Imagem

Guia geral de como lavar roupa de cama

Você sabia que passamos cerca de um terço das nossas vidas deitados na cama? Entre dormir e os momentos que passamos deitados seja assistindo uma série ou lendo um livro, os lençóis de cama sempre estão em contato com nosso corpo. Toda vez que isso acontece, entram suor, oleosidade natural da pele como também caem os fios de cabelo, os pêlos dos animais de estimação e às vezes algumas coisas que derramamos no lençol. Estas são algumas das razões pela qual lavar a roupa de cama com frequência é necessário.

Como alguns dos itens são feitos com materiais frágeis ou são pesados demais para alguns modelos de lavadoras, podem surgir dúvidas de como lavar lençol na máquina ou de como desencardir roupa de cama. Por isso, listamos alguns passos simples para garantir roupas de cama limpas para dormir todos os dias. Confira:

Passo a passo de como lavar roupa de cama

Pré-lavagem

1. A etiqueta é sua amiga

Lembre sempre de olhar as instruções de lavagem presentes na etiqueta das peças! Alguns materiais podem precisar de temperaturas, produtos, métodos e toda uma série de condições diferentes para lavar roupa de cama na máquina. Alguns tecidos precisam ser lavados a seco, outros em uma temperatura específica, há ainda peças que devem ser lavadas com água, mas não na máquina. Então quando lavar a roupa de cama, certifique-se de conferir as instruções de lavagem antes de colocá-las na máquina!

2. Separe as roupas de cama

Na hora de lavar roupa de cama, é necessário que as peças estejam separadas por cores para evitar que sejam manchadas, principalmente as peças brancas. Além disso, os cobertores, edredons e mantas podem soltar fiapos, então evite lavá-los juntos aos lençóis. De preferência, lave-os sozinhos.

Como algumas roupas de cama mais pesadas exigem cuidados especiais na lavagem, veja esse post de como lavar edredons e cobertores na máquina de lavar roupas.

3. Cuidado com as manchas

Procure remover manchas antes de colocar as roupas de cama na máquina. Ainda que seja possível não encontrar nenhuma, dispensando essa etapa da pré-lavagem, manchas costumam ser comuns, especialmente em fronhas. Procure usar removedores para essa etapa. No entanto, como precaução, sempre que possível, remova as manchas assim que elas acontecerem, evitando ter que desencardir a roupa de cama no futuro.

Lavagem

1. Confie na sua máquina…

Para lavagens mais pesadas como edredom e cobertor, verifique os modos disponíveis em sua máquina. A maioria já tem a lavagem de edredom entre suas programações padrão. No caso dos cobertores, use sempre a configuração de lavagem para peças pesadas. Já lençóis, fronhas e peças com apliques ou bordados, a opção de tecidos delicados é sua melhor amiga. Se tiver dúvidas sobre a quantidade de sabão, siga as instruções da sua máquina.

2. …mas tenha atenção

Nunca passe o limite de capacidade da máquina. Além dos motivos citados no item 2 da pré-lavagem, cobertores e edredons muito pesados devem ser lavados sozinhos para evitar sobrecarga e possíveis enroscos na máquina de lavar. Também por isso, a roupa de cama deve ser lavada separada das outras coisas.

3. Temperatura

Lembre-se de sempre conferir na etiqueta, mas dê preferência para água em temperatura ambiente no caso de lençóis fabricados com algodão e outras peças mais leves. Água quente só é recomendada para cobertores muito pesados, roupa de cama encardida e durante o inverno. Porém, é sempre indicado que se faça uma pré-lavagem com água fria (temperatura ambiente) nesses casos.

4. Secagem

Novamente lembre-se de seguir as instruções de lavagem na etiqueta para saber a temperatura ideal de secagem na secadora, muito calor pode fazer o lençol encolher. Além disso, aqui também é preciso se atentar à capacidade da máquina. Se houver espaço, secagem natural é sempre uma boa ideia pela economia de energia.

Para casos mais complicados como a secagem em dias frios, confira o nosso post de como lavar roupa de cama no inverno.

Com qual frequência devo lavar roupa de cama?

Sabendo quanto tempo passamos sobre os lençóis, é de se imaginar que acumulem resíduos, suor e pêlos. Por isso, todo o conjunto de roupa de cama precisa ser trocado e lavado com frequência, de preferência, semanalmente.

Agora que você já sabe a como lavar roupa de cama na máquina e os cuidados que devem ter na hora da lavagem, que tal aprender a como lavar travesseiros e almofadas também?

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!