Faça você mesmo: composteira orgânica

Uma composteira com produtos orgânicos dentro
Imagem

E se além de fazer a coleta seletiva em casa, você conseguisse dar um jeito em grande parte do lixo orgânico que produz? Com a ajuda de uma composteira orgânica, isso fica bem fácil e você ainda consegue criar adubo para suas plantas. Bem pensado, né?

Siga o nosso passo a passo de como construir a sua própria composteira orgânica e comece hoje mesmo a repensar seus hábitos de consumo para melhor!

Composteira com produtos orgânicos dentro

Construindo a composteira

Com estes materiais, você vai ter uma composteira pequena. O que é suficiente para processar o lixo de duas a três pessoas.
• 3 caixas plásticas médias
• Furadeira com broca de 1mm, n°4 e 5/8
• Uma torneirinha plástica, daquelas de encaixar em bebedouro de água, tamanho 5/8
• Serragem ou folhas secas
• Terra preta
• 250 minhocas vermelhas da Califórnia. Podem ser encontradas em lojas específicas para jardinagem.

Como fazer

Fure duas das caixas com a furadeira, usando a broca n°4, para permitir que as minhocas circulem entre as caixas, e que o chorume produzido pela compostagem (parte líquida usada como pesticida natural em plantas) seja escoado para a caixa inferior.

Ainda com a furadeira em mãos, troque a broca n°4 pela de 1 mm, e faça pequenos furos na tampa da composteira, para permitir que o composto orgânico seja oxigenado corretamente durante o processo de compostagem, sem deixar odores desagradáveis escaparem para o ambiente.

Troque para a broca de tamanho 5/8 e faça um furo na parte baixa da caixa que vai receber a parte líquida da compostagem (a caixa sem furos), fixando a torneirinha plástica – a qual vai facilitar a retirada desse líquido, que pode ser utilizado como fertilizante, sendo pulverizado nas plantas.

Agora chegou a hora de sujar as mãos!
Coloque 5 cm de terra preta nas duas caixas que foram furadas com a broca n°4 e cubra a terra com as minhocas.

Por cima das minhocas, jogue o lixo orgânico de cozinha sempre na caixa de cima e cubra com serragem de madeira ou folhas secas, tampando a composteira. Depois de mais ou menos um mês, a caixa estará cheia de resíduos – e aí, a caixa do meio, que está vazia, vai para cima, e a cheia vai para o meio.

O que pode e não pode jogar na composteira?

Tenha em mente que a sua composteira não é grande e que ela funciona naturalmente. Ou seja, embora o processo seja completamente natural, ele é bastante lento. Não vá jogar litros de lixo, porque ela provavelmente não vai dar conta de decompor tudo. Se você acha que produz muito lixo orgânico, talvez seja melhor construir uma composteira maior e com mais minhocas.

Composteira com produtos orgânicos dentro e os textos: Frutas. Legumes. Verduras. Grãos. Sementes.

Com isso em mente, vamos à lista do que pode e não pode jogar na composteira.

O que pode

• Frutas, legumes, verduras, grãos e sementes;
• Saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra de café e de cevada (com filtro);
• Sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovos;
• Palhas, folhas secas, serragem, gravetos, palitos de fósforo e dentais, podas de jardim.

O que não pode

• Carnes de qualquer espécie;
• Fezes de animais carnívoros;
• Papel higiênico usado.

Ah, e não se esqueça de deixar sua composteira sempre em locais protegidos de chuva e sol – sua área de serviço é um lugar ideal para acomodar sua composteira doméstica.

Fonte: https://moradadafloresta.eco.br/

Compartilhar