Faça iogurte natural em casa

Por Equipe Consul Culinária e Receitas

Faça iogurte natural em casa

 

Olha só que economia: com um potinho de iogurte natural de R$1 dá para fazer um litro de coalhada fresca – a versão caseira do iogurte industrializado, que é muito mais saudável e gostosa. Com essa receita você também consegue obter a coalhada seca típica da culinária árabe. Para isso, basta deixar a coalhada fresca num coador de pano ou papel por 12 horas na geladeira, para que o soro do leite escorra.

Para dar sabor ao seu iogurte feito em casa, você pode adicionar frutas frescas ou em forma de geléia, o que é ainda melhor que os aromatizantes químicos encontrados nas versões prontas do supermercado.

Aprenda a fazer sua versão de iogurte caseiro saudável e sem conservantes com a receita a seguir:

Ingredientes:

2 litros de leite fresco (pode ser os tipo A ou B)
200g de iogurte natural

Preparo:

Em uma panela, ferva o leite a 85°C – use um termômetro culinário para controlar a temperatura. Transfira o leite para um recipiente de vidro com tampa, deixando esfriar para 45°C. Adicione o iogurte, mexendo delicadamente. Tampe o recipiente e cubra-o com um pano de pratos, deixando descansar fora da geladeira por 12 horas. Depois, coloque na geladeira e sirva-o gelado.

———————————————————————————————————-

Culinária e Receitas é o tema que trazemos para você todas as terças-feiras, apresentando opções variadas de cardápios para todos os gostos e bolsos, e para todas as ocasiões – desde um almoço de domingo com a família a um lanche para as crianças.

Leia mais:

Equipe Consul

A Consul tem soluções bem pensadas para facilitar o seu dia a dia com bom humor e criatividade há mais de 60 anos - e está aqui para compartilhar cada vez mais dessas ideias com vocês.