Imagem

Temperatura do forno: qual a ideal?

Seja você veterano ou novato na cozinha, com certeza, alguma vez no meio de um preparo, já se deparou com as indicações para usar forno alto, médio, baixo. Mas afinal, o que isso significa já que no fogão ou forno são indicadas apenas as temperaturas? Para você nunca mais solar um bolo ou assar demais a carne, a gente te mostra qual a melhor temperatura do forno para cada tipo de preparo. Ahhh, é importante sempre seguir o tempo indicado nas receitas, mas para você saber se está indo pelo caminho certo, a gente dá algumas dicas.

Níveis de temperatura do forno

Média/Baixa – temperatura 160°C

Essa temperatura é indicada para assados delicados como suspiros, suflês, e alguns preparos com banho-maria como pudins.

Média – temperatura 200°C

Temperatura ideal para bolos, tortas, pães, massas, vegetais, batata assada.

Temperatura do forno

Média/Alta – temperatura 230°C

A temperatura média do forno é indicada para assados grandes, que necessitem de maior temperatura de assamento como carnes, aves e alguns peixes.

Alta – temperatura entre 250°C e 280°C

Indicado para preaquecimento do forno e também para a finalização de preparos. Quando feito de maneira adequada, o preaquecimento contribui para um melhor resultado das receitas.

Estas são algumas dicas sobre o padrão da temperatura do forno para facilitar o seu dia a dia, mas existem algumas outras que podem te ajudar a usar o forno da melhor maneira, dá uma olhada.

Dicas de preaquecimento

Se a sua receita indica o preaquecimento e você não sabe ao certo como fazer, relaxa que a gente Facilita:

1. Ligue o forno na temperatura alta por 10 minutos para os produtos 4 bocas, e 15 minutos
para os produtos 5 e 6 bocas, antes de colocar o alimento.

2. Coloque o alimento no forno, ajuste para a temperatura desejada e aguarde o tempo de preparo da receita.

Cuidado na hora de abrir a porta

● Não utilize o forno com a porta aberta.
● Evite abrir constantemente a porta do forno, pois provoca perda de calor e diminuição da temperatura durante o preparo do seu alimento.
● Acompanhe o assado através do visor da porta.

Agora que você já sabe como usar a temperatura do forno da melhor maneira para as receitas, que tal aprender a descongelar carne no micro-ondas?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!