Imagem

Ar-condicionado desliga sozinho, o que pode ser?

Você também já passou pela experiência de estar lá curtindo o seu ar-condicionado e, do nada, percebe que ele desligou sozinho? Bom, se você está quebrando a cabeça para descobrir o que aconteceu, pode ficar tranquilo porque, geralmente o problema é bem fácil de se resolver. Uma série de coisas fazem com que o seu aparelho tome as decisões sozinho. Vamos facilitar a sua vida e explicar os motivos do porquê seu ar-condicionado desliga sozinho.

Função Timer

Antes de achar que vai ter que mandar o seu ar-condicionado para a assistência, o defeito pode nem estar nele. Primeiramente, vale checar se a função timer não está acionada para deixá-lo ligando e desligando sozinho.

Com a função “Timer On” do seu controle remoto, é possível setar o horário em que ele vai ligar. Para checar esta programação, basta pressionar o botão quando o seu ar-condicionado estiver desligado. Quando a hora do seu controle remoto começar a piscar, use as teclas de “+” e “-” para definir o horário. Para confirmar, basta pressionar o botão “Timer” novamente.

Ah, e tem também a função Timer Off, que usa a mesma lógica mas dessa vez para desligar o seu ar-condicionado.

Vale verificar se você não ativou por engano estas funções no seu produto.

Defeito no controle remoto

Se estiver tudo Ok com as programações de “Timer On” e “Timer Off”, o seu controle remoto ainda pode estar com defeito e acaba acionando este modo sem que você queira.

Para ter certeza absoluta se o problema está no controle, basta fazer o teste de deixar o controle longe do aparelho, de preferência em outro cômodo, ou retirar as pilhas. Se o seu ar-condicionado continua desligando sozinho, o problema pode estar em outras partes do seu aparelho.

Aquecimento do condensador

Um problema que também pode fazer com que seu ar-condicionado desligue sozinho é o aquecimento da parte externa, ou condensador. Se instalado em um lugar com pouca ventilação, por exemplo, pode ocorrer uma sobrecarga na temperatura da unidade, o que atrapalha a sua função e acaba no desligamento do aparelho.

Então já fica aqui o nosso aviso: não espere dar problema para cuidar do seu condensador, hein! Lembre-se sempre de fazer a manutenção do seu aparelho, tanto da parte interna, como da parte externa.

ar-condicionado unidade externa

Erro no eeprom

Para quem não está familiarizado com o termo, erro no eeprom é basicamente um problema na programação do ar-condicionado.

Para resolver, basta entrar em contato com a fabricante do seu ar-condicionado e solicitar o código eeprom para reconfiguração. O processo é bem simples e você mesmo consegue resolver em casa!

Transformadores

Não recomendamos instalar um ar-condicionado, seja Split ou Janela, sem um transformador. Isso porque, em caso de sobrecarga ou curto circuito é ele quem vai segurar o tranco.
Então, se você já usa um transformador e o seu aparelho está desligando, pode ser o transformador que está salvando o seu ar-condicionado.

Problema com o gás

Por medida de segurança, o seu ar-condicionado desliga sozinho quando é detectado um vazamento de gás do sistema. Nestes casos, o mais recomendado é pedir ajuda para um técnico profissional. Ele vai conseguir identificar onde está o defeito e evitar problemas futuros.

Se não é nenhum desses problemas, o ideal é chamar um técnico especializado. Ele vai saber dizer qual pode ser o problema e ainda te ajuda a resolver.

Agora que você já sabe sobre porque o ar condicionado desliga, que tal entender os 5 passos para instalar seu ar-condicionado Split.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento de um ar-condicionado, não deixe de conferir as ofertas de Ar Condicionado na Black Friday.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!