Como fazer faxina e por onde começar?

Como fazer faxina e Por onde começar a faxina?

 

Quem mora sozinho ou não conta com a ajuda de uma empregada doméstica ou diarista, cedo ou tarde vai precisar se deparar com a tarefa de limpar a casa, lavar e passar as roupas – algo que pode tomar muito tempo se você não souber como organizar a limpeza. Outro detalhe importante são os produtos de limpeza: você sabe como usá-los corretamente para fazê-los render mais?

Aprenda tudo sobre Como fazer faxina

Muitos produtos, como água sanitária e cloro, podem acabar estragando seus móveis e roupas, se não forem utilizados do jeito certo, e ainda, podem causar reações alérgicas à sua família.
Veja a seguir algumas dicas para deixar a faxina da sua casa mais eficiente e econômica:

1. Por onde começar?

Uma regra geral é começar a limpeza pelos quartos e sala, para depois limpar a cozinha e, por último, os banheiros. Comece retirando o grosso da sujeira e da poeira com a ajuda de uma vassoura ou aspirador de pó. Um espanador eletro estático também dá conta do recado de forma econômica, pois a sujeira gruda nele e não volta para o ambiente.

A mesma ideia de “tirar o grosso” da sujeira também se aplica aos móveis e às superfícies na cozinha: antes de aplicar lustra-móveis em sua mobília de madeira, passe um pano úmido para retirar o pó. O mesmo se aplica para o fogão: antes de usar um desengordurante, retire a gordura mais grossa com um papel toalha.

2. Como fazer faxina da forma correta?

Use os produtos certos para cada finalidade, para evitar desperdício de tempo e dinheiro. Um produto de limpeza que funciona em praticamente todos os cômodos da casa é o sabão de coco neutro em pedra. Biodegradável, o sabão pode ajudar na manutenção de superfícies como pedras, cerâmicas e madeiras do tipo MDF, em pequenas quantidades misturadas com água. Para retirar o sabão, basta usar um pano úmido e um outro seco.

Para limpar vidros, a melhor solução é usar um esfregão de lã de carneiro, rodo pequeno e pano de algodão – com limpa-vidros. O álcool pode corroer a superfície do vidro com o passar do tempo.

3. Siga a recomendação dos rótulos

Não pense que espuma limpa a sujeira – o que realmente limpa, segundo a Abralimp, associação que treina e presta consultoria na área de limpeza profissional, é a reação química dos produtos de limpeza com as manchas de gordura, alimentos e outras sujeiras. Outra regra da limpeza é jamais misturar produtos de limpeza, pois os componentes químicos de um podem anular a ação do outro, ou então, podem fazer mal à saúde.

E como higienizar a casa eliminando bactérias?

Higienizar a casa é uma questão que vai muito mais além do que deixar o ambiente arrumado. Pois, é nesse processo que deixamos nossa casa livres de vírus e bactérias, visto que, esses micro-organismos sobrevivem até 9 dias nas superfícies dos objetos. Desse modo, é necessário higienizar a casa com frequência, principalmente cômodos como banheiro e cozinha.

Além disso, precisa se atentar aos detalhes, pois há alguns lugares e objetos que estamos sempre manuseando e entrando em contato como maçaneta, corrimão, interruptores e até mesmo os controles remoto que podem acabar acumulando bactérias e vírus. Neste caso, o ideal é sempre passar um pano ou papel toalha umedecido com álcool 70% nesses itens.

 Para a limpeza geral, por exemplo a do piso, o uso de água sanitária diluída com água é fundamental para eliminar os micro-organismos indesejados. No entanto, precisamos nos atentar com os objetos que iremos fazer a limpeza, pois caso você use o mesmo pano na casa inteira corre risco de contaminarmos um ambiente ao limpar outro, a dica aqui é use panos coloridos para os diferentes cômodos, além de que é sempre bom usar luvas na hora de fazer a higienização da sua casa. 

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!