Plantas para dentro de casa, quais escolher?

Planta sendo regada com uma jarra

 

Lembra que falamos aqui no blog sobre como você pode ter um verdadeiro jardim dentro de casa, mesmo morando em apartamento? Mostramos como uma pequena varanda, a área de serviço e até as paredes podem ganhar verde e flores, ficarem mais agradáveis e ajudar a trazer a natureza para mais perto de você.

Quais tipos de plantas posso ter em casa?

Nossa leitora Silvia Amanda Nementi gostou muito das dicas e perguntou nos comentários sobre quais espécies de plantas são mais apropriadas para locais com meia sombra, para ficar dentro de casa e que dão flores. Vamos responder às dúvidas da Silvia e aproveitar para falar mais sobre como cuidar das plantas dentro de casa. Faça como ela e compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Tipos de Plantas para dentro de casa

Várias espécies de planta se dão muito bem em ambientes internos. Só é preciso ficar de olho em fatores como a luminosidade e o tamanho do local e se a planta harmoniza com o visual do ambiente. Com folhas bem compridas, o chifre-de-veado fica bem em vasos de vidro formato bowl, com cascas de árvore. Cultivada em xaxim, não precisa de muita água, mas é bom deixar ela um pouco ao ar livre a cada seis meses.
Espada-de-São-Jorge, que tem fama de espantar o mau olhado, pimenta jade, suculentas como aloe, eufórbia e crássula, e vários tipos de bonsais também precisam de pouca água e vão bem em lugares fechados, mas necessitam de cuidados. Em cachepôs ou vasos, precisam ser adubados e ficar um tempo em ambientes iluminados e arejados.

Plantas de meia sombra

Muitas das plantas ornamentais, como samambaias, avencas, chefleras, orquídeas, dinheiro-em-penca, renda portuguesa e ervas aromáticas como manjericão e hortelã, se desenvolvem melhor em locais sem a luz direta do sol, ou seja, são plantas para dentro da casa, de pois seu habitat natural é sob a sombra de árvores maiores. Claro que a luminosidade é essencial, mas a luz deve ser indireta. Se as folhas parecerem queimadas, encrespadas e com folhas marrons, elas devem ser colocadas na sombra. Essas plantas precisam ser regadas constantemente pois geralmente são provenientes de ambientes úmidos. São boas para colocar em próximos à parede em terraços ou na área de serviço. É importante observar como o sol bate na sua varanda ou quintal durante o dia, para saber onde posicionar sua planta num lugar onde seja meia sombra.

Tipos de Plantas que gostam de sol

E assim como certas espécies preferem uma sombrinha, outras gostam de bastante sol! O exemplo mais óbvio são os cactos, típicos dos climas áridos, que são ótimos para ter em casa pois não precisam de quase nenhum cuidado e duram bastante. Rosas, mini-bromélias, véus-de-noiva, ipomeias e brincos de princesa também se dão bem a pleno sol, mas precisam de maiores cuidados e irrigação. Coloque-as em floreiras em terraços e janelas de face norte e aproveite o deslumbrante espetáculo das flores desabrochando!

———————————————————————————————————-

Família e Bem Estar é o tema que trazemos todas as sextas-feiras para você, com dicas de atividades em família e como deixar sua casa mais saudável e gostosa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

4 comentários

  • Edson Marques

    Eu amei essas dicas . Vai me ajudar bastante

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Que ótimo saber disso! <3

  • Claudia

    Por favor me podrías dizer o Nome da planta da foto . Obrigada.

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Opa, é uma Dracena Malaia. Bem bonita, né?