Imagem

Como lavar roupa na máquina?

Lavar roupa é mais fácil do que você pensa. Se você tem alguma dúvida sobre como lavar roupa na máquina, a gente Facilita!

1ª regra: Separe as roupas

Por cores

A mistura de cores durante a lavagem pode causar manchas. Separe as roupas claras das roupas escuras e coloridas e lave um grupo por vez.

Por tecidos

Roupa íntima: por serem peças delicadas e pequenas, o indicado é usar saquinhos próprios para este tipo de lavagem.

Toalhas
Roupas de cama
Toalhas de mesa e panos de prato
Algodão
Jeans
Tecidos delicados

2ª regra: Cheque se as peças desbotam

Alguns tecidos soltam mais tinta que outros e na lavagem isso pode acabar manchando as outras. Por isso faça o teste de firmeza das cores. Para saber se o tecido solta tinta, escolha um desses testes de solidez da cor: 

Teste 1:

  • Molhe apenas uma área imperceptível da peça.
  • Passe o ferro de passar na parte em que foi umedecida. 
  • Caso essa área fique manchada, é um sinal que essa peça solta tinta e não é indicado levá-la a máquina junto com outras roupas.

Teste 2:

  • Para realizar esse teste, é necessário deixar a roupa de molho.
  • Em um copo com água morna, coloque duas colheres de sabão em pó ou líquido.
  • Dissolva esse líquido sobre a peça de roupa por cerca de 20 minutos.
  • Depois enxágue e observe se ela solta tinta.

3ª regra: Sustentabilidade

Não use a máquina para lavar uma ou duas peças de roupa. Procure sempre acumular uma boa quantidade de peças para lavá-las de uma só vez e economizar água e energia. Mas não se esqueça de separá-las antes. Outra dica é reutilizar a água para lavar quintais e calçadas.

4ª regra: Sabão no dispenser

Coloque sempre o sabão e amaciante no dispenser da sua lavadora, ou dissolva-o na água antes da lavagem.

5ª regra: Dosagem certa para a lavagem na máquina

Para melhores resultados, siga as instruções de lavagem da sua máquina de lavar e coloque a quantidade exata de sabão para cada tipo de lavagem, ciclo e quantidade de roupas que deseja lavar.

6ª regra: Tempo do molho

Você deve saber que para deixar as roupas mais limpas as vezes é preciso deixá-las de molho. O tempo ideal para o molho é de 30 minutos a duas horas. Ao ultrapassar este tempo, suas roupas podem acabar danificadas e com mau cheiro.

7ª regra: Cuidado com as roupas escuras

As roupas escuras precisam de cuidados especiais para não desbotarem, como deixar um tempo de molho e secar as roupas na sombra.

8ª regra: Leia a etiqueta

A etiqueta da sua roupa diz muito sobre como se deve ou não lavá-la. Algumas não podem ser lavadas com água, em água quente, na máquina, com alvejante e por aí vai.

9ª regra: Remoção de manchas

Antes de lavar, use um removedor de manchas sem cloro e lave normalmente. Se a sua máquina de lavar tiver um ciclo para a remoção de manchas, use-o para potencializar a ação do produto.

Agora você já sabe tudo sobre como lavar roupa na máquina, mas sabia que as as roupinhas de bebê merecem um cuidado especial ? Pois é, por terem a pele mais delicada, existe um jeitinho especial de como lavar roupa de bebê, mas pode deixar que a gente Facilita pra você!

Está precisando limpar a máquina de lavar? Confira aqui o passo a passo e veja como Facilitamos pra você!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!