Imagem

Ar-condicionado faz mal para o bebê?

Com temperaturas cada vez mais altas, é cada vez mais comum ter um ar-condicionado em cada cômodo da casa. Porém, no meio dos planos, alguém sempre esbarra com uma dúvida: “Ar-condicionado no quarto do bebê faz mal?”

Percebemos que essa é uma dúvida muito frequente e, por isso, facilitamos para você e desvendamos todos os mitos em torno do ar-condicionado para crianças e recém-nascidos. Confira!

Posso instalar um ar-condicionado no quarto do bebê?

A não ser por uma indicação pediátrica, a instalação do ar-condicionado no quarto do bebê não tem nenhum problema.

Aliás, ele acaba sendo mais saudável do que um ventilador, que faz com que a poeira fique circulando, faz mais barulho e não resfria corretamente o ambiente. Em contrapartida, com o ar-condicionado, você consegue deixar uma temperatura média agradável para a criança, além de ter mais controle da qualidade do ar.

Qual é a temperatura indicada?

Não existe nenhuma regra quanto a este assunto. Até porque a temperatura média vai mudar conforme a hora do dia e até da estação do ano. Porém, uma temperatura agradável fica por volta dos 22ºC a 26ºC.

Um quarto de bebê com uma indicação de qual é a temperatura ideal

Outros cuidados

Por mais que seja seguro instalar o ar-condicionado no quarto da criança, você precisa lembrar de alguns cuidados para manter a saúde da sua família.

Troca de ambiente

Nos primeiros anos de vida, o bebê ainda é muito sensível para mudanças térmicas. Por isso, recomendamos que você evite ao máximo trocar a criança de cômodos, ou então levá-la para um ambiente frio depois de tomar um banho quentinho.
A dica é mudar a temperatura do quarto gradativamente para que a criança se acostume aos poucos.

Na hora de dormir

Deixar o ar ligado a noite inteira não é uma boa ideia. Durante a noite pode haver uma mudança de temperatura que não estava sendo esperada e isso vai impactar na temperatura do quarto do bebê. Por via das dúvidas, evite ao máximo.
Nesse caso, nossa dica é deixar o ar ligado por um tempo antes do bebê ir dormir, refrescando o quarto para que ele pegue no sono com mais conforto.

Filtros

Todo mundo sabe que a troca de filtros do ar-condicionado é bem importante. No quarto dos bebês, esse cuidado deve ser redobrado! Os filtros são responsáveis por garantir um ar mais limpo e, por isso, manter a limpeza deles em dia é extremamente importante!

Se tiver qualquer dúvida sobre essa troca, você pode esclarece-las nosso post sobre troca de filtro do ar.

Pronto, com essas dicas o seu pequeno ou pequena não vão precisar passar calor ou frio. Ah, e lembre-se de consultar um médico antes de tomar qualquer decisão. Só ele vai dar a indicação correta para a saúde do seu filho!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!