Como fazer uso das caixas organizadoras para uma organização prática

Na hora de organizar e manter sua casa arrumada, as caixas organizadoras podem ser as melhores opções, pois facilitam a setorização dos itens, preservam os seus produtos e deixam tudo mais seguro. Para que você possa usar essas caixas da melhor forma, nós separamos aqui algumas dicas.

O que é a caixa organizadora?

A caixa organizadora é um acessórios simples e fácil de encontrar em diferentes tamanhos, profundidades, materiais – como plástico, acrílico ou papelão – e com ou sem tampas. Ela é indicada na organização de todos os ambientes da casa: da lavanderia ao banheiro. Para escolher a melhor caixa organizadora, é importante entender como e onde ela será usada. Se você vai organizar a lavanderia, por exemplo, que é um ambiente úmido, o mais indicado é usar os modelos de plástico para não estragá-las.

Tamanhos, materiais e formatos das caixas organizadoras

As caixas organizadoras de plástico e transparentes são as mais indicadas e práticas, pois com elas você consegue organizar os seus itens e ter a visão deles, sem necessariamente precisar abrir cada caixa toda vez que quer pegar algo. As caixas de plástico também são mais fáceis de higienizar e podem ser limpas na pia, no tanque ou até mesmo com um pano com álcool.

As caixas organizadoras de plástico são perfeitas para espaços como a área de serviço, a cozinha e o banheiro. Já para o quarto ou para o escritório, você pode investir em alguns outros modelos, como as de papelão ou de vime, caso combine com a sua decoração.

Como organizar armário de cozinha com caixas organizadoras

A caixa organizadora na cozinha ajuda quem costuma fazer as compras do mês e tem uma boa reserva de alimentos. Itens como molhos, creme de leite, leite condensado e temperos podem ser armazenados em caixas organizadoras.

Use também sua caixa organizadora para armazenar itens que podem fazer bagunça no seu armário: polvilho, farinha de trigo, fubá ou farinha de mandioca. Todos esses ingredientes, depois de abertos, podem se espalhar pelo espaço. Quando guardados em uma caixa de plástico, fica mais fácil retirar e fazer a limpeza, caso necessário.

Isso também serve para itens como óleos, azeites e molhos de pimenta. Guarde-os em uma caixa organizadora menor, sem a necessidade de tampa. Com isso você evita que esses produtos possam engordurar ou manchar o seu armário. Nesse caso, você limpa apenas a própria caixa com certa periodicidade.

Importante: caso você retire os alimentos da embalagem original para guardar em potes ou caixas de plástico, lembre-se de marcar o recipiente com o nome do produto e sua data de validade. Use etiquetas adesivas ou canetas marcadoras para identificar cada item.

Veja um passo a passo de como usar organizadores em sua geladeira.

Como usar caixas organizadoras na área de serviço

As caixas organizadoras ajudam na área de serviço para armazenar itens perigosos: água sanitária, desentupidores, álcool e outros itens corrosivos. Tudo deve ficar em caixas fechadas – e em um local alto, se você tiver crianças ou animais de estimação em casa. Esse cuidado deixa o seu espaço mais seguro para você e sua família, evitando acidentes domésticos.

Outra possibilidade interessante é usar uma caixa organizadora para guardar panos de chão e itens de limpeza doméstica. Além disso, vale ter caixas organizadoras para aqueles itens que ainda não foram usados: esponjas, detergentes, luvas ou outros itens em estoque.

Na hora de organizar, separe os itens por tamanho ou por proximidade de uso. Por exemplo, você pode montar uma caixa com aqueles itens que você usa na limpeza do banheiro, como desinfetante, adesivos sanitários e água sanitária. Ou mesmo uma caixa com itens que você usa para a limpeza da sala e dos quartos, como lustra móveis, panos de lustrar, odorizadores de ambiente, entre outros.

Usando caixas organizadoras no banheiro

As caixas organizadoras podem ser colocadas em seu banheiro dentro de um armário, dando aquela praticidade no armazenamento de itens de higiene pessoal ou doméstica. Use caixas para guardar itens como pastas de dente, sabonetes ou outros produtos comprados em maior quantidade.

Outro modo de usar a caixa organizadora no banheiro é inseri-la na decoração. Uma caixa de vime bem acabada, por exemplo, pode ser usada para armazenar rolos de papel higiênico ou toalhas de rosto; isso deixa o ambiente mais organizado e bonito, trazendo praticidade no dia a dia. No caso das toalhas, para ficar mais bonito visualmente, organize-as em rolinhos, em posição vertical.

Como organizar guarda-roupa com caixas organizadoras

No guarda-roupa, as caixas organizadoras organizam aqueles itens que você não usa com frequência: lençóis delicados, roupas de festa ou itens íntimos que merecem um cuidado maior. Nesse caso, você pode investir em caixas de papelão ou mesmo de cestos de vime.

A caixa de papelão é uma boa opção para guardar bolsas, sapatos e peças de roupas com bordados delicados. Dependendo da peça de roupa, use também papel de seda ou sacos plásticos dentro da caixa para uma proteção extra.

Já o cesto de vime é uma opção para guardar itens como lençóis, toalhas de banho ou de rosto e até mesmo itens pouco usados, como peças de inverno, tipo cachecol, gorro e luvas. Grandes cestos de vime também podem ser boas opções para edredons e cobertores que são usados poucas vezes ao ano.

Quer mais organização em seu guarda-roupas? Veja um passo a passo de como dobrar suas roupas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!