Imagem

Como lavar roupa na máquina?

De uma utilidade tremenda, a lavadora de roupas tornou-se essencial nos lares brasileiros. Entretanto, saber usar o eletrodoméstico para aumentar sua durabilidade e também cuidar das roupas não é tão comum. Como lavar roupa na máquina não precisa ser um mistério.

Cuidados primordiais com a roupa

Encontrar roupas manchadas, esgarçadas ou ainda rasgadas após a lavagem, simplesmente pela falta de conhecimento não é justo. Por isso, fizemos um guia prático para ensinar a melhor maneira de usar sua máquina de lavar. Veja só!

Passo a passo para lavar suas roupas em segurança

Para melhorar o processo de lavar e cuidar de suas roupas, você precisa seguir alguns passos. Confira!

1º – Separe suas roupas por cores e tecidos

Evitar manchas e ver diferentes tecidos livres de pelinhos e limpos corretamente é o que todos desejam, correto? Para isso, é preciso separar as roupas por cor e tipo de tecido:

Roupas brancas: as roupas brancas devem ser lavadas separadamente de outras peças, mesmo que essas peças tenham cores leves ou em tom pastel.

Tecidos diferentes: muitas roupas com tecidos diferenciados, como plush, atoalhado ou ainda os mais delicados como seda, cetim, entre outros, precisam ser lavados cada uma com seu grupo. Por isso, mesmo que sejam da mesma cor, não coloque peças de moletom para serem lavadas com lingerie, por exemplo.
Roupas coloridas: as roupas coloridas, estampadas com cores fortes ou ainda muito escuras, podem soltar tinta.

Prefira separá-las (depois do tipo de tecido) em relação às roupas pretas, de coloração forte ou ainda aquelas que soltem tinta (veja abaixo um pequeno guia de como identificar os sinais das etiquetas das roupas).

Roupas pesadas: toalhas, roupas de cama também devem ser lavadas separadamente de outras peças. Além disso, tecidos como jeans, brim e casacos também devem ser separados antes de iniciar o processo de lavagem.
Panos de prato, toalhas de mesa: assim como as toalhas de banho, as toalhas de mesa, panos de prato e afins, usados no dia a dia da cozinha também têm de ser lavados separadamente.

Observação: verifique se é necessário lavar o filtro retentor de fiapos para que ele funcione corretamente e cumpra o objetivo de deixar as roupas livre dos pelinhos. Caso você necessite comprar um novo filtro retentor de fiapos, pode acessar a loja Consul, clicando aqui.

2º – Programa de lavagem

Após a separação correta das roupas, saber como se lava roupa também passa por saber usar a máquina de lavar corretamente. Por isso, veja no manual de instruções de sua lavadora quais tipos de lavagem são corretos para a quantidade e para os tipos de roupas.

Os programas de lavagem de sua lavadora geralmente envolvem:

  • Programa delicado ou suave: indicado para roupas de tecido delicado, como lingeries, tecidos leves, entre outros;
  • Rápido: indicado para panos de chão ou ainda roupas pouco sujas e que não requerem tanto tempo para ficar de molho.
  • Dia a dia: indicado para roupas comuns, devidamente separadas por tecidos e cores;
    Roupas coloridas: disponível em alguns modelos, a programação especial para roupas coloridas deixa as roupas com cores mais vivas;
  • Agitação ou molho extra: outros modelos também dispõem de programas que controlam a agitação da lavagem, enxágue, centrifugação e tempo de molho;
  • Água morna ou fria: alguns modelos disponibilizam a opção de escolher entre água morna ou fria. Fique atento à etiqueta da roupa e siga as instruções. Certos tipos de tecidos, por exemplo, não podem ser lavados em água morna ou quente.

3º – Economizar energia e água

Para economizar energia elétrica e água, vale ficar de olho na quantidade especificada em cada ciclo. Dessa maneira, você evita que a máquina de lavar faça um esforço maior do que o necessário, gaste água à toa e ainda possa vir a quebrar por excesso de peso, por exemplo.

É de extrema importância respeitar as quantidades indicadas, bem como o ciclo correto para que não haja desperdícios. Além disso, fique atento à quantidade de sabão (líquido ou em pó) e de amaciante a ser colocado, de acordo com cada modo de lavagem. Lembre-se também de buscar objetos esquecidos em bolsos para que não danifique a máquina de lavar.

Como lavar roupas à mão?

Existem alguns tecidos tão delicados e sensíveis, que devem ser lavados à mão. Por isso, veja como proceder com essas peças:

  1. Faça o mesmo processo de separação por tipo e por cores de roupa;
  2. Coloque-as de molho em um balde ou bacia, com a quantidade de sabão indicada na embalagem;
  3. Retire do molho e esfregue-as com delicadeza;
  4. Algumas roupas (principalmente as de tecido mais delicados) não podem ser torcidas para que não fiquem deformadas;
  5. Enxágue a roupa até tirar completamente o sabão;
  6. Coloque novamente no recipiente para usar um pouco de amaciante;
  7. Deixe um pouco mais de molho (cerca de dez minutos) e retire;
  8. Enxágue até sair completamente o amaciante e estenda com delicadeza em um varal.

O que dizem as etiquetas de roupa?

Nem sempre os símbolos desenhados nas etiquetas de roupas são fáceis de decifrar ou mesmo contam com indicação de seus significados. Mas não se preocupe: a gente facilita para você e explica direitinho o que cada sinal quer dizer. Veja no quadro abaixo:

como lavar roupa na máquina

(fonte: Pinterest)

 

Agora que você já sabe como lavar roupas em sua máquina de lavar, que tal aprender a como fazer amaciante caseiro?

É importante também saber fazer a limpeza periódica do eletrodoméstico para a manutenção, confira nosso post sobre como limpar a máquina de lavar com o passo a passo.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!