Como fazer cupcake simples e fofinho

Há alguns anos o cupcake chegou como uma febre por aqui e não saiu mais de moda: gostoso, fofinho e saboroso, esse bolinho é uma tentação para adultos e crianças. De preparo simples, o cupcake pode ser uma boa receita para contar com a ajuda das crianças na cozinha e tornar esse momento ainda mais gostoso.

Separamos algumas dicas de preparo dessa receita, desde a escolha da forma de cupcake até a cobertura e os confeitos. Confira todas as nossas sugestões:

Qual é a forma de cupcake ideal?

Uma característica importante para os cupcakes é a uniformidade. E para isso, você precisa de uma forma onde consiga montar todos da mesma largura e altura. É claro que isso não é uma regra, mas ajuda muito se você quer caprichar na apresentação. Então surgem as dúvidas: Qual é a melhor forma para cupcake? Quais modelos comprar? Como fazer cupcakes bonitos e no formato certinho?

Há dois modelos que podem ser úteis se você pretende fazer cupcakes com certa frequência: as formas antiaderentes de cupcake e as forminhas de silicone. A forma antiaderente é do tamanho de uma forma de bolo, mas com diversas cavidades para os bolinhos que você assa de uma só vez. Nesse modelo você pode assar os cupcakes direto na forma ou mesmo usar forminhas de papel dentro do espaço.

formas para cupcakeJá as forminhas de silicone são reutilizáveis e podem ser assadas com o auxílio de qualquer assadeira. Você irá preenchê-las, colocar sobre uma assadeira e assar normalmente. Depois é só desenformar o bolinho, lavar suas forminhas e reutilizar quantas vezes for necessário.

Se você não tem a intenção de fazer cupcakes muitas vezes ou ainda está experimentando a receita pela primeira vez, temos uma dica: compre as forminhas de papel número zero e use três forminhas para cada bolinho. Assim ela fica mais firme e você pode assar dentro de uma assadeira normal. Essa não é a solução ideal e mais ecológica, porém é uma saída para você testar a receita antes de comprar materiais mais caros.

receita cupcake de chocolate

Receita de Cupcake de Chocolate

Separamos aqui uma receita base de cupcake de chocolate que é fácil de ser feita e que pode acompanhar diferentes tipos de cobertura. Além disso, bolo de chocolate não tem erro, né? É sempre uma delícia.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes

1 ¼ de xícara de farinha de trigo
¾ de xícara de açúcar;
½ xícara de manteiga sem sal (cerca de 90g);
¼ xícara de cacau em pó ;
2 ovos;
1 colher de chá de fermento em pó;
½ xícara de chá de leite;
1 pitada de sal.

Modo de preparo

1. Comece a sua massa levando a manteiga e o açúcar para uma tigela. Você pode bater a massa com o auxílio da batedeira ou de um batedor de arame. Lembre-se: a manteiga precisa estar em temperatura ambiente, assim fica mais fácil de trabalhar com ela.

2. Bata essa mistura até obter um creme esbranquiçado e homogêneo.

3. Na sequência, adicione o cacau e siga batendo até a mistura ficar homogênea.

4. Agora é hora de adicionar os ovos: coloque um por vez e siga misturando com a batedeira ou com o batedor de arame.

5. Na sequência, adicione a farinha e o leite e siga batendo de forma leve, para que essa mistura se incorpore de forma delicada.

6. Com a ajuda de uma espátula, misture o fermento em pó e uma pitadinha de sal. Misture delicadamente apenas para que o fermento seja incorporado à massa.

7. Com a ajuda de uma espátula ou de um saco de confeitar, vá preenchendo as forminhas de cupcake. Se for usar a forma de silicone ou antiaderente, não se esqueça de untar com um pouco de manteiga. Se for utilizar as forminhas de papel, unte a forma que irá embaixo para que o fundo não grude.

8. Na hora de preencher as forminhas, coloque apenas ⅔ da capacidade da forminha, para que o seu bolinho cresça de forma uniforme e não transborde.

9. Asse a sua massa por cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. Para conferir o ponto da massa, espete um palitinho no cupcake, se ele sair limpo, está assado.

10. Deixe esfriar antes de colocar a cobertura, senão ela pode derreter e não terá o efeito desejado.

Receita de Cupcake de Micro-ondas

Usando as suas forminhas de silicone, também é possível fazer cupcakes rapidamente com o auxílio do micro-ondas. Confira o passo a passo:

Ingredientes

½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
1 colher de chá fermento em pó
⅓ xícara de leite
⅓ xícara de óleo
1 ovo

Modo de preparo

1.Em uma tigela, comece peneirando os ingredientes secos: farinha de trigo e açúcar.

2. Na sequência, adicione os ingredientes úmidos: leite, óleo e ovo. Mexa tudo com o auxílio de uma espátula.

3. Para finalizar, adicione o fermento em pó e mexa levemente.

4. Unte as suas forminhas de silicone com manteiga ou azeite e despeje a massa. Lembre-se de colocar massa apenas até ⅔ da capacidade da forminha, para que o seu bolinho cresça uniforme e não transborde.

5. Cozinhe o seu bolinho por 3 minutos em potência alta. Confira o resultado e, caso necessário, retorne por mais um minuto.

6. Com o bolinho assado, você pode decorar à vontade!

ideias de recheio para cupcake

Qual a cobertura perfeita para um cupcake?

O cupcake é uma receita super versátil, por isso você pode variar as coberturas. Por exemplo, um cupcake de chocolate pode ter cobertura de brigadeiro, chantilly, creme, baunilha, frutas vermelhas, limão, entre outros.

Uma cobertura de brigadeiro é sempre um sucesso garantido, para isso a gente recomenda o nosso guia com 9 receitas fáceis de como fazer brigadeiro de micro-ondas!

Quer outras opções? Então você pode utilizar doce de leite, coberturas de frutas e até mesmo de leite ninho. Para isso basta conferir as nossas 13 receitas deliciosas para recheios de bolo.

Como decorar o seu cupcake?

Para colocar a cobertura no topo de seu cupcake você utilizará um saco e um bico de confeitar, aí basta encher com o recheio e ir confeitando seus bolinhos. Para finalizar, você pode utilizar frutas picadas, como morango e cereja, chocolate granulado ou mesmo confeitos coloridos. Se quiser ir além, finalize com minissuspiros, paçocas ou pequenos bombons.

Se você estiver sem o bico e o saco de confeitar, a dica é usar um saco plástico limpo, colocar o recheio e fazer um pequeno corte em uma das pontas. Assim você consegue fazer praticamente o mesmo efeito que teria com um saco de confeitar profissional.

Dica extra: chame as crianças para ajudar na hora de confeitar, essa é a parte mais divertida e elas podem ajudar a decidir os sabores, criar suas próprias decorações, tornando esse um momento festivo em família!

Com seu cupcake pronto, é hora de degustar, mas não se esqueça de tirar uma foto e marcar a Consul em suas redes sociais, queremos ver como ficou a sua receita!

Confira também: 11 receitas de bolo de caneca no micro-ondas.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!