Imagem

Geladeira vazando água: como resolver?

Se você já encontrou algum vestígio de água na cozinha, sua geladeira pode estar vazando água. Mas não precisa se desesperar, vamos facilitar a sua vida e te ajudar a resolver essa tarefa.

De onde vem o vazamento de água na geladeira?

O primeiro passo para você resolver o problema da geladeira com vazamento de água é descobrir de onde essa água está vindo.

Às vezes você pode notar que a geladeira está vazando água por baixo, ou então que a sua geladeira frost free está vazando água por dentro. Identificando a origem do vazamento, fica bem mais fácil de resolver o problema.

Vazamento de água por baixo

Se você perceber que o vazamento de água está vindo por baixo, ou que a borracha da porta está úmida ou até com lodo, o vazamento provavelmente é na parte interna da sua geladeira. Isso ocorre principalmente em geladeiras que não são frost free.

Esse tipo de vazamento por baixo acontece porque o dreno da sua geladeira, localizado dentro do seu eletrodoméstico, na parte de baixo, provavelmente está entupido. Isso faz com que esse reservatório interno transborde e comece a vazar água por baixo da gaveta, empoçando na borracha e pingando no chão.

Geladeira vazando

A parte boa é que é bem fácil de resolver. Se o caso for o dreno entupido, é só esperar a sua geladeira fazer o degelo e desobstruir o caminho com um arame, ou outro objeto fino. É basicamente desentupir um furinho cheio de sujeira.

Importante: vale lembrar que não se usa produtos corrosivos para não danificar o material da geladeira.

Mas lembre-se de sempre consultar a opinião de um técnico especializado. Ele vai conseguir te dar o diagnóstico certo e a melhor solução possível, sem estragar a sua geladeira.

Geladeira Frost Free vazando água

Mesmo com uma geladeira Frost Free, o problema de vazamento de água ainda é possível. Dentro das geladeiras Frost Free também tem um reservatório, mas ele não fica necessariamente na parte de baixo do eletrodoméstico.

O caso é que pode criar uma pequena camada de gelo neste reservatório e a água não é escoada para o local correto. Com a água transbordando, ela vai começar a escorrer pela parede interna da sua geladeira.

Então, se perceber qualquer umidade na parte interna, já fique de olho para ver se não é nenhum entupimento indesejado! Um degelo completo da geladeira pode resolver o problema facilmente. Mas lembre-se sempre de pedir a ajuda de um técnico especializado para não acabar prejudicando a sua geladeira.

Problema de vazamento resolvido? Veja dicas de como manter a geladeira organizada evitando desperdício de alimentos

 

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: