Imagem

Aprenda a lavar e tirar manchas das suas roupas pretas

Roupas pretas são coringas no guarda-roupa: combinam com tudo e servem para todas as ocasiões. Mas, você sabe como lavá-las da maneira correta? Veja nossas dicas para que elas não desbotem e durem muito mais tempo.

1. Separe as roupas por cor e tipo de tecido

A gente sempre ensina a separar as roupas brancas das roupas coloridas. Dentro da separação de roupas coloridas, se você conseguir separar as mais claras das mais escuras, melhor ainda. Assim, evita que as escuras tinjam acidentalmente as mais claras.

Também é necessário separar por tipo de tecido. Isso porque o atrito de fibras mais macias (camisetas de algodão) com fibras mais ásperas (calças jeans) causa um desgaste e faz com que as roupas tenham uma vida útil muito menor.

2. Evite deixar de molho

Roupas pretas tendem a desbotar mais que as outras. Por isso, a não ser que seja muito necessário, evite deixá-las de molho. No caso de terem manchado, procure resolver com soluções ou tira-manchas específicos para roupas coloridas no local da mancha.

3. Não use água quente

O ideal é sempre seguir as instruções de lavagem da etiqueta da peça. Mas, via de regra, a água quente contribui no desbotamento das roupas. Então, ao lavar roupas pretas, é melhor evitar altas temperaturas.

4. Use detergente e amaciante na quantidade certa

Usar esses produtos em excesso aumenta as chances de que eles fiquem impregnados na roupa, muitas vezes causando manchas esbranquiçadas. Também é preferível usar detergente líquido no lugar da versão em pó, porque o líquido se dissolve mais uniformemente.

5. Lave no ciclo de roupas escuras

Caso, sua lavadora não possua um ciclo específico para roupas escuras, utilize o ciclo para roupas delicadas. Nesse ciclo, a agitação é menor, o que minimiza o desgaste e, consequentemente, o desbotamento.

6. Vire as roupas do avesso

Para minimizar ainda mais o desgaste decorrente do atrito, basta virar as peças do avesso antes de colocá-las na máquina. Ao secar, mantenha-as do avesso. Isso vai evitar marcas de pregadores, que são mais comuns em roupas pretas. Para passá-las, também deixe-as do avesso. Roupas escuras podem ficar com um brilho indesejado ao serem passadas a ferro.

7. Seque na sombra

Secar ao sol ajuda a desbotar as roupas mais rapidamente. Por isso, o ideal é secá-las na sombra, em local ventilado.

Como evitar e tirar manchas de desodorante de roupas pretas

Roupas pretas estão menos suscetíveis a manchas de vinho, molho de tomate, caneta, graxa, etc. Por outro lado, existe um grande vilão na hora de preservar as roupas pretas livres de manchas: o desodorante. Você sabe como evitar essas manchas tão indesejadas? Veja nosso passo a passo:

– Prefira usar desodorantes anti-manchas ou específicos para roupas pretas.
– Seque bem as axilas antes de usar o desodorante e aplique-o de maneira uniforme, sem exagerar na quantidade.
– Espere o desodorante secar antes de vestir a roupa.
– Se mesmo assim sua roupa ficar manchada, aplique detergente sobre as manchas, esfregue e prossiga com a lavagem normal.
– Caso a mancha persista, use um tira-manchas para roupas coloridas, de acordo com as instruções do fabricante.

Agora que você já sabe quais cuidados tomar com suas roupas pretas, que tal descobrir como tirar bolinhas das roupas? E o nosso guia completo de tira-manchas, você já viu?

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!