Sua máquina de lavar está fazendo barulho? Veja como resolver

Imagem

A máquina de lavar fazendo barulho pode ser um sinal de que alguma coisa não está correta no funcionamento. Entretanto, o problema pode ser mais simples do que você imagina se descoberto e corrigido a tempo. Para desvendar esse mistério, é preciso prestar atenção aos momentos do ciclo de lavagem em que acontece com mais frequência.

Além disso, vale entender se o barulho não se trata de um simples objeto esquecido em uma peça de roupa. Por isso, separamos um pequeno guia de orientação que você pode usar antes mesmo de recorrer à assistência técnica. Veja só!

Máquina de lavar fazendo barulho, o que pode ser?

Pequenos objetos esquecidos em roupas:

Para evitar que o barulho aumente ou mesmo que algum item se prenda a partes da máquina durante o ciclo de lavagem, é importante, antes de colocar suas roupas na máquina, verificar se não há nada em bolsos ou se botões de camisas e de calças estão fechados.

Sua máquina de lavar está fazendo barulho? Veja como resolver

Tudo porque, ao deixar objetos, como moedas, grampos, isqueiros ou mesmo botões abertos, o barulho pode aumentar com as mudanças de ações (como lavar ou enxaguar) e, ainda, há um grande risco de esses objetos se prenderem em partes essenciais do funcionamento da máquina, o que pode causar problemas graves.

A dica aqui é: após a identificação do objeto que está causando o barulho, é necessário retirá-lo. Para a retirada de uma simples moedinha, por exemplo, o correto a se fazer é:

  • Esvaziar a máquina;
  • Achar o objeto (se necessário, incline a máquina para frente e para trás para que ele caia na cuba);
  • Removê-lo com a máquina vazia e refazer o processo de lavagem do início, observando se ainda há algum barulho.

Além disso, vale também observar se os pequenos itens não estão presos no filtro ou ainda no tambor, se esse for o problema, veja aqui como tirar objetos dentro da máquina de lavar.

Falha no rolamento do tambor:

Ao ouvir barulhos na hora da centrifugação da roupa, é necessário verificar se o rolamento do tambor não está com alguma falha. Desta forma, um jeito mais fácil de testar em casa mesmo é, com a máquina desligada, tentar girar o tambor manualmente.

Se houver barulhos nesse momento e sua constatação for de que a máquina de lavar está fazendo barulho no rolamento, se esse for caso a melhor opção é comprar um novo rolamento para sua máquina de lavar, pois possivelmente essa peça esteja desgastada demais. Ainda: é possível que o tambor esteja rachado se você ouvir barulhos altos ao girá-lo.

O segundo passo para testar se o problema está no tambor é tentar levantá-lo (também com a máquina desligada e vazia) pela parte superior, de trás da porta da máquina. Se esse movimento acontecer sem nenhuma resistência é possível que os rolamentos não estejam funcionando corretamente. Nesse caso, você vai precisar chamar alguém da assistência técnica para o procedimento.

Verificar se a instalação está correta:

Se sua máquina de lavar está fazendo barulhos estranhos ao encher de água, a primeira providência a ser tomada é verificar se os pés estão alinhados corretamente de acordo com o piso em que ela está instalada. Além disso, na hora da instalação, é necessário se preocupar com a distância: o recomendado é deixar sua máquina sempre uns 10 cm longe da parede para que, eventualmente, ela não saia do lugar e danifique tanto a parte traseira da máquina quanto sua parede.

Sua máquina de lavar está fazendo barulho? Veja como resolver

Se for necessário, para quem tem o piso mais escorregadio, por exemplo, coloque antiderrapantes sob os pés do eletrodoméstico, para evitar que a máquina se movimente. Ficar atento aos desníveis pode solucionar parte dos problemas de barulho em diversos momentos do ciclo de lavagem. Outra coisa a fazer é verificar se a borracha da porta da máquina está em ordem e também o filtro de fiapos, que podem ter capturado pequenos objetos.

Volume de roupa acima da capacidade:

Se o problema for a máquina de lavar fazendo barulho na lavagem saiba que a causa disso pode ser o volume de roupas estar acima da capacidade. Lembre-se de que, se você possui uma máquina de lavar em que 11kg podem ser lavados, é preciso considerar este peso com as roupas molhadas.

Verifique se o tambor roda normalmente no momento seguinte ao terminar de encher de água e iniciar o ciclo de lavagem. Se o tambor não se movimentar direito, o excesso de peças de roupa é comprovado. Procure não colocar muitas peças ou mesmo cobertores grandes e outros itens que ocupem todo o espaço.

Se os problemas persistirem, não se esqueça de solicitar o atendimento da assistência técnica. Melhor resolver o que pode ser um problema pequeno logo no começo do que esperar que outras partes de sua lavadora sejam danificadas.

Muitas vezes, além de fazer barulho, a lavadora também fica se mexendo. Então, se você tiver com esse problema, confira aqui o que fazer quando a máquina de lavar está pulando.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!