Geladeira organizada: veja como usar melhor suas prateleiras

geladeira organizada

Ao abrir sua geladeira você sabe a função de cada compartimento, gaveta ou prateleira? Quando você entende a função de cada espaço é possível manter sua geladeira organizada e assim conservar melhor os alimentos, evitando que eles estraguem ou congelem desnecessariamente.

Primeiramente é importante entender que dentro da sua geladeira pode haver variação de temperatura. De acordo com a Agência Embrapa de Informação e Tecnologia, nas geladeiras domésticas é comum encontrar as temperaturas entre 6 e 10ºC na parte inferior e de 2º e -2ºC na parte superior. Já nos freezers domésticos as temperaturas estão entre -14 e -17ºC.

Organizadores de geladeira: entendendo os compartimentos

Para sua geladeira ficar organizada, veja qual é a função de cada compartimento e quais alimentos podem ser armazenados em cada um deles:
prateleira superior geladeira organizada

Parte superior

A parte superior da geladeira é onde concentra-se a temperatura mais baixa. Neste local devem ser colocados os alimentos que necessitam de maior refrigeração, como laticínios e derivados e alimentos prontos para o consumo.

– Queijos
– Frios
– Bebidas que precisam gelar rapidamente

primeira prateleira geladeira organizada

Primeira prateleira

A primeira prateleira pode ser um bom local para guardar sobras de alimentos, leites, ovos e manteigas. Isso porque é um local que apresenta uma temperatura baixa e sem oscilação, o que não compromete a qualidade do alimento.

– Ovos
– Manteiga
– Sobras de comida

prateleira média geladeira organizada

Prateleiras intermediárias

As prateleiras intermediárias são os locais ideais para o armazenamento de alimentos que não necessitam de refrigeração máxima. Veja a seguir o que guardar nas prateleiras intermediárias:

– Carnes que estão descongelando
– Leite
– Alimentos enlatados
– Doces
– Iogurtes

gaveta da geladeira consul

Partes inferiores

A parte mais baixa da geladeira, onde encontra-se a gaveta, é feita para proteger e conservar os alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes do contato com a umidade e também prevenir a contaminação cruzada. Em contato com a umidade, os alimentos crus podem estragar com mais facilidade.

Dica extra: as frutas não devem ser armazenadas no mesmo local que as verduras e os legumes, pois em conjunto, um alimento pode provocar o amadurecimento mais veloz do outro e assim é mais fácil de você acabar desperdiçando legumes ou verduras.

Sendo assim, na última prateleira, guarde frutas como maçãs, uvas, pêssegos, peras, ameixas, mamão e melão. Já nas gavetas, o ideal é armazenar verduras e legumes.

porta da geladeira consul

Porta da geladeira

A porta da geladeira é o local que mais sofre alterações de temperatura, por isso é importante deixar aqui itens que são consumidos constantemente e também os que não corram o risco de vencer rapidamente, como:

Água
Suco
Cerveja
Vinho
Mostarda
Ketchup
Azeitona

Uma boa opção é investir em geladeiras que possuem uma trava de segurança nas prateleiras da porta, como alguns modelos de Consul, assim suas garrafas e vidros não ficam balançando com o abre e fecha da geladeira, deixando tudo mais seguro.

freezer consul

Freezer

O freezer conta com temperaturas mais baixas entre -17º e -14ºC. Ele é usado para congelar alimentos, para manter gelados alimentos que precisam de máxima refrigeração e também para acelerar o processo de refrigeração de bebidas e sobremesas.

Esse compartimento pode ser usado para congelar qualquer tipo de alimento de forma segura, desde que esteja embalado ou coberto.

geladeira consul organizada

Personalize os espaços da sua geladeira

Nós mostramos para você que cada compartimento da geladeira tem o seu uso e os alimentos que podem ser colocados em cada um deles. Mas você sabia que é possível personalizar alguns espaços da sua geladeira?

A linha de geladeiras Frost Free com Espaço Flex permite que você personalize os compartimentos da porta da sua geladeira de 10 formas diferentes. Isso mesmo, é possível fazer diferentes combinações para guardar suas bebidas, temperos e molhos.

Além disso, o freezer da linha de geladeiras Frost Free com Espaço Flex conta também com a Prateleira Flex, que pode ser usada em três posições: ocupando toda a profundidade do freezer, recolhida, ocupando metade do freezer e totalmente recolhida.

E, se no momento de armazenar frutas e verduras você sempre se via em uma situação difícil, já que não é indicado colocar tudo junto dentro da geladeira, saiba que a linha Frost Free da Geladeira Consul conta com gavetas exclusivas para frutas e para hortaliças. Armazenando cada tipo de alimento corretamente, de forma segura e eficaz.

Se você quer conhecer mais da linha de Geladeiras Frost Free com Espaço Flex, a gente mostra para você.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!