Conheça a nova Cervejeira conectada que avisa quando a bebida está acabando.

15 dicas para economizar na cozinha

dicas para economizar na cozinha

Economizar é sempre bom, mas você sabia que mudando simples hábitos na cozinha, seus gastos podem diminuir bastante? Aqui vão 15 dicas para economizar na cozinha que podem ajudar:

1- Mercado só uma vez por semana

Fazer compras picadas significa despesa extra, pois você não tem como comparar os preços e avaliar o que vale mais a pena.

2- Reserve a água usada para cozinhar verduras

Elas podem servir para fazer sopas, molhos ou até mesmo par cozinhar o arroz.

3- Asse vários pratos no forno de uma só vez

Desta forma economizará gás. Também dá para aproveitar o calor e torrar uns pãezinhos amanhecidos.

4- Aproveite as sobras

Sobras de pão podem virar pudins, rechear aves e acompanhar sopas e saladas. Corte o pão em quadradinhos, frite em manteiga, ponha-os sobre um papel absorvente, guarde-os em uma lata bem tampada e sirva com sopas ou saladas.

5- Aproveite as cascas da maçã

Aproveite as cascas e a parte das sementes das maçãs: cozinhe estas partes em água suficiente para que fiquem cobertas. Junte o suco de um limão e deixe no fogo até ficarem bem macias. Depois de coar, leve novamente ao fogo, a mesma quantidade de caldo e açúcar. O resultado será uma deliciosa geléia.

6- Reutilize queijos ressecados

Quando os últimos pedaços de queijo secam e ficam endurecidos, rale e guarde em um recipiente bem fechado. Aproveite para acrescentar em molhos ou salpicar sobre pizzas e pratos gratinados.

7- Escolha bem as laranjas

Quando for comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas: quanto maior for o peso da laranja, maior quantidade de suco poderá ser extraído.

8- Conserve bem as cebolas

Para que aquela metade da cebola que sobrou não resseque, passe um pouco de manteiga na parte que a cebola foi cortada.

9- Feche as panelas

Ao cozinhar procure, quando a preparação assim permitir, manter as panelas tampadas, se ficar aberta, a panela precisará muito mais de gás e tempo para cozinhar o alimento. Além de diminuir o valor do alimento.

10- Molhos frescos por mais tempo

Se fizer um concentrado de tomate e guardar na geladeira para utilizar durante a semana, coloque uma colher de chá de açúcar depois do sal e da cebola. Isso é fundamental para que o concentrado não fermente.

11- Molho de tomate mais saboroso

Para acabar com a acidez que surge no molho de tomate, acrescente algumas gotas de calda de caramelo (desmanche o açúcar em fogo brando e junte um pouquinho de leite).

12- Sem desperdício de alface

Aproveite bem as folhas externas da alface, estas são mais nutritivas do que as novinhas que ficam em seu interior. Faça uma salada que leve outros ingredientes e acrescente estas folhas cortadas em tiras bem fininhas misturando bem.

13- Detectando ovos frescos

Para verificar se os ovos estão frescos, mergulhe-os na seguinte solução: três colheres de sal para um litro de água. Os novos vão para o fundo, os que já tiverem alguns dias ficarão boiando e os velhos virão à tona.

14- Folhas verdes por mais tempo

Para manter a cor verde das verduras ao cozinhá-las, acrescente uma pitada de açúcar à água.

15- Verduras sempre corcantes

Para reavivar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por um minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre.

E aí, gostou? 🙂

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários