Imagem

Ar-condicionado faz mal para o bebê?

Seja no verão ou no inverno, o ar-condicionado é um ótimo aliado para mantermos uma temperatura agradável dentro de casa. E, quando temos um bebê, esse controle é ainda mais importante. Como os pequenos são sensíveis a mudanças no clima, o aparelho é a solução ideal para conseguirmos uma temperatura amena ao longo de todo o dia.

Mas, o ar-condicionado não faz mal para os bebês?

Não! A não ser por uma contra-indicação pediátrica, a instalação do ar-condicionado no quarto do seu bebê não tem nenhum problema. Ele, inclusive, é uma alternativa mais saudável ao ventilador, que pode fazer a poeira circular pelo ar, além de não refrescar o ambiente de forma uniforme. 

Onde instalar o ar-condicionado?

Nunca posicione a saída de ar na direção do bebê! Procure instalar o aparelho de forma que a corrente de ar não fique virada para o berço ou trocador. Dê preferência, direcione o ar para as paredes distantes da cama do bebê.

Qual  a temperatura ideal para o quarto do bebê?

Assim como temperaturas muito baixas podem adoecer o neném, aquelas mais altas deixam o quarto abafado e contribuem na proliferação de bactérias. Por isso, é importante que o ar-condicionado seja mantido em temperaturas medianas, que variam entre 22ºC a 26ºC.

Um quarto de bebê com uma indicação de qual é a temperatura ideal

Principais cuidados

Por mais que não existam problemas na instalação do ar no quarto de bebês e crianças, precisamos nos atentar a alguns pontos:

Mudanças de temperatura

Justamente por toda sensibilidade dos recém-nascidos, devemos tomar cuidado com mudanças bruscas de temperatura. Se ele está em um ambiente fresco e vai para um muito quente, desligue o ar-condicionado um tempo antes, para que essa troca seja mais suave. O mesmo serve para dias frios, em que o quarto está quentinho.

Hora do banho

Se o ar-condicionado depois do banho faz mal para adultos, imagina para os pequenos!

Devemos desligar o aparelho antes do banho, assim o quarto estará em uma temperatura melhor na hora de vestir o neném. Agora, se o dia estiver muito gelado, o ar-condicionado ajudará a deixar o ambiente com um clima mais agradável, evitando a friagem.

Hora de dormir

Na hora de dormir, o ar-condicionado deve ser desligado. Resfrie ou aqueça o ambiente antes da hora do neném deitar e, assim que colocá-lo no berço, desligue o aparelho.

Troque os filtros com frequência

A troca do filtro do ar-condicionado é muito importante e, no quarto dos bebês, esse cuidado deve ser redobrado! Como eles são os responsáveis por garantir um ar mais limpo, sua manutenção se torna necessária à medida que o tempo passar.

Portanto, se, em um ambiente normal, o recomendado é limpar o filtro mensalmente, no quarto dos bebês essa limpeza deve ser quinzenal.

Deixe o ar circular no ambiente

Janelas e portas devem ser abertas por um período de tempo todos os dias. Essa circulação de ar permitirá que o ambiente receba o calor do sol e ar fresco.

Atenção à umidade do ar

Como os aparelhos de ar-condicionado retiram um pouco da umidade do ar, coloque uma bacia com água no canto do quarto ou utilize um aparelho umidificador para que o ar não fique muito seco e difícil de ser inspirado.

Pronto, com todas essas dicas o seu pequeno ou pequena não passará mais por situações  de calor ou frio dentro de casa.

Ah, lembre-se de sempre consultar o pediatra antes de tomar qualquer decisão. Só ele saberá dar a indicação correta de acordo com a saúde do seu filho.

Agora que você aprendeu a utilizar o ar-condicionado no quarto do neném, o que acha de aprender a lavar a roupa do bebê?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!