Imagem

Ar-condicionado com problema: o que pode ser?

O que fazer quando você chega em casa e o seu ar-condicionado não liga? E quando ele até liga, mas não está gelando direito, ou está soltando ar com um cheiro ruim? Se essas coisas acontecerem com você, não se desespere. Confira a lista com os principais defeitos que podem aparecer no seu aparelho e como solucionar cada um deles.

O ar-condicionado não liga

O aparelho pode deixar de funcionar por motivos simples, como queda de disjuntor, queima de fusível, problemas na tomada ou na fiação. Analise se tudo está ok com estes itens e, se estiver, verifique se a temperatura do termostato está adequada e, se não estiver, é só ajustar. Uma queda de energia também pode ter esse efeito – nesse caso, basta aguardar alguns minutos e tentar ligar o ar-condicionado novamente. Se o que não está funcionando é o controle remoto, cheque se é preciso trocar as pilhas.

Ar-condicionado na parede da sala de estar com destaque para o controle remoto

Caso nada funcione, chame um técnico. Pode ser um problema no motor ou em outro componente que precisa ser trocado.

O ar-condicionado não gela/aquece

Antes de qualquer coisa, verifique se a temperatura do termostato está correta, se as aletas do aparelho estão obstruídas e, ainda, se as portas e janelas estão fechadas – isso é fundamental para que o ambiente refresque ou esquente de forma adequada. Esse problema pode também ser resultado de falta de limpeza ou manutenção. Se estiver tudo em dia, é provável que seja um defeito mecânico, e aí você vai precisar da ajuda de um técnico. Além de mau funcionamento das peças, pode ser resultado de um vazamento de gás, que precisa ser corrigido o quanto antes.

Ar-condicionado instalado na parede da sala de estar com destaque para a função de temperatura no controle remoto

O ar condicionado está pingando

Com certeza o seu ar-condicionado foi instalado da maneira correta, né? Se a má instalação não for a causa do vazamento de água, pode ser falta de limpeza. Os filtros devem ser trocados em intervalos de até duas semanas, caso o aparelho seja usado todos os dias. Agora, se os filtros estiverem limpos, a sujeira pode estar na parte interna do aparelho, na bandeja, na turbina ou na serpentina.

O ar-condicionado está fazendo barulho

A sujeira nos filtros também pode fazer com que o seu ar-condicionado faça um barulho estranho. Se não for isso, pode ser que alguma coisa tenha ficado presa nas aletas do aparelho ou que alguma peça esteja solta. Caso não encontre o problema, é melhor chamar a manutenção para verificar.

O ar-condicionado está com mau cheiro

Este é outro problema que costuma ser causado por falta de limpeza, seja nos filtros, nos drenos ou na tubulação. O ar-condicionado pode também acumular mofo e bolor que vêm das paredes. Se o seu aparelho tiver anos de uso e estiver tudo certo com a limpeza e a manutenção, vale chamar o técnico para fazer uma higienização completa e mandar o cheiro ruim embora de vez.

Vale lembrar que, em todas essas situações, caso o problema seja técnico, não tente resolver sozinho! Entre em contato com o fabricante do ar-condicionado se ele ainda estiver na garantia, ou fale com a rede autorizada de técnicos de manutenção para agendar uma visita.

Ah, e você deve ter percebido que grande parte dos problemas que podem aparecer no seu aparelho são por causa da falta de limpeza, né? Fique sempre de olho para trocar os filtros, manter o aparelho limpo e com a manutenção. Assim, você evita dor de cabeça e mantém a sua casa sempre fresquinha!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!