Como evitar o climão no home-office

Vivenciar algum tipo de climão no home-office se tornou a realidade de grande parte das pessoas. Quem nunca participou ou viu em uma reunião alguém começar a falar com o microfone no mudo? A gente faz o que pode para evitar situações constrangedoras, mas nem tudo está sob o nosso controle.  

A seguir a gente te mostra algumas situações do home-office que são verdadeiras “tortas de climão” e como tentar prevenir cada uma delas.

Saudades do ar-condicionado da empresa

Tem muita gente no home-office que não vê a hora de voltar ao escritório para poder aproveitar o ar-condicionado do trabalho. Como os dias têm sido quentes, passar calor enquanto trabalha passou a ser um problema como. O pior é participar da reunião remota e aparecer enxugando o suor diante da câmera.

Também tem aquele colega que fica com o ventilador ligado e aparece na reunião com os cabelos voando. É videoconferência ou propaganda de shampoo?

Para evitar o climão do calor em casa, trabalhar com mais conforto e não passar vergonha na reunião, você pode investir em um ar-condicionado para a sua casa. A Consul conta com diversos modelos de ar-condicionado, com tamanho, potência e consumo de energia que se adequam às suas necessidades.

Liga o som do microfone!

Você se preparou para a reunião, está com as respostas na ponta da língua e até colocou uma camisa social para impressionar os colegas. Não tem como as coisas darem errado. Exceto que no momento em que você ia fazer sua apresentação seu microfone estava desligado. Toda a concentração e preparo para aquele momento vai por água abaixo.

Você então liga o microfone e dá aquele risinho sem graça de quem não prestou atenção a esse detalhe. Mas calma. Todo mundo pode passar ou já passou por esse tipo de situação.

Para evitar esse tipo de climão você pode:

  • Checar o som da videochamada antes de entrar
  • Prestar atenção ao ícone de telefone na videochamada. Se aparecer um risco em cima do microfone significa que ele está desabilitado
  • Colocar um lembrete para não esquecer esse detalhe
  • Se mesmo assim você esquecer o microfone desligado, leve a situação na esportiva e comece a falar novamente.

Ops, esqueci o microfone ligado

Enquanto os outros falam na reunião é melhor deixar o microfone desligado para que o som do seu computador não vaze na reunião. Só que nem sempre esse detalhe é lembrado e muita gente já passou vergonha na videoconferência quando foi falar com alguém que mora em casa sem perceber que o microfone estava ligado.

Para evitar esse tipo de situação, você pode:

  • Manter seu microfone no mudo quando não estiver falando
  • Ficar de olho na janela da videochamada para não esquecer que está em reunião
  • Prestar atenção ao ícone do microfone. Se estiver sem o risco em cima, significa que seu microfone está ligado
  • Evitar falar de assuntos particulares em reuniões de trabalho.

<h3>Home-office não combina com cara de sono</h3>

Trabalhar em casa pode trazer um pouco mais de conforto em relação à vestimenta e aparência. Mas não dá para abusar e trabalhar com cara de sono ou ficar de pijama o dia inteiro. O risco é de participar de alguma reunião com cabelo desarrumado ou roupas que são ótimas para ficar em casa, mas péssimas para falar com alguém na câmera. Não precisa colocar roupa social ou maquiagem no home-office, mas é bom se planejar para não passar um climão em uma situação inesperada. 

Para evitar esse tipo de climão você pode: 

  • Manter uma rotina semanal para que você não se atrase para trabalhar
  • Evitar trabalhar de pijama ou levar o computador para a cama 
  • Ter um local de trabalho em casa. Isso ajuda a ter a sensação que você “saiu para trabalhar”
  • Ter uma agenda com lembretes de horários de reuniões e assuntos importantes do trabalho

 

Organização é sempre importante

O home-office possibilita uma reorganização do tempo. Se antes você demorava meia hora para se deslocar até o trabalho, pode aproveitar esses minutos para dormir até mais tarde ou tomar um café da manhã mais caprichado. Ou então assistir uma série, fazer ginástica e até dar uma volta no horário de almoço.

O que não pode acontecer é esquecer dos prazos e responsabilidades tanto no trabalho quanto em casa por causa do período de isolamento social. Lembre-se, home-office não é o mesmo que férias.

Para evitar esse tipo de climão você pode:

  • Organizar suas reuniões e entregas no início da semana
  • Ter uma lousa, quadro ou calendário físico que você possa visualizar seus compromissos com facilidade
  • Manter a uma rotina diária entre trabalho, refeições e descanso.

  • Climões são imprevisíveis

    Por mais que a gente se organize e tente evitar as situações de climão no home-office sempre pode ter uma situação inusitada que faz a gente passar vergonha e dar risadas. Se hoje você deu uma gafe trabalhando de casa, respire, brinque com a situação e mantenha a cabeça fresca. Tão importante quanto saber evitar um climão no home-office é ter jogo de cintura para lidar com ele.

    Se você gostou desse conteúdo e quer organizar melhor a sua rotina, pode se interessar por esse texto sobre como elaborar um cardápio semanal.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!