Imagem

Como lavar roupas de lã

Chega a temporada de inverno e com ela os casacos de lã voltam a fazer sucesso. Seja com uma peça nova ou uma que você tirou do guarda roupas, cuidar das roupas de inverno exige uma atenção especial.

Pensando nisso, separamos alguns métodos de como lavar roupas de lã para deixá-las sempre limpas, macias e cheirosas.

Como lavar roupas de lã na mão

Lavar peças delicadas de lã à mão continua sendo uma boa opção. Isso porque você consegue ter um cuidado exclusivo com a peça, tomando as medidas certas em todas as etapas da lavagem.

Por isso, se decidir lavar o casaco de lã batido, certifique-se que está usando um sabão de boa qualidade e de enxaguar bem a cada etapa, pois os fios de lã podem manchar caso o sabão não seja lavado por completo.

Ah, e lembre-se que peças de lã não podem ser lavadas com água quente porque elas encolhem bastante. Ninguém quer perder um casaco por ter ficado apertado demais, né?

Leia também: Como lavar roupas delicadas

Como lavar roupa de lã na máquina de lavar

A primeira grande dúvida de quem tem uma é: “Posso lavar roupas de lã na máquina?” Sim, pode, mas você precisa tomar cuidado com algumas coisas para garantir que suas peças de lã continuem em perfeito estado depois da lavagem.

Lembre-se que o seu principal guia é a etiqueta da roupa. É lá que você encontra a informação correta se a peça pode ir ou não para dentro da máquina de lavar.

Se ela puder ir, aconselhamos que você use uma das duas opções de lavagem:

  • Lave sua peça de lã dentro de sacos próprios para lavagem de itens delicados;
  • Se você não tem um saco próprio, coloque seu casaco ou blusa de lã dentro de uma fronha e amarre a ponta. 

Isso vai te ajudar em dois pontos: vai cuidar para que a sua malha de lã não se deforme dentro da máquina e evitar que ela junte aquelas bolinhas.

objetos para lavar roupa

Para a secagem

Roupa de lã lavada, mas os cuidados ainda não acabaram. O próximo passo para que a sua blusa de lã continue limpa e cheirosa é secá-la corretamente. Além de deixar a peça estendida na sombra, deixando secar ao ar livre, recomendamos que você tire o excesso de água com uma leve torcida, tomando cuidado para não esticar os fios.

Usar uma toalha pode ajudar na secagem. É só usar a toalha para apertar a sua blusa de lã e tirar um pouco da água que fica na sua peça lavada.

Leia também: Como lavar todas as suas roupas de inverno

O que achou dessa publicação?

Compartilhe: