Conheça a nova Cervejeira conectada que avisa quando a bebida está acabando.

Organização infantil: ensine o seu filho a ser regrado em casa

Ensine seu filho a ser organizado em casa

 

Toalha molhada em cima da cama, prato sujo de comida no sofá, pilhas de louças sujas na pia da cozinha, roupas sujas jogadas pelo quarto… ao menos que seu filho seja um primor em organização, essas cenas cotidianas são a realidade da maioria das famílias com filhos na pré-adolescência ou jovens. “Ensinar crianças e adolescentes a ter mais cuidado com a casa onde vivem os ajudam a desenvolver valores, ideias, competências e habilidades para a vida”, explica Rosângela Aparecida Cemino Moura, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP.

Muitas famílias, por terem empregada, acabam não ensinando aos filhos como cuidar da casa e de suas próprias coisas, o que pode ser muito ruim na vida adulta deles: eles podem se transformar em adultos que não conseguem assumir compromissos e responsabilidades, além de também não conseguirem planejar e perseguir objetivos.
Mas para fazer o pimpolho ser mais organizado e responsável em casa não é preciso assumir a postura de mãe ou pai carrasco – com jogo de cintura e seguindo essas dicas, tudo vai dar certo:

Estabeleça limites

Saiba o quanto cobrar do seu filho, e até onde permitir. É importante que seu filho tenha um mínimo de organização e disciplina no seu quarto, com as suas coisas da escola, e também, com as coisas do restante da família. Mas todos os excessos não são bons, então, pegar muito no pé dele com um perfeccionismo exagerado não é o melhor caminho.

Ajude a planejar a organização

Uma boa dica de organização é planejar antes que tipos de materiais e objetos serão necessários para cada tipo de tarefa. Por exemplo, se a ideia é organizar a bagunça do quarto, sugira que seu filho use caixas organizadoras para guardar livros, brinquedos e miudezas. Assim a tarefa fica bem mais fácil!

Mostre como arrumar

A partir dos dois anos de idade, as crianças já podem ajudar em algumas tarefas domésticas. Já com oito anos, elas são capazes de fazer tudo sozinhas. Então, incentive seu filho desde cedo a criar hábitos responsáveis dentro de casa. Ensine a dobrar suas próprias roupas, a arrumar a cama, como organizar o armário. Assim, ajudar em casa não será uma obrigação para ele, será algo natural e prazeroso.

Estabeleça uma rotina

É importante que os limites estabelecidos sejam bem claros, e que isso faça parte da rotina diária. Assim, estabeleça o horário de dormir, tempo do banho, tempo para ficar no telefone, ver TV, ficar no computador, jogar videogame – e no caso de filhos adolescentes, o horário que eles tem que chegar em casa das baladas e festinhas.

Você é o modelo

Se você não é organizado e deixa tudo jogado pela casa, não vai adiantar nada pegar no pé do seu filho para que ele faça as coisas de um jeito diferente – pois tanto crianças quanto adolescentes vêem nos pais como principal exemplo para suas vidas. Faça também a sua parte que seu filho se espelhará em você!

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários