Imagem

Dicas de higienização dos alimentos

A higienização é a etapa mais importante no consumo de alimentos, principalmente dos vegetais. Todos devem ser lavados e higienizados assim que chegam da feira ou do supermercado. Isso acontece porque os alimentos já carregam microrganismos que são naturais de seu plantio e colheita, acumulando outros durante todo o processo de manuseio e transporte, até chegar na sua mesa.

Mas antes de mostrar como higienizar verduras e frutas, vamos te ensinar a sanitizar os utensílios que serão usados durante o processo, mantendo-os sempre bem limpos e prontos para o uso:

Como fazer a escolha e higienização de utensílios de cozinha

Tábuas de corte

Dependendo do material, tábuas de corte precisam de atenção redobrada. As feitas em madeira são consideradas ideais para manusear alimentos, mas podem criar fissuras que acumulam impurezas e micro-organismos de usos anteriores, as de plástico são ainda mais suscetíveis ainda, mas costumam ser mais baratas. As de vidro temperado não riscam tanto, mas vão desgastar o fio das suas facas mais depressa. Qual escolher vai depender de suas necessidades e possibilidades. Para mais segurança, também recomendamos ter várias tábuas de corte diferente, uma para frutas, outra para vegetais e legumes, outra para carnes, etc. Mas elas podem ser higienizada da seguinte forma:

  1. Lave a tábua com detergente e água.
  2. Passe em toda a superfície uma solução com água e vinagre, na proporção de 2 para 1, e deixe secar.
  3. Armazene-a em local seco e arejado.

Potes

Potes devem sempre ser muito bem lavados com água e detergente e secados imediatamente depois do enxágue, ou expostos ao sol direto enquanto secam. Os potes de vidro podem ser higienizados da seguinte forma:

  1. Forre uma panela grande com um pano de prato.
  2. Coloque os potes nela de maneira que não se encostem
  3. Encha a panela com água até que os potes estejam submersos (aqui você se certifica de que eles não estejam encostando uns nos outros, ou vão quebrar).
  4. Em fogo alto, deixe a água ferver e conte 15 minutos a partir daí.
  5. Com 10 minutos de fervura, coloque as tampas dos potes.
  6. Apague o fogo e remova-os com cuidado.
  7. Deixe-os secar com o tempo.

Os potes plásticos podem se deformar em temperaturas muito altas, então álcool em gel (ou álcool 70 líquido) são seus melhores amigos nesse caso.

Panos de prato

Por acumular umidade, o pano de prato pode virar vetor de contaminação para outros utensílios até então higienizados, então todo cuidado é pouco com eles. O processo de higienização é simples:

  1. Ferva os panos de prato por 5 minutos em uma solução com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água.
  2. Em seguida lave-os normalmente na máquina de lavar.
  3. Depois de secos, utilize o ferro de passar roupas e guarde-os.

Passo a passo de como higienizar frutas e verduras

O processo de higienização dos alimentos, também conhecido como sanitização, é importante para manter os alimentos seguros ao consumo para você e sua família. Isso se aplica a todos os vegetais e frutas que consumimos junto da casca e das folhas. Frutas descascadas, como banana e mamão, não precisam passar por esse processo. Confira o passo a passo para realizar a higienização de vegetais e frutas:

  1. Sempre lave bem as mãos com água e sabão antes de manipular qualquer alimento, mesmo quando for higienizá-los.
  2. Remova o excesso de sujeira das frutas e demais vegetais com água corrente.
  3. Retire folhas, partes e pedaços estragados ou machucados para evitar que contaminem o restante do alimentos.
  4. Em uma ou mais vasilhas, a depender da quantidade de alimentos, faça uma solução de 1 colher de sopa de água sanitária ou hipoclorito de sódio para cada litro de água. Caso não os tenha à disposição, vinagre ou cloreto de sódio são substitutos menos agressivos (e também menos efetivos).
  5. Deixe os vegetais mergulhados na solução por 15 minutos.
  6. Após isso, enxague bem os alimentos com água corrente e deixe-os secar naturalmente.
  7. Os que não forem prontamente consumidos devem ser armazenados nos potes já higienizados.

Com a higienização das frutas e das verduras devidamente feita, vai precisar encontrar a melhor maneira de guardar tudo isso. Nós ensinamos como organizar a geladeira em apenas 6 passos.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!