Se alguma vez o seu ar-condicionado teve que ir para a manutenção, muito provavelmente você já ouviu falar da serpentina de cobre e de alumínio. O caso é que estas duas opções existem, mas além do valor, uma delas é mais fácil de ser manuseada, enquanto a outra possui uma performance melhor, entre outras coisas.

Vem com a gente, que vamos explicar direitinho tudo o que você precisa saber para fazer a melhor escolha para o seu produto.

Gif com os dois tipos de serpentina e o texto: Serpentina de cobre ou alumínio?

Serpentina de cobre

A tubulação de cobre ou serpentina de cobre é uma das mais comuns de se achar. O seu valor é um pouco mais elevado, se comparado com a opção de alumínio, porém ele possui características que justificam o valor.

A principal vantagem é a sua capacidade de mudar de temperatura mais rapidamente do que o alumínio. Para ser mais claro, ele resfria e esquenta bem mais rápido do que a tubulação de alumínio. De maneira prática, essa característica faz com que o seu ar-condicionado trabalhe mais com eficiência.
Outro ponto positivo é a durabilidade do produto: cobre é bem mais rígido e resistente. Em contrapartida, ele pode oxidar, mas esse processo é tão demorado e difícil de acontecer que esse material ainda compensa ser levado em consideração, em uma possível troca.

Serpentina de Alumínio

O alumínio é, sem dúvidas, a opção mais barata. Levando em consideração que o material faz o mesmo trabalho, o preço acaba sendo um fator bastante importante.

Outro ponto positivo é o seu peso. O alumínio é muito leve e fácil de se manusear, o que colabora bastante na hora da manutenção.

Porém, ele também possui pontos negativos. O alumínio é, naturalmente, um metal mais frágil. Ou seja, você provavelmente terá que trocar a serpentina de alumínio com mais frequência do que a de cobre.
Outro problema que acontece com a tubulação de alumínio do ar-condicionado é a corrosão por contato com outros materiais e o ar. Isso faz com o que o metal fique poroso e, com o tempo, se danifique ao ponto de precisar ser trocado.

 

Serpentina de cobre ou alumínio, qual escolher?

Caso você tenha que passar pela etapa de escolher o material da tubulação do ar-condicionado, tenha em mente que as duas opções são válidas. Porém, cada uma possui suas desvantagens e vantagens. Confira abaixo com os principais pontos a se levar em consideração na hora da escolha:

Serpentina de Alumínio Serpentina de Cobre
Valor
Durabilidade
Eficiência
Manuseio

Com essas informações em mente, você já consegue fazer a melhor escolha para a manutenção do seu ar-condicionado!

E se você quer cuidar bem do seu ar-condicionado, vem ver como fazer manutenção preventiva do ar-condicionado.

O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!