Imagem

Água com gosto ruim: o que pode ser?

A água potável não tem cheiro, não tem cor e nem gosto – ou pelo menos não deveria ter. Se você notou que a água que sai do seu purificador está com gosto ruim ou cheiro estranho, fique de olho: tem alguma coisa errada.

O gosto ruim da água pode ser sinal de problemas no seu purificador. Veja o que pode causar o problema e o que fazer nesses casos.

Como tirar gosto ruim da água do purificador

O primeiro passo é conferir se a manutenção do seu aparelho está em dia. É necessário trocar o refil saturado a cada seis meses para garantir a pureza da água. Alguns modelos têm uma função que avisa quando a troca é necessária. Se isso aconteceu com o seu, veja aqui um passo-a-passo simples para aprender a trocar o refil do seu purificador.

Purificador de água com destaque para a luz da função Troca Refil

Outra situação que pode alterar o gosto e cheiro da água: quando o purificador é muito novo ou quando fica muitos dias sem ser usado. Se o seu aparelho for novinho em folha e água que está saindo dele tiver “gosto de plástico”, fique tranquilo que o sabor estranho vai desaparecer em alguns dias. Agora, se o purificador está há mais de cinco dias parado, retire alguns litros de água dele para que o gosto volte ao normal.

O que fazer quando a água está com gosto de cloro

O seu purificador de água tem como função eliminar bactérias e filtrar substâncias que fazem mal à saúde, como o cloro, que é adicionado à água nas estações de tratamento e distribuição. Se a água está vindo com muito cloro, é normal que o gosto dela fique um pouco diferente, mesmo após passar pela filtragem do purificador, entretanto não se preocupe pois a água filtrada no seu aparelho é própria para consumo.

Purificador de água em funcionamento

Se você notar que a água que está vindo através do encanamento para a sua casa está com cheiro e cor muito alterados, vale dar uma olhada na caixa d’água. Mesmo que você não beba água direto da torneira, é importante verificar qual a razão dessas alterações – afinal, você usa a água para lavar alimentos, louça e roupa, tomar banho etc.

Ah, outra dica importante: não use água direto da torneira para cozinhar. Mesmo que você vá fervê-la, vale a pena usar água purificada na hora de preparar os alimentos. Saúde em primeiro lugar!
Se você ainda não tem um purificador de água em casa e está pensando em comprar, descubra aqui qual o melhor modelo para você.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!