Imagem

É verdade que o ar-condicionado espanta pernilongos?

Junto com o verão e as altas temperaturas sempre chegam eles: os mosquitos e pernilongos. Em algumas regiões do Brasil se proliferam mais, em outras menos, mas o fato é que basta esquentar para os pernilongos invadirem a casa e acabarem com as nossas noites de sono.

Se você é alérgico, tem pavor do aedes aegypt ou só quer mesmo dormir em paz, saiba que o ar-condicionado pode ser um grande aliado para evitar insetos no quarto.

Ar-condicionado split na sala de estar

Os pernilongos aparecem quando há calor e umidade. Logo, as temperaturas mais baixas ajudam a espantá-los. Além disso, o ar-condicionado deve ser ligado apenas quando as janelas estiverem fechadas, o que evita que os bichos entrem no quarto durante a noite. Não existe uma temperatura ideal do ar-condicionado para espantar os mosquitos e você não precisa dormir congelando para isso; basta manter o aparelho funcionando durante a noite na temperatura a que você está acostumado.

Como evitar e espantar os mosquitos e pernilongos

Mas atenção: o ar-condicionado ajuda a espantar pernilongos e outros insetos, mas essa não é a sua função principal e ele não pode ser visto como um repelente. Para se livrar de insetos que, além de incomodar seu sono, podem transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya, você precisa tomar uma série de outros cuidados. Veja algumas dicas:

– Não deixe água parada em caixas d’água descobertas, vasos de plantas e outros recipientes onde o aedes aegypt pode se proliferar;
– Para evitar todo tipo de inseto, feche as janelas de casa antes do pôr do sol, que é a hora em que os mosquitos começam a sair dos esconderijos onde passam o dia;
– Cultive plantas como sálvia, alecrim e lavanda, que têm ação repelente;
– Se for viajar para algum lugar com muitos insetos, como praias, fale antes com seu médico sobre tomar suplemento de vitamina B, que ajuda a repelir os bichinhos;
– Use e abuse dos repelentes de diferentes tipos – de uso tópico na pele, eletrônicos, de tomada e até mesmo fórmulas caseiras.

Ah, falando nisso: aprenda a fazer vela de citronela, um repelente natural que você pode fazer em casa para ajudar na luta contra os insetos.

Viu só mais uma das muitas vantagens do ar-condicionado? Agora é só ligar seu aparelho na temperatura que você mais gosta e dormir sem mosquitos zumbindo no seu ouvido. Boa noite!

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!