Imagem

Frost Free, Cycle Defrost, Manual e Seco: diferentes tipos de degelo

Você sabia que o degelo da geladeira tem tanta importância quanto sua capacidade de refrigeração? Essa função é fundamental porque ela possibilita retirar o acúmulo de partículas solidificadas e contribui para o bom funcionamento e limpeza das geladeiras. No entanto, é importante dizer que existem diferentes maneiras de retirar esse excesso de gelo do refrigerador. 

A seguir conheça mais sobre o Degelo manual, Degelo seco, Cycle defrost e Frost Free

Degelo manual

Como o nome diz, o degelo manual requer um trabalho de desligar a geladeira, e esperar que o gelo acumulado nas superfícies do freezer e, às vezes, até da geladeira derreta. Esse tipo de degelo não é muito prático e dá trabalho para limpar a água derretida do refrigerador. Geralmente o degelo manual é encontrado em geladeiras mais antigas.

Como fazer o degelo manual

  1. Tire geladeira da tomada.
  2. Espere que todo gelo derreta.
  3. Recolha toda água derretida da bandeja.

Degelo seco

As geladeiras de degelo seco não necessitam ser desligadas da tomada para que as camadas de gelo derretam. Esse tipo de refrigerador vem com um botão de degelo, que derrete a água solidificada do freezer e escoa para um reservatório localizado na parte de trás da geladeira, em cima do compressor e é evaporada com o calor do compressor. No degelo seco, basta apertar o botão e esperar o gelo derreter. E vale dizer que é necessário apertar o botão de degelo de acordo com a periodicidade indicada no manual do aparelho.

Cycle Defrost

Os aparelhos com a tecnologia de cycle defrost necessitam de degelo manual, sendo necessário descongelar o refrigerador cerca de duas vezes ao ano. É bem menos trabalhoso do que o degelo manual. 

A geladeiras que possuem o cycle defrost, que em tradução livre significa ciclo de descongelamento, possuem uma melhor circulação do ar frio dentro da geladeira, evitando que haja um acúmulo de gelo nas paredes internas do aparelho.

Frost Free

Os aparelhos com tecnologia frost free, que em tradução livre significa “livre de gelo”, possibilitam que não aconteça nenhum tipo de acúmulo nas paredes internas do refrigerador. Sendo assim, não há necessidade de descongelar a geladeira, como nas versões anteriores. 

Além de proporcionar uma facilidade na rotina por não haver necessidade de descongelar o aparelho. É importante dizer que o acúmulo de gelo faz com que a geladeira precisa trabalhar mais para manter o bom funcionamento, podendo acarretar em um aumento da conta de luz. 

Nos modelos frost free esse tipo de problema não acontece, o que pode contribuir positivamente para uma redução na conta de luz. Para quem busca economia, praticidade e uma melhor performance da geladeira, os modelos frost free são as melhores opções do mercado

Aproveite e conheça agora mesmo todos os modelos de geladeira Consul com sistema Frost Free, Cycle Defrost, Degelo Manual e Seco, Agora que você sabe quais são os tipos de degelo, que tal aprender como fazer degelo?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!