Imagem

Como armazenar alimentos na geladeira

Saber como armazenar os alimentos na geladeira da maneira correta é fundamental para a durabilidade dos produtos e a saúde da geladeira. Isso porque, quando mal conservados, os alimentos podem estragar e proliferar micro-organismos maléficos para a saúde, e ninguém quer deixar a geladeira suja e muito menos estragar os alimentos, não é mesmo? Para facilitar, a gente ensina como armazenar os alimentos na geladeira e conservá-los  da melhor forma, dá uma olhada.

Como guardar alimentos na geladeira

Prateleiras 

  • Superior: Essa parte da geladeira é ideal para armazenar alimentos como leite e seus derivados, patês, presunto e ovos. Pois,  eles precisam de maior refrigeração. 
  • Intermediária: Neste local busque sempre colocar os alimentos que já foram cozidos, lembre-se de armazená-los em potes, livre de BPA.  e não colocar as panelas diretamente na geladeira.
  • Inferior: Na parte de baixo da geladeira o ideal é colocar os alimentos que necessitam de menos refrigeração, como aqueles que você quer que sejam descongelados.

Gavetas

Aqui o ideal são aqueles alimentos que você quer que esteja sempre frescos como legumes, verduras e frutas. Você pode armazená-los em caixas organizadoras para a geladeira ficar sempre organizada.

Porta da geladeira

Alimentos como latas de bebida, temperos, geleias, conservas, sucos, água são ideias para serem guardado na porta da geladeira. 

Freezer

O freezer é ideal para armazenar aqueles alimentos que necessitam de um período de conservação maior como carnes. 

O que deve ir à geladeira

Alguns alimentos devem ser obrigatoriamente armazenados na geladeira, já outros, só em alguns casos. Para facilitar a gente mostra para você.

Manteiga

A manteiga é um laticínio, e como a maioria dos derivados do leite, deve ser armazenada na geladeira pelo tempo determinado pelo fabricante. Caso contrário, podem acabar estragando antes do tempo.

Frios

Como o próprio nome já diz os frios, devem ser armazenados a baixas temperaturas. O ideal é, logo após comprá-los, armazená-los em potes individuais e bem fechados, seguindo sempre o prazo de validade.

como armazenar alimentos na geladeira

Queijos

Os queijos, assim como a manteiga, são derivados do leite e merecem atenção especial. Por isso, é importante conservá-los nas partes mais frias da geladeira e sempre bem fechados.

Leite

Após aberto, o leite deve ser colocado imediatamente na geladeira para não estragar. É importante fechar bem a abertura da caixa para evitar a proliferação de bactérias.

Legumes e verduras

Para uma maior durabilidade, conserve sempre esse tipo de alimento na gaveta inferior da geladeira. Este cuidado é importante para mantê-los a uma temperatura um pouco mais elevada que o restante da geladeira. Temperaturas muito baixas podem acabar deixando as folhas ressecadas.

Ovos

Ao contrário do que muitos pensam, os ovos não devem ser armazenados na porta da geladeira. O ideal é tirá-los da embalagem, lavá-los em água corrente e conservá-los em um recipiente fechado.

Molhos

Por mais que no mercado você compre os molhos fora da geladeira, depois de abertos, é importantíssima a conservação refrigerada. Ah, e não esqueça de fechá-los bem.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

Dicas de como armazenar alimentos na geladeira

  • Esteja sempre atento na data da validade dos produtos. 
  • É necessário separar os alimentos crus dos que já foram cozidos para evitar a contaminação. 
  • O freezer e a geladeira deve estar na temperatura ideal para conservar os alimentos de maneira certa. Para a geladeira, essa deve ser inferior a 7ºC já a temperatura do freezer não deve ser maior do que 15ºC negativos.
  • Para não prejudicar a circulação do ar, evite colocar panos ou toalhas nas prateleiras da geladeira.

Viu como guardar alimento na geladeira do jeito certo é simples? Então que tal aprender como organizar a geladeira?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!