Postado 24 de junho de 2022
O pinhão é uma semente consumida geralmente no outono e no inverno e é comum nas festas juninas da região sul. Mesmo assim, ainda surgem dúvidas sobre como cozinhar o pinhão e como descascar o pinhão.
Para te ajudar a consumir um pinhão mais saboroso, separamos aqui algumas dicas de como escolher, cozinhar e descascar o pinhão. Aproveite:
Ninguém gosta de ir com sede ao pote e, na hora de morder o pinhão, perceber que ele não está no ponto certo – aquele sabor ruim na boca pode até estragar o seu prazer de comer essa semente. Para que isso não ocorra, é preciso se atentar a alguns detalhes na hora de escolher o pinhão:
Descarte aqueles pinhões que tenham mofo, furinhos na casca ou que já possuem brotinhos.
A melhor forma de cozinhar o pinhão é na panela de pressão e a dica é que você não precisa colocar sal na hora do cozimento. Como a casca do pinhão é grossa, dificilmente ele irá absorver esse sabor e ainda irá deixar o seu processo de cozimento mais lento. Veja o passo a passo:
É simples: como você já fez o corte na pontinha do seu pinhão, esse processo de descascar ficará mais fácil. A dica é apenas apertar a parte de baixo da casca. Com um pouco de força, a semente irá sair para fora da casca e você poderá se deliciar.
Outra opção para que nenhum pinhão salte longe, é fazer um corte com a faca de cozinha na vertical, de ponta a ponta da casca do pinhão. Assim você retira a semente e pode temperar à vontade.
Como falamos acima, o sal só deve ser adicionado após o cozimento do pinhão. E aí o momento de temperar irá variar conforme o seu gosto. Há pessoas que gostam do sabor natural do pinhão e apenas colocam um pouquinho de sal.
Você pode temperar com sal, azeite, pimenta do reino e cebolinha bem picadinha, para comer como se fosse uma salada. Você também pode refogar o seu pinhão na manteiga, com um pouquinho de sal e finalizando com cebolinha – é uma boa opção para os dias frios do inverno.
Além disso, você também pode adicionar o pinhão em outras receitas, ele funciona bem em farofas, saladas e até em sopas. Use a criatividade!
Leia também: 8 receitas de festa junina no micro-ondas