Imagem

Como assar carne no forno

Não importa a receita ou o tipo de corte, assar carne no forno parece ser simples, mas requer alguns cuidados essenciais para deixar aquele almoço em família sendo comentado por todos.

Ao assar uma carne os erros podem ser vários: passar do ponto, ficar ressecada ou dura demais. Mas o que pouca gente sabe é que, ajustando alguns detalhes do seu forno, você é capaz de garantir uma carne assada de dar inveja em qualquer um. Olha só.

Temperatura para assar

Não é novidade para ninguém que cada alimento possui uma temperatura ideal para ser assado. E com as carnes, essa atenção deve ser ainda maior!
Para fornos maiores, o ideal é selecionar a temperatura desejada e deixar o seu produto pré-aquecendo por alguns minutos antes de assar o seu frango, por exemplo.

Forno de cozinha

O tempo certo

O tempo talvez seja o “ingrediente” mais importante de qualquer receita. Com a prática, aprendemos a reparar nos sinais visuais do nosso prato para saber se ele está bom ou não. Porém, nem sempre dá pra confiar 100% nesta tática. Então, nossa dica é sempre ter um timer em mãos para te auxiliar a controlar o tempo exato do seu assado.
Os fornos Consul já vêm com um timer de fábrica para facilitar ainda mais a sua vida. Os modelos a gás possuem um alarme sonoro, enquanto que nos modelos elétricos eles se desligam sozinhos! Uma verdadeira ajuda para as pessoas mais esquecidas.

Espaço interno

Outro detalhe que faz a diferença na hora de tirar o seu assado do forno, é o espaço interno. Isso porque o tamanho do forno influencia diretamente no ar quente que vai circular dentro dele. Ou seja, se você pretende assar um frango, por exemplo, e ele for grande demais para o seu forno, há grandes chances dele ficar mais assado na parte de baixo (que é de onde vem o calor maior) e pouco assado na parte de cima (porque vai circular pouco ar quente naquela área).

Outro fator é a questão das grades. Há modelos onde é possível ajustar o nível da grade interna. Isso ajuda muito na hora de assar alguma receita que precisa de um recipiente mais alto. Dependendo do caso, é possível colocar até dois assados ao mesmo tempo.

*O resultado final do processo poderá variar de acordo com os materiais e produtos utilizados, bem como o uso correto do eletrodoméstico.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!