Conheça a nova Cervejeira conectada que avisa quando a bebida está acabando.

Vela de citronela: aprenda a fazer esse repelente natural

Faça velas de citronela para repelir insetos

 

Já estamos no verão, e com esse calor, chove praticamente todos os dias à tarde. E é aí que os mosquitos fazem a festa: água da chuva acumulada em recipientes como pratinhos de plantas, baldes, pneus, e qualquer lugar onde acumule água, são locais perfeitos para os mosquitos se reproduzirem. Em 90% dos casos, o foco de reprodução de mosquitos – principalmente o da dengue -, é em residências. A solução é ficar sempre de olho nas áreas externas da sua casa e se livrar dessa água acumulada.

Dentro de casa, você também pode proteger sua família contra os mosquitos lançando mão de repelentes para insetos à base de citronela, planta bastante conhecida pelo seu poder repelente – e que é uma alternativa mais saudável aos inseticidas e repelentes químicos.

De acordo com um estudo feito pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq-USP), da citronela, planta originária da Indonésia, se extrai o óleo essencial, que pode ser usado em difusores e em velas artesanais para repelir insetos em ambientes fechados. Por ser um ingrediente natural, o óleo de citronela é seguro até mesmo para ser usado como repelente de insetos em animais de estimação.

Plantada em jardins, a citronela também ajuda a repelir pragas de plantas vizinhas.
Quer aprender a fazer uma vela de citronela em casa? Veja os materiais necessários e o passo a passo ensinado pela professora Rosa Maria, da escola Africanart, em São Paulo:

O que você vai precisar para fazer sua vela de citronela:

Faça velas de citronela para repelir insetos

– 200 g de parafina plus granulada
– 3 ml de óleo essencial de citronela
– 1 potinho de vidro de 50 ml (pode ser qualquer pote de vidro que você tenha em casa. Se você preferir, use uma forminha de silicone para velas)
– 1 pavio parafinado com ilhós de metal
– Panela para aquecer a parafina
– 1 hashi de madeira (palito japonês) ou prendedor de pavio
– Termômetro para velas (encontrado em lojas de artesanato)

Aprenda Como fazer uma vela de citronela:

Faça vela de citronela para repelir insetos Aprenda a fazer vela de citronela para repelir insetos

Derreta a parafina na panela, ficando sempre de olho na temperatura. Quando o termômetro atingir 70°C, desligue o fogo. Corte o pavio parafinado no tamanho certo para seu potinho de vidro.

vela de citronela para repelir insetos velas de citronela ótima opção para repelir insetos

Posicione o pavio no fundo do potinho. Depois, meça 3 ml de óleo de citronela.

Faça velas de citronela para repelir insetos Faça velas de citronela para repelir insetos

Misture essa medida de óleo com a parafina já derretida. Em seguida, encha o vidrinho com a parafina. Use um hashi de madeira ou prendedor de pavio para deixá-lo centralizado no vidrinho.

Faça velas de citronela para repelir insetos Faça velas de citronela para repelir insetos

Você também pode usar uma forma de silicone própria para velas, para confeccionar sua vela artesanal de citronela. Primeiro, posicione o pavio no centro da forma, passando pelo furo no fundo. Depois, complete com a parafina derretida já misturada ao óleo de citronela. Usando a forma de silicone, você não vai precisar usar o prendedor de pavio.

Faça velas de citronela para repelir insetos vela de citronela para repelir insetos

Espere a vela secar, e depois, corte o que sobrou do pavio. Se você fez sua vela usando a forma de silicone, desenforme a vela, e depois, corte o excedente do pavio. Sua vela está pronta para usar! Você pode colocá-la em castiçais decorativos, ou até dar de presente para seus familiares e amigos!

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

Comentários