Aprenda como fazer sabão de coco usando óleo de cozinha

Faça sabão de coco com óleo de cozinha

 

Depois de fazer frituras em casa, o que você costuma fazer com o óleo usado? A maioria das pessoas acaba jogando o óleo de cozinha no ralo da pia ou no vaso sanitário, o que acaba fazendo um mal danado ao meio ambiente – um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água potável, além de ser um desperdício de dinheiro jogar fora algo que poderia ser reaproveitado. Um dos jeitos mais simples de se reciclar óleo de cozinha é usando-o para fazer sabão de coco caseiro, que fica tão bom quanto o comprado pronto no supermercado.

Veja como fazer sabão com coco natural, para deixar as roupas da sua família limpinhas, e de quebra, economizar em sabão em pó e poluir menos o meio ambiente:

Para fazer o sabão de coco, você vai precisar de:

2 litros de óleo de cozinha usado em frituras, limpo e coado
500g de soda cáustica em escamas
2 cocos frescos ralados
700 ml de água
125 ml de álcool de cereais
1 forma quadrada para bolo

Como fazer o sabão de coco:

Bata o coco com a água num processador ou liquidificador até obter uma pasta grossa. Cozinhe a mistura, reduzindo para 3/4 do volume. Em outra panela, aqueça o óleo e reserve.

Num balde plástico, dissolva a soda em escamas com um pouco de água quente, e depois junte o óleo e a mistura de coco, mexendo bem.

Tenha cuidado ao manipular a soda, usando luvas protetoras.

Despeje a mistura em uma forma quadrada de bolo e deixe endurecer para cortar o sabão em barras. Se preferir deixar o sabão granulado para usar na lavadora de roupas, em vez de despejar a mistura na forma, mexa a cada 10 minutos para que o sabão fique granulado.

Além de fazer sabão de coco, você também pode fazer outros produtos de limpeza para a sua casa!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários