Sinto cheiro de gás em casa. Ihhh agora?

Se você sentir cheiro de gás em casa, ATENÇÃO!

Vazamento de gás é super perigoso e significa que alguma coisa está errada com o seu fogão. Se você inalar muito o gás, pode ter sérios problemas de saúde e o contato com faíscas pode resultar em uma explosão.

Para evitar acidentes, a gente te ensina o que você deve fazer nesses casos. Dá uma olhada:

Feche o registro

Quando sentir o cheiro de gás, feche imediatamente o registro e saia do ambiente. Já se você tem o botijão dentro de casa, feche o registro, retire-o do fogão e coloque-o em um lugar bem arejado.

Areje a casa

Para circular o ar, abra bem todas as portas e janelas, para o gás sair naturalmente.

NUNCA use ventiladores para acelerar esse processo, pois eles soltam faíscas e podem causar uma explosão.

Saia do local

Enquanto você deixa a sua cozinha arejando, vá para outro local até que todo o gás saia. Inalar o gás por muito tempo pode ser extremamente prejudicial.

Ache o vazamento

Depois de fazer todos os passos, é importante achar de onde vem o vazamento. Para isso, você vai precisar de uma esponja e detergente e seguir estes passos:

1. Faça uma mistura do detergente com água.

2. Com a esponja, passe o sabão no cano que leva o gás ao fogão.

3. Abra o registro de gás.

4. Veja se saem bolhinhas do cano. Se sim, você achou o vazamento.

5. Troque a peça que causa do vazamento, que pode ser a mangueira ou registro. Se preferir, solicite uma visita técnica para fazer a troca.

Se mesmo assim, você não achar de onde vem o vazamento de gás, feche novamente o registro e entre em contato com a distribuidora de gás da sua cidade para uma visita técnica. Ah, e não use o fogão consertar o vazamento.

Caso esteja pensando em fazer uma conversão de fogão, confira as dicas de como trocar o seu sistema de gás de forma segura.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários