Imagem

Qual o melhor cooktop para a sua casa?

O cooktop é o sonho de consumo de muita gente. Seja pelo seu visual moderno ou pela sua praticidade, este é um produto que cai bem em qualquer cozinha,e agrada todos os gostos. Mas antes de comprar o seu, conheça as vantagens e descubra qual o melhor cooktop a gás para a sua casa.

Vantagens

Fácil de limpar

Além do design moderno e clean, a mesa de vidro do cooktop também garante mais praticidade na hora da limpeza.

Mais espaço na cozinha

Por ser instalado em cima de bancadas, ele deixa mais espaço para você transitar na cozinha e permite deixar ingredientes e acessórios mais próximos, agilizando assim o preparo das refeições.

Tipos de cooktop:

Antes de escolher o fogão cooktop ideal para sua casa, é necessário conhecer os tipos de cooktop disponíveis. Para te ajudar nessa escolha, confira os modelos abaixo:

Cooktop a gás:

Como todo cooktop, esse modelo pode ser instalado em uma bancada, mas para isso, é preciso ter um nicho com as medidas corretas, uma ligação de gás próxima ao local de instalação – assim como para instalar fornos e fogões – e uma tomada para o acendimento automático das bocas. Ah, uma das vantagens desse modelo é que você vai conseguir usar o cooktop mesmo quando acaba a energia, é só acender com fósforo ou acendedor.

cooktop-a-gas-panela

A instalação pode ser feita tanto com o gás GLP, aquele de botijão, como com o Gás Natural, ou encanado. Como os cooktops da Consul vem de fábrica para serem usados no padrão GLP, se na sua casa for GN, você precisará fazer uma conversão no produto. Para isso, solicite uma visita técnica autorizada.

Outro ponto muito positivo desse tipo de cooktop é  que ele conta com queimadores iguais ao dos fogões que podem ser usados com qualquer tipo de panela, ao contrário dos modelos de indução que precisam de panelas especiais.

Cooktop elétrico:

Esse tipo de cooktop são mais modernos que o modelo a gás, eles têm um funcionamento parecido com um chuveiro elétrico, ou seja, obviamente necessita da eletricidade para funcionarem corretamente.

Uma das vantagens do cooktop elétrico é que geralmente esses modelos dispensam grades e possuem uma superfície mais plano, o que acaba facilitando na hora da limpeza. Além do seu design, outro ponto que chama atenção nesse tipo de cooktop é a agilidade na hora  de aquecer os alimentos.

Diferentemente do cooktop a gás, aqui não se pode usar qualquer tipo de panela, é necessário escolher as com materiais mais resistentes como aço e ferro.

Cooktop por indução:

Os modelos por indução eles funcionam através de um campo eletromagnético que direciona o calor direto para os alimento e isso só acontece quando o cooktop está em contato com panela com fundo magnético garantindo assim um controle maior da temperatura e o melhor aquecimento dos alimentos.

Além do design, outro ponto que chama atenção é a sua segurança por só funciona quando está em contato com uma panela própria para esse modelo, o cooktop por indução acaba sendo super recomendável para casas que têm crianças pequenas. 

Assim como o cooktop elétrico, esse modelo só funcionará corretamente com panelas especificas como as de ferro ou de aço inox que tenha  o fundo plano e com revestimento magnético.

Números de bocas do cooktop:

Na hora de escolher o melhor cooktop para a sua casa, é necessário levar em conta não só o tipo de chama, como também o número de bocas. Afinal, a quantidade são diversas variando de uma a cinco bocas. 

A escolha vai variar de acordo com a sua necessidade, mas se você mora sozinho ou tem uma família composta por 2 pessoas o de duas ou três poucos pode ser o suficiente para você. 

Caso você não cozinhe tanto e tenha uma família um pouco maior, o cooktop de 4 bocas é a escolha certa para você. 

Mas, se você tem uma família grande ou se faz vários preparos ao mesmo tempo, o melhor cooktop para você é o de 5 bocas. O modelo da Consul conta com três tipos de bocas diferentes:

Rápida:

A rápida que é ideal para panelas médias e para aqueles momentos que você precisa de uma chama potente.

Semi-rápida:

A chama semirrápida, é perfeita para panelas pequenas ou médias e deve ser usada quando você precisar de uma chama mais branda.

Quadrichama:

Se você gosta de preparar grandes receitas, a quadrichama é a ideal, pois ela garante mais agilidade e praticidade nos preparos.

cooktop-a-gas-quadrichama

Agora que você já sabe como escolher o melhor cooktop para a sua casa, que tal uma ajudinha na hora de escolher o seu balcão para cooktop? Afinal, esse é um fator essencial para quem quer comprar esse aparelho.

Dimensões

4 Bocas

Ideal para cozinhas compactas.

5 bocas

Perfeito para cozinhas maiores.

 

 

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!