Imagem

Papel alumínio no micro-ondas: pode ou não pode?

O papel alumínio é um grande aliado na hora de cozinhar e armazenar alimentos. Mas será que ele pode ir ao micro-ondas? E o papel filme? E as embalagens de delivery? Calma que nós vamos facilitar tudo para você e explicar direitinho quais são os tipos de materiais que podem e os que não podem ser levados ao micro-ondas para facilitar sua vida na hora de cozinhar e aquecer a sua comida.

Papel alumínio

A regra é válida para tudo que for feito de alumínio: não pode colocar no micro-ondas. O alumínio é um metal e, assim como todos os outros materiais deste tipo, é um condutor de energia. Isso significa que em contato com as ondas eletromagnéticas geradas pelo micro-ondas ele vai entrar em combustão. Isso mesmo, uma marmita de alumínio ou um recipiente coberto por papel alumínio no seu micro-ondas podem provocar um incêndio.

Tome muito cuidado com objetos de metal no micro-ondas. Não use recipientes feitos com este material e verifique sempre se não ficou um talher dentro do forno antes de ligá-lo. Evite acidentes!

Papel filme

Aqui a resposta é: depende. O famoso filme de PVC é feito de um tipo de plástico e, a princípio, pode ir ao micro-ondas, mas antes de fazer isso verifique se o papel filme que você comprou é liberado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para isso. Essa informação estará na embalagem do plástico filme e, se ele estiver liberado, você pode usá-lo sem preocupações.

Se o papel filme não tiver essa garantia da Anvisa ele pode contaminar a sua comida. Por conta do calor, ele pode liberar substâncias tóxicas nocivas à saúde que se misturam ao vapor e ao alimento.

Isopor

Por falar em substâncias tóxicas, esse é o caso do isopor. No micro-ondas, ele não vai derreter e nem pegar fogo, mas libera substâncias que, segundo estudos, podem causar câncer.

Assim como no caso do papel filme, existem alguns tipos de isopor que não emitem esse tipo de substância e essa informação normalmente é sinalizada pelo fabricante. Porém, se você estiver pensando em aquecer o que sobrou do seu delivery no micro-ondas dentro da própria embalagem, por já ter sido manipulada pelo restaurante, ela não deve vir com essa informação. Então, por via das dúvidas, evite colocar recipientes de isopor no micro-ondas.

Embalagens de delivery

Embalagens de delivery dentro do micro-ondas com sinal de "proibido"

Sua comida pode vir do restaurante em embalagens dos mais variados tipos e em todos os casos é melhor não colocá-las no micro-ondas. Papel, no geral, pode pegar fogo. Não é todo tipo de plástico que pode ir ao aparelho também, e o isopor, como você leu acima, é a mesma coisa. Logo, é melhor descartar as embalagens e sujar um pouco de louça para garantir a segurança da sua casa e da sua refeição.

Toalha de papel

O papel toalha é absorvente e isso o diferencia de outros papéis que podem pegar fogo no micro-ondas. É só tomar cuidado com o tempo e evitar deixá-lo por muitos minutos no forno.

Embalagens de isopor, papel toalha e papel filme dentro do micro-ondas com alertas para as precauções com o uso de cada uma delas

Agora ficou ainda mais fácil aquecer suas refeições com segurança. Depois de descobrir o que pode e o que não pode ir ao micro-ondas, saiba mais sobre o seu aparelho, como ele funciona e como você deve cuidar dele no dia a dia no nosso post completo com tudo sobre micro-ondas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!