Como passar roupa: dicas para facilitar o seu dia a dia

como passar roupa

Passar roupas é provavelmente um dos serviços mais ingratos do dia a dia doméstico e, por isso, muitas vezes acabamos deixando-o de lado ou sofrendo na hora de executar a tarefa. Para não sofrer mais, nós separamos algumas dicas de como passar roupas da melhor forma.

Com alguns pontos simples em mente, é possível não só facilitar esse serviço como também melhorar seu rendimento, economizando tempo, energia e, principalmente, sua paciência. 

Veja algumas dicas de como passar roupa e fazer aquela montanha de roupa diminuir mais rápido:

1. Marque um dia para passar as roupas

Separe um dia da semana especialmente para passar as roupas. Deixar para passar apenas o que for usar, assim você economiza tempo e energia. Além de um dia específico, aposte em um ferro de passar bom: leve, moderno e de preferência a vapor.

2. Cuide das suas roupas desde a lavagem 

Facilitar a hora de passar roupas começa na lavagem: camisas e camisetas, por exemplo, depois de serem centrifugadas, podem ser penduradas no varal já em cabides, para não terem de ser esticadas demais depois. 

Além disso, fique de olho nas marcas de pregador e nos tecidos que não demandam ferro. Na hora de recolher, guarde as peças bem dobradas, evitando amassar ou formar bolos.

3. Separe as peças antes de passar as suas roupas

Separar as roupas por tipos de tecido antes de começar a passá-las ajuda bastante. As malhas frias, que não demandam muito tempo, podem ser deixadas por último. Isso agiliza muito na hora da passagem.

Veja cuidados especiais que alguns tecidos pedem na hora de passar roupas:

  1. Nylon e lycra devem ser passados em temperatura bem baixa
  2. Seda deve ser passado com o vapor desligado, para manter o brilho do tecido;
  3. Tecidos sintéticos devem ser passados em temperaturas baixas e com movimentos rápidos, pois marcam com facilidade. 
  4. Peças de algodão, jeans e poliéster são as mais simples: vapor e temperatura alta facilitam o trabalho.

Dica extra: Se o tecido estiver difícil na hora de passar, borrife uma solução de água e amaciante. Isso facilita a movimentação do ferro. E não desanime com as peças aparentemente mais difíceis: paciência, amaciante e cabides são seus maiores aliados. 

4. Fique de olho na etiqueta das roupas antes de passá-las à ferro

Fique atento às instruções das etiquetas de suas roupas. Algumas peças não suportam qualquer temperatura ou sequer podem ser passadas a ferro.

Leia também: como identificar os símbolos das etiquetas das roupas 

5. Cuide das suas roupas na hora de guardar no armário

Para finalizar, a dica é sempre manter o seu armário organizado. Afinal, depois de todo esse trabalho, nada mais inconveniente do que ter que repassar a roupa em cima da hora porque foi guardada de qualquer jeito, não é mesmo?

Leia também: Confira 10 dicas para organizar o guarda-roupa

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: