Conheça a nova Cervejeira conectada que avisa quando a bebida está acabando.

Festa da Achiropita: aprenda uma deliciosa receita italiana

 

Agosto é o mês da Festa da Achiropita

A Festa da Achiropita é a maior festa do gênero do país – cerca de 250 mil pessoas passam todos os anos pelas 30 barracas de comidas típicas italianas, espalhadas pelo bairro do Bixiga, em São Paulo. O processo todo da festa é uma trabalheira – cerca de mil voluntários trabalham incansavelmente aos finais de semana em agosto para servir à multidão as delícias produzidas pelas mammas da Achiropita, como focaccia, macarronada, polenta e a fricazza, um tipo de pizza feita com massa de batatas. “É um trabalho muito nobre, pois todo dinheiro vai para obras sociais. As pessoas fazem tudo de coração por um motivo maior”, diz Vania Astudillo, 28, que há sete anos trabalha como voluntária na festa.

Além das barracas de comidas, há uma programação de jantares regados a shows de música italiana dentro cantina da igreja, com preços que variam de R$15 a R$65 por pessoa.
Ficou com água na boca? Então experimente fazer em casa a Fricazza das mammas da Achiropita, receita que faz sucesso na festa há 85 anos! Veja só como fazer:

Fricazza das mammas

Agosto é o mês da Festa da Achiropita

Ingredientes:

1/2 quilo de farinha de trigo
3 colheres (chá) de óleo
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de sal
1 batata média cozida e passada no espremedor
15 g de fermento biológico
1/2copo americano de água morna
Manteiga sem sal para untar
300 g de tomates picados
50 g de mussarela ralada
Sal, orégano, azeite extra virgem e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

Dissolva o fermento na água morna, adicione o açúcar e depois os demais ingredientes. Sove bem a massa e deixar descansar até dobrar de volume. Unte uma assadeira redonda com manteiga e vá colocando a massa com a mão, deixando dois dedos abaixo da altura da forma. Pré-asse a massa e reserve. Tirar do forno e adicione a cobertura ? uma camada de tomates picados, temperados com o sal, orégano, azeite e pimenta-do-reino, cobrindo com mussarela ralada. Se preferir, adicione à cobertura calabresa em rodelas e cebola picada. Coloque a fricazza novamente para assar em forno médio até derreter o queijo. Sirva-a ainda quente.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários