Imagem

Como fazer cálculo do ar-condicionado (potência em BTUs)

Um dos fatores essenciais para decidir qual aparelho de ar-condicionado comprar é a sua capacidade em BTUs, que nada mais é do que a sua potência. Mas para você não errar na hora de comprar o seu produto, existe um cálculo que deve ser feito de acordo com o tamanho do seu ambiente e a incidência de luz solar. Parece complicado? Relaxa que a gente Facilita pra você, dá uma olhada.

Mas o que são os BTUs?

BTU é uma sigla para British Thermal Unit, que em português significa Unidade Térmica Britânica. O BTU mede a quantidade de energia necessária para elevar ou reduzir a temperatura. Essa sigla é usada para determinar a potência de aparelhos de refrigeração.

Como fazer o cálculo de BTUs

O cálculo é bem simples. Para a refrigeração do ambiente são necessários de 600 a 800 BTUs por metro quadrado, tudo vai depender da incidência de luz solar.

Luz solar baixa – 600 BTUs/m²

Por exemplo, para um quarto onde dorme apenas uma pessoa medindo 12m² com sol da manhã, você vai fazer o seguinte cálculo: (600 x 12) + 600 = 7.800. Logo a potência ideal para este cômodo é de 7.800 BTUs.

Já se no mesmo quarto dormirem duas pessoas, você deve somar 600 ao resultado final e assim vale para cada pessoa adicional. Por exemplo: (600 x 12) + 600 + 600 = 8.400.

Para ambos os casos o recomendado é um aparelho de 9.000 BTUs, pois ele entrega a potência mínima necessária para o cômodo!

Luz solar alta – 800 BTUs/m²

Um quarto do mesmo tamanho do exemplo anterior, mas com alta incidência de luz solar vai ter outras necessidades. A conta neste caso seria: (800 x 12) + 800 = 10.400. Aqui é mais indicado um aparelho com 10.000 BTUs.

No caso de duas pessoas, a potência deve ser maior ainda: (800 x 12) + 800 + 800 = 11.200. Aqui vale investir em um modelo com 12.000 BTUs.

O que mais levar em conta

O cálculo ajuda a entender a potência, mas existem outros fatores que devem ser levados em consideração na hora de calcular os BTUs necessários, além do número de pessoas no ambiente e a luz solar, para seu ar-condicionado resfriar perfeitamente o ambiente como :

● Tipo de habitação (Casa ou apartamento)
● Quantidade de lâmpadas
● Aparelhos eletrônicos
● Janelas e cortinas

Mas quer deixar a sua conta ainda mais simples? Acesse o simulador de BTUs Consul e faça o cálculo automático. É super simples, dá uma olhada!

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento de um ar-condicionado, não deixe de conferir as ofertas de Ar Condicionado na Black Friday.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!