Imagem

Fogão branco ou inox: como escolher?

Uma das grandes dúvidas na hora de comprar um eletrodoméstico novo para a cozinha é: branco ou inox? Mais do que aparência, existem outras diferenças importantes entre os dois tipos que você precisa levar em conta para escolher entre um e outro.

Veja abaixo quais são as principais diferenças entre fogão branco e fogão de inox, e confira nossas dicas para decidir qual deles atende melhor às suas necessidades.

Fogão branco

É o tipo mais comum, que está há mais tempo no mercado e, muitas vezes, tem o preço mais em conta do que a versão inox. Veja quais são as vantagens e desvantagens destes modelos.

Fogão branco embutido na bancada da cozinha com lista de vantagens: facilidade para limpeza e mais barato que inox

Decoração neutra

Na hora de escolher seu fogão novo, é importante levar em conta o seu estilo de decoração. O que melhor combina com a sua cozinha? O fogão branco é mais fácil de combinar em qualquer cozinha – principalmente num ambiente mais básico e conservador, com paredes, piso e armários de cores claras.

Desgaste natural

Uma das principais diferenças entre os eletrodomésticos de linha branca e os de inox é a durabilidade. Com o tempo de uso, o fogão branco pode ganhar aparência amarelada, mas esse é um problema que demora anos para aparecer e você não precisa se preocupar com isso tão cedo.

Sem marcas e manchas

Uma das vantagens de comprar um fogão branco é a facilidade para limpeza. Neste acabamento, marcas de dedo e outras manchinhas não aparecem tanto quanto no fogão de inox. A superfície é fácil de limpar e manter: basta usar um pano úmido com sabão ou detergente neutro. Se a sujeira estiver muito difícil de remover, basta usar água quente, que vai ajudar a amolecer a crosta.

Valor mais em conta

No geral, os eletrodomésticos de linha branca são mais baratos que os de inox. Levando em conta todas as vantagens que apresentamos, você pode analisar melhor a relação custo x benefício de um fogão branco.

Fogão inox

Com aparência mais moderna, o fogão inox reúne várias características vantajosas para quem está planejando comprar um novo. Dê uma olhada:

Fogão inox embutido na bancada da cozinha com lista de vantagens: design moderno, facilidade para limpeza e mais durável

Design moderno

O inox fica perfeito numa cozinha com decoração contemporânea, com piso, paredes e móveis escuros. No entanto, para que o fogão de inox se encaixe perfeitamente ao ambiente, é importante levar em conta como são os demais eletrodomésticos.

Se a sua geladeira, seu micro-ondas e outros aparelhos também forem de inox, a combinação é certeira. Não há regra para combinar os eletrodomésticos, mas não deixe de levar isso em consideração para não se arrepender depois da compra.

Acabamento mais durável

O fogão de inox pode ter preço mais alto do que o branco, mas sua superfície feita de aço inoxidável certamente é mais durável e vai apresentar menos desgaste com o passar do tempo.

Cuidado na limpeza

Os dois tipos de fogão são fáceis de limpar, mas há uma diferença: a superfície de inox é mais delicada e, por isso, propensa a arranhões. Se você optar por esse tipo de fogão, tome cuidado com o que vai usar na hora da limpeza. Nada de produtos abrasivos ou esponjas de aço; use pano úmido ou a parte mais macia da bucha de lavar louça com detergente neutro para garantir a conservação da superfície.

Investimento maior

Assim como todos os outros eletrodomésticos, o fogão inox costuma ser mais caro do que o branco, mas, como você viu nos itens acima, ele oferece uma série de vantagens que podem fazer com o que o preço valha a pena.

Com nossas dicas ficou mais fácil escolher seu fogão novo? Aproveite que novembro está chegando e dê uma olhada no nosso guia para comprar fogão na Black Friday. Leia as dicas e comece hoje mesmo a planejar a renovação da sua cozinha!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!