Postado 16 de agosto de 2011
A Festa da Achiropita é a maior festa do gênero do país – cerca de 250 mil pessoas passam todos os anos pelas 30 barracas de comidas típicas italianas, espalhadas pelo bairro do Bixiga, em São Paulo. O processo todo da festa é uma trabalheira – cerca de mil voluntários trabalham incansavelmente aos finais de semana em agosto para servir à multidão as delícias produzidas pelas mammas da Achiropita, como focaccia, macarronada, polenta e a fricazza, um tipo de pizza feita com massa de batatas. “É um trabalho muito nobre, pois todo dinheiro vai para obras sociais. As pessoas fazem tudo de coração por um motivo maior”, diz Vania Astudillo, 28, que há sete anos trabalha como voluntária na festa.
Além das barracas de comidas, há uma programação de jantares regados a shows de música italiana dentro cantina da igreja, com preços que variam de R$15 a R$65 por pessoa.Ficou com água na boca? Então experimente fazer em casa a Fricazza das mammas da Achiropita, receita que faz sucesso na festa há 85 anos! Veja só como fazer:
1/2 quilo de farinha de trigo3 colheres (chá) de óleo1 colher (chá) de açúcar1 colher (sobremesa) rasa de sal1 batata média cozida e passada no espremedor15 g de fermento biológico1/2copo americano de água mornaManteiga sem sal para untar300 g de tomates picados50 g de mussarela raladaSal, orégano, azeite extra virgem e pimenta-do-reino a gosto
Dissolva o fermento na água morna, adicione o açúcar e depois os demais ingredientes. Sove bem a massa e deixar descansar até dobrar de volume. Unte uma assadeira redonda com manteiga e vá colocando a massa com a mão, deixando dois dedos abaixo da altura da forma. Pré-asse a massa e reserve. Tirar do forno e adicione a cobertura ? uma camada de tomates picados, temperados com o sal, orégano, azeite e pimenta-do-reino, cobrindo com mussarela ralada. Se preferir, adicione à cobertura calabresa em rodelas e cebola picada. Coloque a fricazza novamente para assar em forno médio até derreter o queijo. Sirva-a ainda quente.