Garanta já a sua cervejeira na pré-venda exclusiva

Pets felizes e casa sempre limpa

Pets felizes e casa sempre limpa

Quem tem cãozinho em casa sabe como é bom mantê-los por perto o tempo todo, em qualquer ambiente. Para isso, no entanto, duas preocupações são constantes: ele precisa saber onde fazer suas necessidades e você precisa de uma forma prática e rápida de se livrar dos seus pelos em locais inconvenientes. Afinal, nada mais chato do que descobrir que o seu pet fez xixi na sua cama, tapete ou sofá – ou disputar o forro do estofado com os pelos dele, não é mesmo? 

 

De acordo com a adestradora Patricia Patatula, da Cão Cidadão, essa tendência a utilizar tapetes, cama, toalhas para urinar é uma forma de manter a limpeza da casa. “Os cachorros normalmente escolhem locais absorventes para urinar”, ela conta, “por isso, uma opção atraente por ser absorvente, reduzir o cheiro na casa e evitar a sujeira são os tapetes higiênicos”. E como nós sabemos que eles não fazem nada disso de propósito, não é justo que fiquemos com raiva.


O segredo é encontrar formas de facilitar a manutenção da limpeza da casa. Por isso, a Consul e a Petix fizeram uma parceria: a partir de Agosto, 150.000 embalagens de tapetes higiênicos Petix virão com um adesivo e um cupom de 30% de desconto dentro da embalagem. Esse cupom é válido até o dia 31/12/2012 e você pode utilizá-lo na compra pela internet de uma Ponteira Pet Fácil para colocar no seu aspirador e manter a casa sempre livre dos pelos indesejados e viver em paz com seus pets. 🙂

 

Pets felizes e casa sempre limpa

 

E já que você sabe que os cães não gostam de sujeira e tem sua própria maneira de buscar a higiene, só precisa aprender a lidar com os hábitos do animal, o que é bem simples. Quer aprender? Conversamos melhor com a adestradora para te dar algumas dicas. 

 

Ensine desde cedo

É importante treinar o animal desde pequeno para o uso dos tapetes higiênicos. De acordo com Patricia, “quinze dias de dedicação e treinamento vão resultar em tranquilidade para a vida toda”. Isso porque os tapetes absorvem melhor as necessidades do cão e controlam o seu odor, e uma vez que os cães aprendam o local certo, raramente utilizarão outro. Assim, você não precisa se preocupar mais com bagunça e nem surpresas, não é mesmo?

 

O “banheiro” do seu cachorrinho precisa ser de um tamanho que o permita levantar e dar várias voltas, senão ele não vai querer – porque precisa de espaço para evacuar. Quando filhote, é possível que ele deite sobre o xixi no início. Com o tempo, ele acaba ficando mais higiênico.

 

Para evitar que ele destrua o tapete, não faça a montagem e as trocas na frente dele. Assim você não desperta sua curiosidade e ele não vai querer fuçar imediatamente depois de colocado.

 

Restrição e companhia

Mas afinal, o que é preciso para ensinar seu cãozinho a utilizar o lugar correto para as necessidades? O ideal é restringir o espaço dele em casa nos primeiros dias. “Quando digo restringir, quero dizer limitar seu espaço sempre deixando-o acompanhado. Jamais tranque o animal num cômodo da casa sozinho. A restrição tem que ser sutil, o cãozinho tem que gostar do seu ‘banheiro'”, conta a adestradora, que recomenda que você esteja sempre por perto do animal, não necessariamente interagindo com ele – apenas observando-o para saber a hora de parabenizá-lo.

 

É como cuidar de uma criança, requer estímulos. No espaço separado para seu pet, é preciso haver quatro coisas: água, comida, cama e o “banheirinho” dele – o tapete higiênico. De preferência, remova espaços que possam vir a concorrer com ele no ambiente, como sua cama, mantas, tapetes e afins. E parabenize o cão sempre que fizer xixi no local certo, dando a ele um biscoito especial ou parabéns.

 

Se você tem um cão adulto ou já acostumado com o jornal e quer fazer a troca para o tapete higiênico, a transição é um pouco diferente. “Para os animais que já utilizam jornal, a mudança para o tapete é feita mais lentamente. Inicie colocando o jornal sobre o tapete e adaptando-a aos poucos. À medida que o cachorro começar a utilizar o jornal sobre o tapete, você pode ir deixando gradualmente partes de tapete aparentes até que ele esteja completamente habituado a utilizar o tapete sozinho”.

Pets felizes e casa sempre limpa

Não repreenda, parabenize

“Nunca dê bronca no seu pet por ter feito xixi no local errado se ele ainda não tem o lugar certo definido – ele provavelmente entenderá que é errado urinar na sua frente”, explica Patricia. Esse é um erro comum: acreditamos que repreender o cachorro a qualquer momento o fará saber que o que fez foi errado, mas esquecemos que ele não nos entende.

 

Se o cão não se sentir confortável para urinar na sua frente, você nunca conseguirá condicioná-lo a utilizar o local correto. “Se você o vir fazendo xixi ou coco no lugar errado, pegue-o com delicadeza e coloque no lugar certo”. Nunca diga “Não” ou o interrompa até que tenha certeza de que ele já aprendeu.

 

Quando eu sei que meu cachorro aprendeu a fazer xixi no lugar certo?

Adulto ou filhote, você sabe que o cão aprendeu a fazer xixi no tapete quando, de tanto ele fazer e ser recompensado por você, vai começar a te olhar enquanto faz, já esperando o retorno. A partir de então, você já pode interrompê-lo quando estiver fazendo no lugar errado com um “Não”. Ele vai entender. A partir de então, você pode diminuir as restrições de espaço e deixar seu pet à vontade pela casa! 🙂


Gostou? Conta pra gente como foi a adaptação por aí!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!