Imagem

Aprenda a como economizar gás de cozinha

Quando falamos de diminuição de despesa, toda ajuda é sempre bem-vinda, principalmente se o assunto é economizar gás de cozinha. Medidas simples como: organizar a sua área de trabalho antes de começar alguma receita, separar e cortar os ingredientes, técnicas de preparo ou pré-aquecer o forno para assar determinados alimentos contribuem para essa economia.

Confira a seguir, 8 maneiras de economizar gás de cozinha que te ajudarão a evitar o desperdício durante o preparo das suas refeições.

Dicas para economizar gás

1. Preste atenção no fogo

A cor do fogo pode dar sinais de impurezas acumuladas nos bocais do seu forno e fogão. A tonalidade da chama deve ser azul, se notar que ela está alaranjada ou amarelada, deve haver algum entupimento que pode te impossibilitar na hora de economizar. Limpe os bocais e, no caso das cores diferentes permanecerem, procure assistência técnica.

2. Manutenção do fogão

Mantenha a manutenção do seu fogão em dia, isso pode te ajudar a diminuir o consumo do gás. Pois, o seu fogão pode apresentar entupimentos nas bocas que não mudam a cor da chama ou mesmo vazamentos que podem acabar com o seu gás muito rápido.

3. Organize os ingrediente e a cozinha

Sabia que deixar todos os ingredientes prontos e a cozinha organizada, pode te ajudar se você quer economizar gás de cozinha?

É isso mesmo. Se você costuma ligar o fogão antes mesmo de liberar a sua área de trabalho e de separar os ingredientes que vai precisar, provavelmente, você está perdendo tempo e gastando gás à toa.

Deixar algo dourando ou refogando, enquanto se faz outra coisa, pode não só fazer com que a receita passe do ponto, como você pode estar deixando o fogo ligado por mais tempo sem necessidade. Por isso, ao lavar, picar e separar os ingredientes antes de começar a cozinhar, você economiza tempo e o mais importante gás.

4. Pré-cozinhe certos alimentos

Pré-cozinhe alguns alimentos e depois armazenar em pequenas porções é um ótimo método para poupar tempo e gás de cozinha, principalmente se estivermos falando daquelas combinações que estão sempre no seu cardápio como, arroz, feijão, macarrão, legumes, entre outros. Há ainda hábitos na cozinha que podem diminuir o tempo de cozimento, como deixar o feijão de molho de um dia para o outro, antes de levá-lo à panela de pressão.

Se você tem o costume de preparar sempre pratos que possuem os mesmos alimentos, talvez seja interessante cozinhar de uma só vez em grande quantidade e congelá-los nas porções ideais para o seu consumo e da sua família. Desta forma, você economiza e só precisa finalizar no dia que for levar à mesa.

Caso tenha alguma dúvida, confira o nosso post para você saber mais sobre alimentos congelados e o que pode ir ao freezer.

5. Use as tampas corretas

Quando economizamos no tempo de cozimento de uma receita automaticamente estamos diminuindo o consumo de gás. Dessa forma, uma dica para conseguir fazer isso é usar a tampa do tamanho exato da panela, assim o alimento irá cozinhar mais rápido.

Uma pessoa tampando uma panela e o texto: "Usar a tampa correta, agiliza o cozimento da sua receita"

Em outras palavras, quando você usa uma tampa maior ou menor que o diâmetro do recipiente que vai ao fogo, o calor não se dispersa, os alimentos não cozinham rápido e você acaba gastando menos gás.

6. Pré-aqueça o forno

Pré-aquecer o forno faz toda a diferença, tanto na hora de assar um alimento, quanto na economia do gás de cozinha. Por mais que o forno esteja vazio, essa etapa do cozimento é necessária para preparar o cozimento de bolos, carnes e legumes, fazendo com que o calor seja previamente distribuído em todo o forno e que eles fiquem na mesma temperatura, do início ao final do preparo.

Então, se a receita pedir um pré-aquecimento, não ignore e siga o tempo e a temperatura à risca!

7. Planeje o uso do forno

Uma boa ideia é cozinhar pratos diferentes que usam o forno na mesma temperatura para cozinhá-los juntos. Talvez a sobremesa e o prato principal indo ao forno juntos, sempre tomando cuidado com os diferentes tempos de cozimento.

8. Cheque o seu gás

Se na sua casa você tem um botijão, o processo de checagem é bem simples. De tempos em tempos, verifique as roscas do botijão de gás e os canos do fogão e forno. Além de te ajudar na economia, evita acidentes.

Em apartamentos com gás encanado, vale checar com o síndico se há manutenções agendadas. Vale ficar atento também às condições e validade da mangueira que liga o gás encanado ao fogão, para se certificar se estão em perfeitas condições.

Com as nossas dicas você vai conseguir economizar ainda mais gás de cozinha, mas quando falamos sobre esse assunto precisamos tomar cuidado se há o escape de gás do botijão ou da mangueira. Caso haja, confira o nosso post sobre vazamento de gás pra você saber o que fazer quando isso acontecer.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!