Conheça a nova Cervejeira conectada que avisa quando a bebida está acabando.

Como fazer manteiga clarificada

Como fazer manteiga clarificada

 

Em algum momento, folheando livros de culinária, você deve ter se deparado com ela: a manteiga clarificada. Esse tipo de manteiga, que não é encontrada pronta para comprar nos supermercados, é uma das principais bases da cozinha clássica, e um dos ingredientes mais importantes para os molhos béarnaise e holandês. Na cozinha indiana, essa manteiga é conhecida como ghee, e é quase tão presente na comida do dia a dia quanto os picantes curries.

A manteiga clarificada também é um truque que muitos cozinheiros profissionais têm na manga para deixar omeletes e preparações salteadas na manteiga – como legumes, batatas sauté e rosti -, com cara de comida de restaurante! Isso porque, neste tipo de manteiga, os sólidos do leite e a água são totalmente separados de sua gordura. No final do processo, se obtém uma manteiga que queima mais devagar, o que é ótimo para preparações em fogo alto.
Quer aprender a fazer esse super truque em casa?

Manteiga clarificada

Como fazer:

1) Coloque um tablete de manteiga sem sal numa panela de fundo grosso, levando ao fogo baixo

2) Aqueça, sem deixar ferver, até que a manteiga derreta completamente

3) Use uma escumadeira para retirar as espumas que se formarão na superfície

4) Retire do fogo e, ao esfriar, remova, com o auxílio de uma concha, a manteiga já clarificada, colocando em um recipiente de vidro com tampa

5) Você pode usar sua manteiga clarificada para preparar carnes e legumes salteados na manteiga, usando a panela sauteuse, própria para saltear os alimentos corretamente. Você também pode guardar sua manteiga clarificada fora da geladeira que ela não vai ficar rançosa. E aí, gostou da dica?

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários