Postado 3 de agosto de 2022
Seja para deixar massas de bolos e tortas mais leves e fofinhas ou para acertar na consistência de mousses e pudins, é importante saber como fazer clara em neve. Apesar de relativamente simples, há diferentes técnicas e mesmo alguns segredinhos.
As formas mais comuns e indicadas para bater clara em neve são na batedeira ou usando batedor aramado, também conhecido por fouet.
Se passou pela sua cabeça a pergunta “tem como bater clara em neve no liquidificador?”, saiba que você até pode bater as claras no aparelho mas elas tendem a ficar em ponto de espuma, o que pode prejudicar a sua receita.
1º. Quebre, com cuidado, a quantidade de ovos que a receita pedir e separe as gemas das claras. Lembre-se de não deixar nenhuma gotinha de gema pingar nas claras.
2º. Despeje as claras no recipiente da própria batedeira, que deve estar limpo e seco.
3º. Ligue a batedeira na velocidade baixa e, quando começar a formar uma espuma, aumente para a potência máxima. Bata até que a espuma fique firme e consistente.
1º. Quebre, com cuidado, a quantidade de ovos que a receita pedir e separe as gemas das claras. Lembre-se de não deixar nenhuma gotinha de gema pingar nas claras.
2º. Despeje as claras em um prato ou, se preferir, em um recipiente mais fundo.
3º. Bata as claras, vigorosamente, sem parar, em movimentos circulares, sempre de baixo para cima, até atingir a consistência desejada.
A diferença desse preparo, em comparação com o da batedeira, é que batendo à mão, o esforço e o tempo de batimento são maiores.
Fácil, não é mesmo? Agora vem conferir algumas dicas para garantir que a sua clara em neve fique perfeita.
1 – Ovo velho? Nem pensar!
Escolha ovos frescos, pois, quanto mais novos eles estiverem, menor o risco de dar errado. Para conferir se eles estão bons, basta colocá-los dentro de um copo cheio de água. Se afundarem, pode usar tranquilamente, mas se boiarem, é melhor escolher outros.
2 – Nem quente, nem frio
A temperatura dos ovos é fundamental para a estabilidade das claras em neve. Por isso, retire-os da geladeira com antecedência e só separe as gemas das claras quando os ovos estiverem em temperatura ambiente.
3 – Você sabe o que é ponto de neve ou pico firme?
Para saber se suas claras estão, de fato, em ponto de neve, também conhecido como pico firme, é só desafiar a gravidade. No momento do preparo, você vai perceber que as claras vão passar da consistência líquida para a espumosa e depois vão se tornar uma espécie de nuvem. Quando isso acontecer, vire o recipiente cuidadosamente e observe. Se as claras não se soltarem facilmente do fundo, elas estão firmes, mas, se ameaçarem derramar, é melhor bater mais um pouco.
4 – Pico da espuma
Outra forma, menos arriscada, de descobrir se as claras estão no ponto de neve, é conferir com o batedor ou garfo. Quando as claras estiverem consistentes, retire o batedor e vire-o de ponta cabeça. A espuma da extremidade deve formar uma pontinha que, se dobrar, ainda precisa ser mais um pouco batida. Quando essa pontinha firmar, ou seja, quando continuar para o alto no batedor, você atingiu o ponto ideal.
5 – Pitadinha de sal
Em algumas receitas, uma pitada de sal, açúcar ou até algumas gotinhas de limão são bem-vindas para ajudar a dar mais estabilidade às claras, mas é bom ter cuidado, pois, se colocar demais, pode desandar o ponto.
Agora que você já sabe tudo o que precisa, é só escolher a técnica que mais te agrada, chamar a galera e preparar aquela receita especial.
E se você está se perguntando o que fazer com as gemas que separou e ficaram sem uso, aproveite para conferir nossas receitas. Você pode fazer quindim, farofa, só não pode desperdiçar.