Imagem

Como economizar gás de cozinha?

Quando falamos em economia, toda ajuda é sempre bem-vinda, principalmente se o assunto é como economizar gás de cozinha. Medidas simples como: organizar a sua área de trabalho antes de começar alguma receita, separar e cortar os ingredientes, técnicas de preparo ou pré-aquecer o forno para assar determinados alimentos contribuem para a economizar o gás.

Confira a seguir, 5 dicas incríveis que te ajudarão a evitar o desperdício de gás de cozinha durante o preparo das suas refeições.

1. Organize os ingrediente e a cozinha

Você sabia que deixar todos os ingredientes prontos e a cozinha organizada, pode te ajudar a poupar um pouco do gás?

É isso mesmo. Se você costuma ligar o fogão antes mesmo de liberar a sua área de trabalho e de separar os ingredientes que vai precisar, provavelmente, você está perdendo tempo e deixando de economizar o gás de cozinha.

Deixar algo dourando ou refogando, enquanto se faz outra coisa, pode não só fazer com que a receita passe do ponto, como você pode estar deixando o fogo ligado por mais tempo. Ao lavar, picar e separar os ingredientes antes de começar a cozinhar, você economiza tempo e o mais importante gás.

2. Pré-cozinhe certos alimentos

Pré-cozer alguns alimentos e depois armazenar em pequenas porções é um ótimo método para poupar tempo e gás de cozinha, principalmente se estivermos falando daquelas combinações que estão sempre no seu cardápio como, arroz, feijão, macarrão, legumes, entre outros.

Se você tem o costume de preparar sempre pratos que possuem os mesmos alimentos, talvez seja interessante cozinhar de uma só vez em grande quantidade e congelá-los nas porções ideais para o seu consumo e da sua família. Desta forma, você economiza o gás de cozinha e só precisa finalizar no dia que for levar à mesa.

Caso tenha alguma dúvida em relação a quais alimentos podem ir ao freezer, confira esta lista.

3. Use as tampas corretas

Parece besteira, mas o simples fato de usar a tampa do tamanho correto da panela já faz com que você consiga economizar no tempo cozimento da sua receita.

Uma pessoa tampando uma panela e o texto: "Usar a tampa correta, agiliza o cozimento da sua receita"

Em outras palavras, quando você não usa uma tampa maior ou menor que o diâmetro do recipiente que vai ao fogo, o calor não se dispersa, os alimentos cozinham mais rápido e você acaba gastando menos gás.

4. Pré aqueça o forno?

Pré aquecer o forno faz toda a diferença, tanto na hora de assar um alimento, quanto na economia do gás de cozinha. Por mais que o forno esteja vazio, essa etapa do cozimento é necessária para preparar o cozimento de bolos, carnes e legumes, fazendo com que o calor seja previamente distribuído em todo o forno e que eles fiquem na mesma temperatura, do início ao final do preparo.

Então, se a receita pedir um pré-aquecimento, não ignore e siga o tempo e a temperatura à risca!

5. Cheque o seu gás

Se na sua casa você tem um botijão, o processo de checagem é bem simples. De tempos em tempos, verifique as roscas do botijão de gás e os canos do fogão e forno. Além de te ajudar na economia, evita acidentes.

Em apartamentos com gás encanado, vale checar com o síndico se há manutenções agendadas. Vale ficar atento também às condições e validade da mangueira que liga o gás encanado ao fogão, para se certificar se estão em perfeitas condições.

Importante: Tome muito cuidado se você notar que existe algum escape de gás do botijão ou da mangueira. Antes de tomar qualquer medida, veja o que fazer quando existe algum vazamento de gás na sua casa.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!