Receitas com Ovos – Dez jeitos diferentes de preparar ovos

Ovos, queijo e uma jarra com suco.

 

Alguém conhece uma opção mais multiuso que um simples ovo na hora de cozinhar?

Pois é, um simples ovo pode se transformar em diversas variações de pratos deliciosos e isso só vai depender da forma que você irá prepará-lo.

Afinal de contas, a gente está aqui para trazer novidades práticas e deliciosas porque ninguém merece ou aguenta comer a mesma coisa do mesmo jeito sempre.

Que tal nada mais nada menos que 10 jeitos diferentes de preparar ovos?

Isso mesmo! Chega de comer só ovo frito ou cozido, a gente sabe que esses são os primeiros passos para quem está iniciando na cozinha, mas sempre podemos melhorar aprendendo alguns bons truques, certo?

Então, vamos lá! Mas antes fique sabendo de algumas curiosidades importantes sobre eles, o ovos:

Nossos queridos ovos são ingredientes fundamentais para fazer doces e bolos, além de serem usados para engrossar molhos e cremes, dar liga em massas de pão, macarrão, tortas e biscoitos. O ingrediente também é a base da maionese e do molho holandês.

Os tipos de ovos mais encontrados no supermercado são os de galinha, codorna e pata.

Para saber se os ovos estão frescos, há um truque: quanto mais saliente for o cordão que liga a gema à clara, mais fresco será o ovo. Para saber se um ovo não passou da sua data de validade, faça o teste de flutuação – se o ovo estiver estragado, ele vai boiar na água.

Geralmente os ovos duram bem na geladeira até por 15 dias, sempre guardados com a ponta para baixo, para que a gema fique centralizada. Já ovos inteiros abertos duram apenas dois dias na geladeira, assim como as gemas. Já as claras podem ser guardadas por até uma semana.

Você também pode congelar as claras e gemas separadamente no seu freezer Consul para aumentar a validade delas – veja aqui como congelar do jeito certo.

Gostou dessas dicas?

Agora finalmente você vai conferir receitas com ovos para se inspirar na cozinha:

Ovo estrelado

É a técnica de fritar ovo sem gordura, em uma frigideira antiaderente. Tampando a frigideira e cozinhando em fogo baixo, a clara fica macia e ligeiramente dourada, e a gema fica molinha.

Ovo frito

É o frito com óleo na frigideira. A clara fica bem crocante e a gema macia. Tome cuidado para não queimar o ovo – como a temperatura do óleo é bem alta, o preparo desse ovo é rapidinho, cerca de um minuto.

Ovo mexido

Os ovos são batidos, temperados e depois salteados na frigideira. É importante sempre mexer os ovos enquanto os prepara. Ovos mexidos para serem bons precisam estar cremosos e leves, nunca secos e duros. Para isso, adicione creme de leite ou manteiga quando bater os ovos, e os cozinhe em fogo bem baixo.

Ovo cozido

É importante que o cozimento do ovo sempre comece à temperatura ambiente (ou então com água gelada na panela, se os ovos estiverem na geladeira). Para fazer ovos moles, cozinhe por até 4 minutos contando a partir da fervura; já para ovos duros, cozinhe até 10 minutos. Escorra e mergulhe-os em água gelada para interromper o cozimento e facilitar a retirada da casca.

Ovo poché

É o cozimento de um ovo inteiro sem casca em água, deixando-o com textura e sabor bem delicados. O truque é adicionar vinagre ou suco de limão à água do cozimento e colocar o ovo com bastante cuidado, cozinhando por até 5 minutos.

Ovos Benedict

É um ovo poché coberto com molho holandês por cima de uma fatia de lombo canadense e pão de forma tostado. É uma preparação típica dos brunchs americanos.

Ovos assados

É possível assar ovos no forno – mas é preciso ter cuidado com o calor forte e seco por todos os lados. Você pode usar creme de leite, fazer um purê ou cama de legumes para envolver os ovos numa travessa, e cobri-la com papel alumínio.

Omelete

É uma preparação super versátil, que pode ter ou não recheio – o qual é incorporado quase no final do cozimento, quando a omelete é dobrada para ser servida. Dá até para fazer omelete doce, com uma base de suflê com manteiga doce de limão.

Fritada

A principal diferença entre a omelete é que, no caso da fritada, os ovos são incorporados ao recheio logo quando são batidos.

Suflê

É uma massa super leve feita de ovos que pode ser doce ou salgada. O segredo para o suflê não murchar quando sai do forno é a quantidade de claras em neve adicionadas e a firmeza da massa.

Ufa! Quantas opções saborosas! Aposto que deu até água na boca e aquela dúvida para escolher qual fazer. Sem falar que é super simples. Para começar, você basicamente precisa dos seus ovos, do seu fogão Consul e de uma boa frigideira! 😉

E se depois a sua cozinha precisar de um cuidado especial, confira as 5 dicas indispensáveis e básicas para a limpeza do seu fogão.

 

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!

2 comentários

  • Madalena Toledo

    Gostei muito de tudo que publicou sobre o ovo

  • Consul Facilita Consul Facilita

    Demais, né? São dicas assim que facilitam o nosso dia a dia. 🙂