sete) dias úteis, contando a partir do recebimento do produto. Caso o produto atenda às exigências acima, a restituição do valor pago ocorre conforme opções de pagamento abaixo. Cartão de crédito:

    É solicitado o cancelamento do débito à administradora do seu cartão. Caso já tenha ocorrido débito, o estorno da(s) parcela(s) paga(s) pode ocorrer em até 2 (duas) faturas subsequentes. Lembramos que esse procedimento é de responsabilidade do banco emissor. Boleto bancário:

    A restituição é realizada através de depósito em conta corrente do titular da compra, mesmo CPF, em até 10 (dez) dias úteis. Atenção: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal. Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

Dúvidas mais acessadas

  • Assistência Técnica

    Onde posso comprar peças de reposição originais Consul?

    As peças de reposição de nossos produtos devem ser adquiridas em nossa Rede de Assistência Técnica Autorizada. Quer saber onde fica o balcão mais perto da sua casa? Clique aqui.

  • Compra

    É seguro comprar na Loja Consul (loja.consul.com.br)?

    Sim, é seguro realizar as suas compras através da Loja Consul (loja.consul.com.br). A segurança de suas informações pessoais é nossa prioridade. Para garantir esta segurança, adotamos algumas medidas: Criptografia de dados:

    Todas as vezes que você acessar alguma seção do site que solicite que você se identifique ou forneça informações à Consul, a transferência desses dados entre seu computador e o site será realizada através de uma conexão segura, que codifica as informações antes de elas serem transferidas pela Internet. Esta conexão segura está homologada pela empresa VERISIGN, a maior autoridade mundial em certificação digital. Senha de usuário para compra:

    Para assegurar que o acesso às suas informações pessoais não seja efetuado por terceiros não autorizados, você deverá escolher uma senha de acesso ao site Consul. Você poderá alterá-la a qualquer momento, clicando no link “esqueci minha senha” e confirmando alguns de seus dados. A sua senha de acesso é pessoal e intransferível, e você deverá mantê-la em sigilo. Outras medidas para proteger sua privacidade:

    Além das medidas de segurança mencionadas acima, o site automaticamente cancelará a identificação em andamento após 30 minutos de inatividade. Esse é mais um cuidado para evitar que terceiros não autorizados tenham acesso a seus dados. Fique de olho: a informação acima é válida somente para compras realizadas através da Loja Consul (loja.consul.com.br). Para compras realizadas em outros canais de vendas devem ser consultadas as informações específicas do canal.

    Se você ainda tiver alguma dúvida, acesse a nossa página de Privacidade e Segurança.

    Para mais informações, acesse o código de defesa do consumidor clicando aqui.

  • Limpeza e Manutenção

    A lâmpada do meu forno queimou. Como faço para trocá-la?

    Antes de tudo, feche o registro do gás, desligue o fogão da tomada e certifique-se de que o botão Dupla Função esteja desligado. Gire o protetor da lâmpada no sentido horário até soltá-lo completamente. Desrosque e remova a lâmpada queimada. Rosqueie a nova lâmpada com cuidado e certifique-se de que está bem encaixada. Ligue o fogão na tomada e teste o funcionamento da lâmpada apertando o botão Dupla Função. Se funcionou, coloque novamente o botão Dupla Função na posição desligado e tire novamente o fogão da tomada. Recoloque o vidro protetor rosqueando no sentido anti-horário. Ligue o fogão e utilize-o normalmente.

  • Dicas de uso

    Meu forno Consul não fica aceso. Sempre tenho que segurar o acendedor por algum tempo até que a chama fique acesa. Será que ele está com defeito?

    Não, isso é perfeitamente normal. Todo forno Consul é equipado com uma válvula de segurança e por isso a chama só permanece acesa se você mantiver o acendedor pressionado por, pelo menos, 10 segundos. Se o forno não acender em até 15 segundos, pare a operação e abra totalmente a porta do forno. Aguarde pelo menos um minuto antes de uma nova tentativa de acendimento. Se a chama do forno se apagar acidentalmente, retorne imediatamente o botão do forno para a posição fechado, abra a porta do forno e espere pelo menos um minuto para que o gás liberado se espalhe. Só então tente acender novamente o forno.

Sua dúvida não foi respondida?

Caso você não tenha encontrado a solução para seu problema, entre em contato.

Enviar dúvida