Postado 6 de janeiro de 2012
Já falamos aqui no blog sobre retratos de família – e dicas para fazer boas fotos. E se você é fã de artesanato e gosta de dar um toque pessoal à decoração da sua casa, vai adorar transformar suas fotos de família em retratos feitos com a técnica do ponto cruz!
Esse tipo de bordado é muito simples – tão simples quanto pregar um botão. Basta ter o desenho como referência numa folha quadriculada, e ir contando os quadradinhos até preencher todo o desenho. Na internet você pode encontrar modelos prontos de pessoas em ponto cruz, e aí, basta adaptar os modelos para que fiquem ainda mais parecidos com os integrantes da sua família. Você pode mudar os penteados, cor de pele e cabelo, olhos, roupas e assessórios – e até incluir os bichos de estimação da família. Quer tentar?
Meadas de linha para bordar em cores diversas
Agulha para bordado
Tesoura de ponta redonda
Tecido étamine para ponto cruz
Bastidor de madeira
Corte o étamine com uns dois dedos a mais do tamanho do bastidor de madeira. Encaixe o tecido no bastidor, para ter uma superfície plana para bordar.
A meada da linha é formada por seis fios fininhos. Corte o tamanho necessário e puxe um dos fiozinhos para colocar na agulha. Na hora de colocar a linha na agulha, dobre o fio, formando uma linha dupla, e faça uma argolinha para passar pelo buraco.
Puxe a argola, deixando a parte com as pontas soltas menor do que a parte da argola. Tome cuidado para quando for bordar não deixar as pontas soltas escaparem pelo buraco da agulha. Para marcar o centro do tecido, faça um pesponto passando a linha pelos buraquinhos da trama de tecido.
Depois de pespontar, é hora de começar a bordar: comece o bordado no meio do tecido (onde está o pesponto), tendo como referência o meio do desenho que você vai começar (no caso deste projeto, o meio fica na calça do homem). Comece sempre com a agulha de baixo para cima.
Puxe a linha e passe a agulha por dentro da argolinha. A partir desse nó, você começa a carreira, completando o número de “Xs” que o desenho indicar.
Vá fazendo a primeira fileira para a direita, passando a agulha de baixo para cima. Aí, para completar o “X”, você deve voltar pela fileira, também passando a agulha de baixo para cima.
Depois de terminar a carreira, passe a agulha para o avesso do tecido. Antes de começar a próxima carreira, dê um nó na linha, usando a técnica do avesso perfeito: primeiro passe a agulha pela horizontal, passando por baixo do ponto. Não puxe a linha até o final, deixando uma argola.
Faça o caminho inverso da agulha, deixando uma outra argola do outro lado. Passe a linha por dentro da primeira argola. Puxe a segunda argola até ela sumir, e depois, puxe a linha para finalizar o acabamento.
Repita esse procedimento até completar os quadradinhos de cada cor, que formam as pessoas. Depois, faça os outros integrantes da família até completar o retrato. Gostou da ideia? Conte para a gente!