Imagem

O que é BTU

Se você está procurando o melhor ar-condicionado para a sua casa, com certeza já se deparou com o termo de BTU. Mas afinal de contas, o que é BTU?

A unidade BTU

BTU é a sigla para British Termal Unit. Traduzindo, teremos o termo “Unidade Térmica Britânica” que é uma unidade usada para medir a quantidade de energia necessária para mudar a temperatura de um ambiente.

BTU em ar-condicionado

De uma maneira geral, o BTU em ar-condicionado também pode ser interpretado como a potência do seu aparelho. Isso quer dizer que, quanto mais BTUs, maior a capacidade do ar-condicionado de resfriar ou esquentar o lugar em que foi instalado.
No Brasil, é possível encontrar aparelhos com várias capacidades, que vão de modelos mais indicados para uso doméstico, com 7000 BTUs, até modelos de altíssima capacidade, acima de 30000 BTUs.

ar-condicionado na parede

Como escolher o BTU do ar-condicionado?

Para saber a quantidade de BTUs necessária para cada ambiente e saber como escolher o BTU do ar-condicionado ideal para a sua casa, você precisa se atentar a algumas informações importantes como tamanho do ambiente, incidência de luz solar, janelas, aparelhos eletrônicos, etc.
É importante notar que quanto maior a potência, maior será o aparelho. Por isso, vale a pena verificar o tamanho do cômodo em que você pretende instalar.
Para ter uma noção aproximada da potência que você precisa, um cálculo simples já te ajuda. Normalmente são necessários de 600 a 800 BTUs por metro quadrado e a variável fica por conta do quanto de luz solar este cômodo recebe.

Para cômodos com luz solar baixa

Como exemplo, vamos usar um quarto de 12 metros quadrados, onde só dorme uma pessoa e bate Sol apenas no período da manhã. Podemos fazer o seguinte cálculo: (600 x 12) + 600 = 7.800. Ou seja, a capacidade mínima necessária para esse quarto são 7.800 BTUs.
Se neste mesmo quarto dormirem duas pessoas, basta somar 600 ao resultado final. Exemplo: (600 x 12) + 600 + 600 = 8.400.

Neste caso, um aparelho de 9.000 BTUs é o suficiente para deixar o quarto em uma temperatura agradável.

Para cômodos com luz solar alta

Vamos usar o mesmo quarto do exemplo anterior, mas agora, a incidência de luz solar é maior. Desta vez a conta ficará: (800 x 12) + 800 = 10.400. Para duas pessoas, a capacidade do ar-condicionado deve ser ainda maior: (800 x 12) + 800 + 800 = 11.200. Neste cenário, um aparelho de 12.000 BTUs daria conta do recado.

Outros fatores ainda podem influenciar na escolha ideal dos BTUs do seu ar-condicionado. Para facilitar a sua vida, a Consul tem uma calculadora que te ajuda a escolher o ar-condicionado ideal para a sua casa.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

E não deixe de conhecer os nossos modelos de ar-condicionado.

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento de um ar-condicionado, não deixe de conferir as ofertas de Ar Condicionado na Black Friday.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!